Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Bertoli participa de comemoração ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná

Bertoli participa de comemoração ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná

por imprensa — publicado 17/05/2017 11h30, última modificação 17/05/2017 13h26
A solenidade foi realizada na sede do 10º BPM de Apucarana

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana participou na manhã de hoje (quarta-feira 17/05) de solenidade realizada na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar de Apucarana, em comemoração ao Dia do Patrono da PM do Paraná Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento.

A tradicional homenagem é realizada todos os anos com a presença de autoridades civis e militares. Em Apucarana a solenidade foi dirigida pelo subcomandante do 10º BPM, Major J. Carlos. Ele lembrou que iniciou sua atividade profissional, há cerca de 30 anos, em Apucarana. “É muito gratificante poder estar homenageando  com a entrega de medalhas muitos profissionais que iniciaram a carreira junto comigo”, observa, acrescentando que o evento é uma injeção de ânimo para todo o efetivo. “Diante das lutas e mesmo do sacrifício da própria vida, nós dedicamos o nosso trabalho para a sociedade paranaense. A homenagem que foi feita é uma simples demonstração  do cuidado que temos com cada um dos policiais militares. Mostra o respeito da Polícia Militar com cada um que está na rua ou na viatura, arriscando sua vida pela segurança do cidadão”, completa o major.

“Esse evento é tradicional. Todos os anos a solenidade é realizada e tem por objetivo cultuar a memória do Patrono da PMPR. É um momento de homenagem pelo exemplo que foi, pelos valores morais, éticos e patrióticos que o fizeram Patrono da PM do nosso Estado”, destaca o presidente.

Representando o prefeito Beto Preto, o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior, Júnior da Femac,destacou que as condecorações valorizam o trabalho e são um reconhecimento aos policiais militares. “Não é fácil manter a tranquilidade e o bem estar, 24 horas por dia, numa cidade com mais de 130 mil habitantes. Além disso, o batalhão atua em vários municípios da região, onde esses profissionais da segurança realizam um trabalho incessante”, frisa.

Durante a solenidade, foram entregues 45 medalhas – ouro, prata e bronze – em reconhecimento pelos bons serviços prestados durante a carreira militar. A medalha de ouro é concedida ao militar estadual que completou 30 anos de serviço ativo, enquanto a de prata é pelos 20 anos e a de bronze pelos 10 anos de atividade profissional.

Outros 11 policiais também receberam certificados de agradecimento por desempenho profissional e outro por ter encerrado as atividades na carreira ativa. Os agraciados prestaram continência à Bandeira Nacional e o tenente Dejair Budkevitz fez a leitura da ordem do dia, enaltecendo a trajetória do patrono da Polícia Militar do Paraná. Um vaso de flores também foi depositado em frente do retrato do coronel Sarmento. Finalizando a cerimônia, a tropa desfilou em continência às autoridades.

CORONEL SARMENTO

O Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento nasceu no Estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882, vindo para o Paraná em 1903.

Ingressou na PMPR no dia 29 de julho de 1907, à época com 25 anos de idade, no então Regimento de Segurança. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná e, durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre as quais a "Medalha de Serviços Militares".

Tomou parte na "Campanha do Contestado" e, durante a “Batalha do Irani”, em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge “José Maria”, na tentativa de salvar o seu Comandante, Coronel João Gualberto, foi ferido gravemente no olho direito. Tendo sobrevivido à batalha, o Coronel Sarmento faleceu no dia 21 de abril de 1934.

Foto: Prefeitura Municipal de Apucarana - EDSON DENOBI