Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ananias Bittencourt recebe o Título de Cidadão Benemérito do Paraná

Ananias Bittencourt recebe o Título de Cidadão Benemérito do Paraná

por imprensa — publicado 09/10/2017 15h15, última modificação 09/10/2017 15h23
A solenidade foi acompanhada por autoridades municipais, amigos e familiares do homenageado

Foi realizada na sexta-feira (06/10), no Salão Azul do Country Clube de Apucarana a solenidade de entrega do Título de Cidadão Benemérito do Paraná, outorgado pela Assembléia Legislativa do Paraná, ao empresário Ananias Bittencourt, fundador das Baterias Eletran, de Apucarana. 

A homenagem foi feita por proposição do deputado Missionário Ricardo Arruda (PEN). A sessão solene reuniu familiares, amigos e autoridades.

Aos 88 anos, o empresário comemora mais uma conquista em sua longa carreira. “É uma satisfação muito grande e uma alegria para a família Bittencourt”, ressaltou. 

Para o deputado Ricardo Arruda, a história de Ananias é um exemplo a ser seguido. “É um homem que cresceu e se destacou no mercado. Hoje, a empresa de seu Ananias é uma referência não só no Paraná, mas como em todo o Brasil”, complementou.

Representando o legislativo apucaranense o vereador Mauro Bertoli parabenizou o empresário. “Sabemos do empenho, do trabalho, da qualidade e do comprometimento da atuação deste homem em prol do desenvolvimento de nossa cidade e da concretização de tantos sonhos. Apucarana tem muito orgulho de ter o senhor como filho ilustre, pelo seu jeito de ser, pela dedicação ao trabalho, pelas conquistas que elevaram o nome da cidade, por jamais ter deixado de trabalhar pela dignidade humana, pelo bem comum e partir de agora, ter sido reconhecido como Cidadão Benemérito do Paraná", destacou Bertoli.

As homenagens mais recentes feitas ao empresário aconteceram em 2011, quando ele recebeu o 1º Mérito empresarial Apucarana, e, em 2015, condecorado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná com o Mérito Industrial do Estado do Paraná. 

 

ð ANANIAS BITTENCOURT

 

Em 24 de janeiro de 1929 nasce Ananias Bitencourt de família tradicional de Tibagi, filho de José Balduíno de Sá Bittencourt, dentista e a Ana Rosa Camargo Bittencourt, do lar e costureira. Numa família de nove filhos. Devido à dificuldade todos os irmãos começaram a trabalhar muito cedo.

Ananias estudou até o primário, onde aprendeu a ler e escrever. A princípio foi engraxate e trabalhou de auxiliar de Alfaiataria. Com 12 anos morou em Queimados vendendo pastel e pão na cidade, hoje Ortigueira. Com 14 anos surge a oportunidade de trabalhar na Klabin e assim segue para Fazenda Monte Alegre onde plantou eucalipto e logo após começa a trabalhar na oficina mecânica como ajudante, onde iniciou sua aprendizagem como eletricista. A partir de um convite de amigos em 1946 muda-se para Curitiba onde começa a trabalhar como ajudante de mecânica na Agencia Ford, pertencente a ROCHA & CIA situada em 1946 na Praça Generoso Marques.

Em 1947 chega ao Rio de Janeiro e serve na Companhia Escola de Manutenção da Vila Militar do Rio de Janeiro em Deodoro. Lá inicia o trabalho como eletricista e segue no conserto e montagem de elementos para baterias.

Na cidade de São Paulo em 1949 trabalhou na Indústria Matarazzo, por quatro anos, onde conheceu e casou-se em 1951 com Diva da Silva Bittencourt. O casal teve dois filhos: José Carlos Bittencourt e Rosemeire Bittencourt.

Nesse tempo, seu irmão que residia em Borrazópolis agenda uma entrevista na Agencia Ford de Apucarana na qual foi convidado a trabalhar. Retornando a São Paulo decide pedir dispensa para mudar-se com a família para Apucarana.

Em janeiro de 1952 já estava morando em Apucarana e trabalhou na agencia Ford por nove anos como eletricista, era um trabalho árduo.  Em 1958 Ananias sofre um acidente caindo do telhado, ficando por10 meses inativo e quando retorna sua vaga já estava ocupada.

