Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana aprova projeto que fixa em 11 o número de cadeiras

Câmara de Apucarana aprova projeto que fixa em 11 o número de cadeiras

por imprensa — publicado 04/12/2018 14h09, última modificação 04/12/2018 14h09
Sessão desta segunda-feira também foi marcada por aprovação de vários projetos de Lei e requerimento. Fórum Desenvolve Apucarana apresenta o CESA aos vereadores
Câmara de Apucarana aprova projeto que fixa em 11 o número de cadeiras

Sessão Ordinária de 03 de dezembro

Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (03/12), foi aprovado por nove votos favoráveis, em primeiro turno, na Câmara Municipal de Apucarana o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 02/2018, de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi, que fixa em 11 (onze) o número de vereadores no Legislativo apucaranense. Também subscreveram o projeto os vereadores: Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, Antonio Carlos Sidrin, Gentil Pereira, Franciley Preto Godoi, o Poim, Márcia da Silva de Sousa, Luciano Augusto Molina e Rodolfo Mota que pediu para assinar o projeto na hora da votação. Também foi aprovado o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2018 que determina que o mandato da mesa será de dois anos, excluída à recondução para o mesmo cargo na mesma legislatura. A próxima votação dos Projetos de Emenda à Lei Orgânica nº 01 e 02/2018 serão realizadas no prazo de no mínimo dez (10) dias.

Ainda foi aprovado, na mesma sessão, em regime de urgência o Requerimento nº 106/2018, que será encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, também de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi e demais vereadores, pedindo que desconsidere uma ação rescisória que tramita no Tribunal pedindo a derrubada da liminar de primeira instância obtida pelo Ministério Público que reduz o número de vereadores para 11. A ação é de 2016 e foi subscrita pelos ex-vereadores Vladimir José da Silva, Antônio Ananias, Gilberto Cordeiro de Lima e Edson da Costa Freitas. Lucas alega que “com a aprovação dos projetos colocamos fim à dúvida que existe na Câmara”. Os vereadores aprovaram também 10 Projetos de lei em segunda votação e reprovaram 07 requerimentos que estavam na pauta do dia.

FÓRUM DESENVOLVE APUCARANA APRESENTA “CESA”

Luiz Sérgio Hilário, coordenador do Fórum Desenvolve Apucarana, apresentou aos vereadores o Fórum Desenvolve Apucarana 2025 e a Câmara do Ensino Superior de Apucarana (CESA), criada em 13/09/2018, sua finalidade, objetivos e integração entre as instituições de Ensino Superior, com ensino presencial. Além da divulgação de cursos, eventos e da academia pública e privada, entre outros assuntos. “A CESA é composta pela UTFPR, UNESPAR, FAP e FACNOPAR sob a coordenação do Fórum Desenvolve Apucarana, por meio do seu Núcleo União Universitária em parceria com a ACIA. Temos hoje em Apucarana 37 cursos presenciais com mais de 5.800 alunos. Com a ajuda e colaboração de todos, podemos aumentar os cursos e número de estudantes no ensino presencial”, destacou o coordenador. A missão da Câmara é divulgar os cursos de graduação, mestrado e especialização na modalidade de ensino presencial.

GOL NA VIDA

Também fez uso da palavra, na Tribuna Livre, o atleta e estudante universitário, Oscavo de Paula e Silva Júnior, coordenador do Projeto Gol na Vida. A convite do vereador Lucas Leugi, ele falou sobre o desenvolvimento do Projeto na cidade de Apucarana. “Nossa escola vive de doação de amigos e pais de alunos. É um projeto que atende somente sábado pela manhã, no Núcleo Tancredo Neves. Conta com 50 crianças e não visa lucros financeiros. Peço ajuda a toda cidade para poder levar os alunos para participar da 2º Copa Avanhandava de Futebol de Base no estado de São Paulo que vai ser um marco para todos”, anunciou Oscavo. “E também para que o trabalho se desenvolva cada vez em Apucarana”.

Oscavo contou que esse é o 3º ano do projeto. “Tenho certeza que ele vai crescer. E eu busco especialização. Vou crescer junto. Vamos realizar muito por nossas crianças”.

Leugi parabenizou Oscavo pelo trabalho que vem realizando com os alunos. “Esse é um grande projeto que tira crianças da rua, das drogas e leva para o esporte. Conte com a nossa ajuda, com o nosso trabalho para que essas crianças continuem no caminho do bem, rendendo frutos positivos para a nossa cidade”, finalizou Lucas Leugi.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Ao finalizar a sessão, o presidente do legislativo Mauro Bertoli, convocou os vereadores para a Sessão Extraordinária que será realizada nesta terça-feira (hoje 04/12), às 15h30.