Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ao completar 70 anos, Colégio Estadual Nilo Cairo recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal

por imprensa — publicado 18/06/2019 11h45, última modificação 18/06/2019 11h45
A proposição foi feita pela vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa e aprovada por unanimidade dos vereadores

Vereadora Márcia Sousa e as diretoras Maria Luisa e Doroty

Na tarde desta segunda-feira (17/06), a Câmara Municipal de Apucarana se reuniu em Sessão Especial para fazer a entrega da Moção de Aplausos ao Colégio Estadual Nilo Cairo. A honraria proposta pela vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa foi aprovada por unanimidade dos vereadores, no início desde ano.

“Foi a primeira Moção aprovada em 2019 e entregamos na semana em que o Colégio completa 70 anos, na nossa cidade. É uma honra conduzir uma sessão como esta, em um momento importante para a comunidade escolar. O Colégio Estadual Nilo Cairo tem um significado especial para nossa cidade. As histórias se confundem: Apucarana com 75 anos e a instituição de ensino com 70”, disse o vereador e professor Luciano Molina, que presidiu a Sessão.

A honraria foi entregue pela vereadora Márcia a diretora Doroty Campos e a vice-diretora, Maria Luísa Samuelson, pelo exímio trabalho na educação de seus alunos. O Nilo Cairo foi o primeiro Colégio a Nível Fundamental II e médio mostrando a promoção da formação de jovens pautado nos princípios da ética e do respeito aos valores sócio-culturais e políticos. “Estou orgulhosa de voltar ao Colégio Nilo Cairo. Fui aluna desta instituição. É muito bom quando procuramos dar o máximo e o melhor de nós por alguém ou por algo. Essa instituição fez e faz a diferença na sociedade apucaranense. Formou e forma grandes profissionais, como o engenheiro Luiz Hirose, Cidadão Honorário de Apucarana e o médico Dr. Daniel Blanski. Sou grata por poder oferecer essa Moção ao Nilo Cairo que faz parte da minha história”, disse a vereadora.

Durante seu pronunciamento, a vereadora homenageou ex-professores, que ao lado de ex-diretores, professores, alunos e ex-alunos, convidados e imprensa acompanharam a solenidade. “Homenageio o Célio Pomim, Paulo Vaz, Floripes, Alice Canela, Ângela, Neide, Olívia, Maria Onide, Layr Perri e muitos outros professores que me ensinaram”, relatou Márcia. “Aos alunos, amem esta escola que é a melhor do mundo, porque vocês estão aqui e fazer esta escola cada vez melhor, vai depender de todos vocês”, completou.

A diretora Doroty, em nome da instituição, agradeceu o reconhecimento feito pela Câmara Municipal. “No mês em que completamos 70 anos, receber uma homenagem como esta nos ajuda e nos fortalece. Nos dá um ânimo para trabalharmos cada vez mais. A escola, é feito por todos nós: professores, alunos, colaboradores, amigos. Formamos pessoas de caráter e vamos continuar trabalhando para que mais pessoas de Apucarana passem pelos nossos bancos”, frisou Doroty.

Os vereadores parabenizaram a instituição pelos 70 anos. Mauro Bertoli lembrou que ao comemorar 60 anos do Colégio Nilo Cairo em Apucarana, em 2009, ele ofereceu um Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias. “Prestamos homenagem como um reconhecimento público do Poder Legislativo ao papel do Colégio Nilo Cairo, formando cidadãos para exercerem plenamente os seus direitos e deveres e atuando como uma das nossas mais valiosas ferramentas pelo desenvolvimento. O Nilo Cairo formou comerciantes, empresários, profissionais liberais e representantes de muitos outros setores”, comentou Bertoli.

HISTÓRIA DO NILO CAIRO

Em 1949, o secretário de Negócios de Educação e Cultura, Nilson Taroba Ribas, representando, na ocasião, o governador do Estado, Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto inaugurou o Grupo Escolar Municipal de Apucarana, tendo como diretora a professora Ailena Luvison Franck. O grupo escolar englobava a Escola Normal Regional e a Escola Normal Secundária, sendo desmembrado em 1956 e permanecendo apenas a Escola Normal Secundária que se juntou à Escola de Aplicação, surgida no mesmo ano. Ambas funcionaram no prédio que viria a se tornar sede do atual Colégio Estadual Nilo Cairo.

A denominação atual Colégio Estadual Nilo Cairo foi oficializada em 1977, em homenagem ao Dr. Nilo Cairo da Silva, natural da cidade de Paranaguá. Foi oficial militar, médico, professor e Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja fundação defendeu exaustivamente.

Além de emprestar seu nome ao colégio de maior porte do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Apucarana, Dr. Nilo Cairo recebeu também como homenagem póstuma um busto na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, em frente ao prédio histórico da UFPR.