Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Autorizada obras de reformas nas UBS’s de Correia de Freitas, São Pedro do Taquara e Vila Regina

por imprensa — publicado 09/07/2018 17h30, última modificação 09/07/2018 17h30
As obras fazem parte da Lei nº 56/2018 votada e aprovada pela Câmara de Apucarana que institui o Programa Sala Verde e Humanização, cujo objetivo é reformar 31 Unidades Básicas de Saúde empregando Fonte de Recursos do Percentual Próprio

A convite do prefeito Beto Preto, os vereadores Mauro Bertoli, Lucas Leugi, Antônio Carlos Sidrin, José Airton Deco de Araújo, Márcia Souza e Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis, participaram na manhã de hoje (segunda-feira 09/07), da assinatura de abertura da licitação para reforma das Unidades Básicas de Saúde Mário Verussa, no Distrito de Correia de Freitas, Hermenegildo Pereira em São Pedro do Taquara e Mercedes da Silva na Vila Regina.

As obras fazem parte da Lei nº 56/2018, votada e aprovada pela Câmara Municipal de Apucarana e sancionada pelo prefeito Beto Preto, que institui o Programa Sala Verde e Humanização, cujo objetivo é reformar 31 Unidades Básicas de Saúde empregando Fontes de Recursos do Percentual Próprio. Segundo determina a Lei, todas as UBS passarão por reforma, sendo que os projetos e planilhas orçamentárias serão elaboradas pelo Departamento de Engenharia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O investimento total será de R$ 1 milhão.

Com recursos próprios, o município vai investir R$ 263 mil nestas três obras, sendo R$ 71.407,62 na UBS Hermenegildo Neris Pereira; R$ 52.724,14 UBS Mário Verussa; e R$ 138.616,98 na UBS Mercedes Da Silva Moreno.

O prefeito Beto Preto explicou que os projetos de reformas, ampliações e construção das UBS’s com maior fluxo estão sendo elaborados com o novo conceito de Sala Verde. “Isso significa que essas unidades serão dotadas de uma recepção mais ampla, proporcionando melhor acomodação para os pacientes e seus acompanhantes. Trata-se de um espaço com banheiros adaptados, televisão, entre outros detalhes para melhor acolher o usuário. A ampliação da UBS da Vila Regina vai permitir dotar a unidade de uma sala verde”, explica o prefeito Beto.

Há cerca de três meses o vereador Mauro Bertoli acompanhou a visita dos engenheiros e do diretor da Autarquia Municipal de Saúde, Marcelo Viana, nas UBS de Correia de Freitas e São Pedro do Taquara. “A reforma das Unidades era uma reivindicação dos moradores dos Distritos que foi prontamente atendida pelo prefeito Beto Preto, assim que o recurso foi liberado através da aprovação da Lei. Visitamos as Unidades, a engenheira viu o que precisava ser feito e após aprovação do projeto, de autoria do Executivo Municipal, as obras terão início”, explicou Bertoli.

Segundo ele, a parceria entre o Legislativo e o Executivo possibilita que muitas melhorias cheguem aos apucaranenses. “A administração do prefeito Beto Preto é uma administração ímpar. As reformas e revitalização nas UBS irão melhorar ainda mais a qualidade de vida do apucaranense e é isso que queremos. Juntos trabalhamos para uma cidade cada vez melhor”, afirmou Bertoli.

Os vereadores Lucas Leugi e Antônio Carlos Sidrin, representando a Vila Regina, agradeceram ao prefeito pela reforma que será feita na UBS Mercedes da Silva. “Os moradores agradecem os investimentos que estão sendo feitos na nossa região tanto na área da educação como da saúde. Outras áreas como pavimentação, infraestrutura também estão sendo contempladas”, relataram.

Representando os moradores da Vila Regina, Marli Alves Espanhol agradeceu ao prefeito Beto Preto pelas benfeitorias que estão sendo realizadas no bairro. “Nunca tivemos tão bem representados e cada uma de nossas reivindicações estão sendo atendidas, especialmente no campo da saúde. Agradeço ainda a atenção dispensada pelos vereadores Sidrin e Lucas Leugi”, afirmou Marli.

OBRAS

Na UBS de São Pedro do Taquara será realizada a troca de piso e de forro PVC; reforma nos banheiros; adequação das áreas de consultórios, copa e farmácia; pintura geral do prédio; aterramento de fossa existente e construção de uma nova.

Já as obras UBS de Correia de Freitas envolvem pintura geral do prédio; revisão de esquadrias; troca de pisos; revisão e troca de cobertura e de vasos sanitários; instalação de pastilhas cerâmicas; e revisão em fossa séptica.

Na Vila Regina, o prédio da UBS será ampliado em 51,34 m2, o que vai permitir aumentar a área da sala de espera, com implantação da Sala Verde; dois novos consultórios e banheiros. Com a reforma serão ampliadas as salas de vacinas e de agentes, bem como instaladas pastilhas internas e externas, e ainda revisão de cobertura e pintura total do prédio.

Lembrando que já foi autorizada a abertura de licitação de reformas em 5 unidades de apoio da saúde, estimadas em R$ 133 mil, e mais a reforma da UBS Marcos Sanches Mascaro, no Núcleo Habitacional Parigot de Souza.

UBS QUE SERÃO REVITALIZADAS

1. UBS ARLINDA NOGUEIRA - SÃO DOMINGOS APOIO