Em 1959 devido a este fator, resolve trabalhar por conta própria, reunindo suas economias. Abre sua empresa a Elétrica Ananias, alugando uma loja na Avenida Curitiba. “Abriu a primeira oficina com raça e persistência”

No ano de 1960, constrói um prédio com a loja e um apartamento no andar superior, na esquina da Av. Curitiba com a Rua Demétrio Moreira, com o nome Auto Elétrica Ananias a qual possuía 10 funcionários.

No ano de 1962surge a idéia de fabricar placas para bateria, após o Revendedor da baterias Durex de São Paulo, suspender a venda devido ao problema de duplicata indevida. Por esse erro comprovado, Ananias pede para parar de ser o representante da empresa, então os diretores convidam Ananias para fazer um estágio de 15 dias na fábrica.

Ao observar todo o processo da fábrica, retorna para Apucarana e amadurece a idéia para a fabricação de placas de baterias e em 29 de agosto de 1963 surge a Baterias Ananias – Ponto de partida da fábrica de placas para baterias.

Com a alta demanda, devido ao recondicionamento de baterias a fábrica precisava aumentar. Então em 1966- Passa para a Vila Nova expandindo a área de construção, tendo 25 funcionários.

Em 1967 decide mudar o nome da empresa para Eletran – Indústria e Comércio de Acumuladores Ltda., fabricando todos os tipos de baterias automotivas. Sempre buscando conhecimento e funcionários competentes para contribuir na empresa e com isso o negócio foi crescendo.

Em 1979inicia-se o processo de transferência da empresa para um local amplo no distrito do Pirapó em Apucarana. Em 1980 ocorre a total transferência para o Pirapó – BR-376, Km-365, Parque Industrial Oeste, com 50 funcionários.

Os equipamentos sofisticados começaram na indústria de Pirapó, pois até então todo o processo era manual.

A empresa fabrica muitas das peças que anteriormente era necessário buscar em outros estados. Ananias investiu profissionalmente em seu patrimônio em Apucarana.

Hoje a Eletran gera mais de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.

1ª empresa do segmento que conquistou a CERTIFICAÇÃO ISO 9001 no Paraná, e a 1º no Brasil a conquistar a ISO14001 e OHSAS 18000 com planta unificada, na qual garante qualidade, confiabilidade, sustentabilidade e consolidando-se cada vez mais como uma empresa de referência no seu segmento.

 

 

Títulos

  • Foi o Primeiro presidente eleito do Rotary Club Apucarana.
  • Conselheiro do Apucarana Atlético Club por 4 anos.
  • Junho 1975 – Presidente, Loja Maçônica Trabalho, Ciência e Virtude.
  • Fez parte do conselho deliberativo do Clube 28 de Janeiro.

 

NOVEMBRO DE 1989

Troféu medalha de Ouro a Qualidade do Brasil

Entregue pela Intermaster Agentes Internacionais

São Paulo – SP

 

 

AGOSTO DE 1994

Colaborador Emérito do Exército

Entregue por:

  • General Delio de Assis Monteiro
  • Comandante Militar do Sul

ABRIL DE 1995

Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias

Entregue por:

 

  • Presidente da Camara Municipal: Satio Kayukawa

JUNHO DE 2000

Homengem por ter sido o primeiro presidente eleito do Rotary Club Apucarana. Sul Distrito 471 D

  • Entregue por: José Domingos Pantarotto

 

MARÇO DE 2001

Centro de Integração Cultural e Empresarial do Estado de São Paulo - Personalidade Brasil 500 anos

500 anos de Descobrimento, 178 anos de Independência, 112 anos de Republica.

Entregue por:

  • Comendador Regino Barros

ABRIL DE 2005

Sentinela do Norte do Paraná

Entregue por:

  • Comandante Tenente Coronel Nélio Rodrigues Goulart – CMS 5º RM/5º de 15º BDA 30º Batalhão de Infantaria Motorizada

 

_______________________________________________________________________

NOVEMBRO DE 2011

1º Mérito empresarial Apucarana

Entregue por:

  • Presidente da Acia Jaime Leonel
  • Presidente do Sicoob Osnei José Simões Santos

MAIO DE 2015

A federação das industrias do estado do Paraná

Mérito industrial do estado do Paraná

Entregue por:

Presidente da Fiep Edson Campagnolo

 FOTO: TN ONLINE