Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / AME apresenta material didático e pedagógico, uniforme escolar e equipamentos para o ano letivo em Apucarana

AME apresenta material didático e pedagógico, uniforme escolar e equipamentos para o ano letivo em Apucarana

por imprensa — publicado 15/01/2019 11h28, última modificação 15/01/2019 11h28
Cerca de cerca de 12 mil crianças dos 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e 36 escolas da rede municipal irão receber o material e uniforma adquirido pelo município. No total foram investidos R$4 milhões, com recursos próprios da educação
AME apresenta material didático e pedagógico, uniforme escolar e equipamentos para o ano letivo em Apucarana

Vereadores acompanham apresentação do material e uniformes escolares

Os vereadores Franciley Preto Godoi (Poim), Lucas Leugi, Antônio Carlos Sidrin e Mauro Bertoli, a convite do prefeito em exercício, Junior da Femac e da secretária Municipal da Educação, Marli Fernandes, participaram na tarde de ontem (segunda-feira 14/01), na sede da Autarquia Municipal de Educação (AME), da apresentação dos uniformes escolares, material didático e pedagógico para cerca de 12 mil alunos dos 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e 36 Escolas Municipais de Apucarana, bem como uniformes profissionais e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para servidores adquiridos pelo setor de Compras e Licitação da AME. O investimento total é na ordem de R$ 4 milhões, com recursos próprios da educação. Também acompanharam a visita o o Secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, Secretário Chefe de Gabinete, Laércio Moraes, Procurador Jurídico Paulo Sérgio Vital.

As aulas terão início em um mês e no dia 14 de fevereiro será feito, de acordo com o prefeito, um evento oficial para entrega dos uniformes e de todos material, que além de alunos contempla funcionários, diretores e coordenadores. “Enalteço o trabalho de toda equipe diretiva e da licitação da autarquia, que seguiram de forma maravilhosa todo o planejamento estabelecido e possibilitaram deixar praticamente tudo pronto para receber nossos alunos. Importante essa mensagem de tranqüilidade chegar às famílias: pais, mães, avós ou outros responsáveis, destacar ainda que foram adquiridos materiais de primeira linha, pois acreditamos que cada uma de nossas crianças merece o melhor e com isso conseguem ter oportunidades iguais de desenvolvimento”, assinalou Júnior da Femac.

Segundo ele, os materiais didáticos e pedagógicos, e parte dos uniformes dos alunos já serão entregues nos primeiros dias de aula. “Haverá escolas em que os uniformes escolares chegarão ao longo de fevereiro”, explica o prefeito em exercício.

Júnior também enalteceu o papel dos vereadores. “São eles que votam os projetos em favor da educação, aprovam o orçamento e, no final do ano, ainda devolvem dinheiro para a prefeitura. Então o nosso reconhecimento e muito obrigado aos vereadores, que têm sua parcela de contribuição em todo este processo também”, disse o prefeito em exercício.

Os vereadores parabenizaram o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli pelo material, uniforme e equipamentos adquiridos. “Estamos sempre à disposição e trabalhando em parceria com o Executivo. Votamos e aprovamos projetos de lei, emendas, requerimentos que possam auxiliar e ajudar no desenvolvimento do trabalho ligado a educação, saúde, infraestrutura que beneficiem a nossa cidade e a nossa população”, disse Mauro Bertoli.

NOVIDADE DE 2019

A novidade deste ano, em relação ao material didático diz respeito à introdução da agenda, estojo e pasta do aluno, além da capa dos cadernos que é feita de material reciclável. “São fabricados de garrafas pet, dentro de um conceito muito defendido pela gestão do prefeito Beto Preto, que é a sustentabilidade. Sem contar que são capas muito bonitas e dispensam ser encapadas, gerando mais uma economia para as famílias. Assim vamos construindo uma Educação cada vez melhor, de uma Apucarana que hoje já tem a melhor média na nota do IDEB do Paraná que é 7,5, que é terceiro lugar nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia, que já recebeu 40 milhões em reforma e ampliação de suas unidades, da alimentação e do transporte de qualidade, entre outros investimentos”, elenca Júnior.

Com relação à agenda, estojo e pasta do aluno, o prefeito em exercício assinalou que o objetivo é reforçar o conceito de organização. “Estes materiais contribuem para a organização da vida escolar e, com certeza, faz com que a criança leve isso para o dia a dia e, por consequência, passa a fazer parte do resto da sua vida”, considera.

A secretária Municipal de Educação, professora Marli Fernandes, frisa que não só os alunos, mas também a equipe diretiva e coordenadores serão beneficiados com materiais. “Adquirimos também todos os anos uniformes profissionais e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para nossos motoristas, merendeiras e serviços gerais. Diretoras e coordenadoras receberão outro kit, que inclui um pendrive para que possam gravar as aulas e outras atividades para passar em salas de aula”, relata.

Com relação aos materiais didáticos, Marli Fernandes elenca que além das novidades deste ano (agenda, estojo e pasta do aluno), todos os alunos vão receber livros e cadernos para todas as disciplinas, além de todo material necessário para as aulas”, informa. São 12 mil agendas do aluno, 12,5 mil estojos,15 mil pastas, 85 mil cadernos de linguagem, 25 mil cadernos de cartografia, 20 mil cadernos de aritmética 0,7×0,7, 16.250 de aritmética 1×1, 50 mil borrachas, 20 mil apontadores pequenos, 12,5 mil apontadores jumbo, 17,5 mil canetas azuis, 17,5 mil canetas pretas, 12,5 mil canetas vermelhas, 37,5 mil colas líquidas branca, 12,5 mil gizão de cera, 20 mil lápis de cor 12 cores, 12,5 mil lápis de cor 12 cores jumbo, 50 mil lápis preto, 12,5 mil lápis preto jumbo, 20 mil réguas de 30 cm, 18.750 tesouras e 18.750 tintas guache. “Também foram adquiridas 800 agendas do professor e 200 agendas da equipe diretiva. Além de livros de inglês e “Prosinha nível 1, 2 e 3” para a alfabetização”, complementa Marli Fernandes, secretária Municipal de Educação.

No tocante aos materiais pedagógicos, a novidade para 2019 é a introdução do jogo banco imobiliário, que trabalhará o lado do empreendedorismo, educação financeira, entre outras vertentes. “Cada escola receberá uma gama de material educativo, contendo jogos para todas as idades e que contribuem para auxiliar o ensino em todas as matérias: português, matemática, ciências, etc”, conta professora Marli. Quanto aos uniformes, a novidade para este ano é que todas as crianças, a partir de 2 anos de idade, atendidas pelos CMEI’s, também vão receber um kit completo, que é composto por conjunto contendo calça, jaqueta, bermuda e camisetas de mangas longas e curtas. “Reforçando mais uma vez, material de extrema qualidade, adquiridos a partir de uma licitação bem feita, de forma criteriosa”, frisa Júnior da Femac, prefeito em exercício de Apucarana.

Ele recorda que, no ano passado, a autarquia encontrou dificuldades com a empresa vencedora e precisou cancelar o contrato e devolver todo o material devido a má qualidade dos uniformes. “Esse ano correu tudo bem. Certamente vai ser um excelente ano para nossos alunos, professores e demais servidores da Educação”, disse Júnior. Neste ano, o atendimento nos centros municipais de Educação Infantil retorna no dia 12 de fevereiro. Já as escolas voltam às aulas no dia 14 de fevereiro.

Foto: Profeta (PMA)

*Com informações jornalista Fábio Beraldo