Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega obras de reforma do prédio do Legislativo aos apucaranenses

Câmara entrega obras de reforma do prédio do Legislativo aos apucaranenses

por imprensa — publicado 16/10/2018 10h16, última modificação 16/10/2018 10h16
O prédio, que existe há mais de 55 anos, nunca tinha passado por uma reforma em toda estrutura

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (15/10), foram entregues as obras de reforma do prédio do Legislativo aos apucaranenses. O evento contou com a presença dos vereadores que compõe a atual legislatura, do chefe de Gabinete Laércio de Morais, que na solenidade representou o prefeito Beto Preto, das secretárias de Educação: Marli Fernandes e de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, Olavo César Guides Pinheiro, Venerável da Maçonaria Sá Carvalho,  Comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, capitão Rodrigo Massayuki Nakamura, Tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zan Lorenzzi, responsável pelo setor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Monsenhor Roberto Carrara, Chefe da 15ª Ciretran Apucarana, Fernando Garcia Algarte, além de autoridades municipais e estaduais e convidados.

A entrega de um legislativo melhor adequado, teve como objetivo maior, oferecer à comunidade uma Casa de Leis mais atuante, responsável e principalmente transparente. “Também atendemos uma exigência da legislação devido as condições de acessibilidade, que o prédio não atendia, até justifico que foi pelo tempo que foi construído”.

Bertoli explicou que nunca na história de existência desse prédio houve uma reforma tão grande como essa, não só pela necessidade da depredação que estava o prédio, que existe há mais de 55 anos, mas essa reforma era necessária para atender também a regra da legislação para acessibilidade.

“Fizemos uma obra com responsabilidade. Isso não é virtude para nós. Afirmo que é nossa obrigação, nosso dever como gestor do Legislativo”.

Na reforma foram atendidas as normas legais, as regras da transparência pública, podendo verificar tudo isso através do Portal da Transparência da Câmara Municipal. “Ao final de 2017 fizemos a devolução ao Executivo de R$ 1.741.039,04, mesmo fazendo a 1ª etapa da reforma. E, recentemente, ao terminar a segunda etapa da reforma, ao fazermos a prestação de contas dos recursos do Legislativo, temos em caixa mais de R$ 1.968.335,99, sem nenhuma dívida. Estamos com as finanças equilibradas e se o ano encerrasse hoje, teríamos esse montante de dinheiro para devolvermos ao Município”, detalhou o presidente.

Mauro Bertoli fez um agradecimento especial aos vereadores que sempre estiveram ao seu lado dando apoio e suporte durante o período das obras. “Essa é uma conquista de todos nós e eu agradeço a cada vereador que esteve ao meu lado apoiando o trabalho que foi feito. Hoje colhemos os frutos. Temos uma Casa de Leis que atende as necessidades estruturais e também visa dar melhores condições de trabalho para os servidores, aos vereadores e mais comodidade para a população que acompanha o trabalho do legislativo”. Bertoli agradeceu a Construtora Pires, vencedora da licitação, nas pessoas dos Engenheiros Márcio e Paulo, parabenizando-os pelo trabalho.

Representando o prefeito Beto Preto, Laércio de Morais parabenizou o presidente do Legislativo Mauro Bertoli, a Mesa Executiva e Vereadores pela conclusão da obra. “Esta inauguração é uma prestação de contas a população de Apucarana sobre a obra executada. Em 1991 quando fui presidente da Câmara, o cartorário Iedo Marques me falou que o prédio precisava de uma reforma. De “lá pra cá” passaram-se anos, presidentes e não foi realizada. Agora, o Mauro, com os demais vereadores, todos com pulso firme, concluíram a obra, investiram os recursos necessários e deixaram o prédio funcional, como precisava”. Laercio lembrou ainda da colaboração de todos os servidores que trabalharam no local no período da reforma. “Mas todos sabiam que era para ter um ambiente melhor”.

Em nome do prefeito, Laércio destacou a parceria entre o Legislativo e Executivo. “Reforçamos que a Câmara trabalha ao lado da administração do prefeito Beto Preto, sempre pelo bem da nossa cidade”.

A bênção às instalações da Câmara Municipal de Apucarana foi feita pelo Monsenhor Roberto Carrara.

OBRAS

Na primeira etapa foram realizadas a reforma da estrutura do prédio como troca de janelas, piso, reforma dos banheiros, principalmente acessibilidade e construção de um novo banheiro no mezanino. Na segunda etapa teve a construção da nova sala do jurídico, conclusão do piso, revisão da parte elétrica e pintura do prédio, totalizando os investimentos em R$ 554.807,81.