Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza 18ª Sessão Ordinária de 2018

Câmara realiza 18ª Sessão Ordinária de 2018

por imprensa — publicado 05/06/2018 15h30, última modificação 05/06/2018 15h30
Foram aprovados 04 Projetos de Lei, entre eles o Projeto que institui a divulgação do serviço “Disque Denúncia” de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (04/06), na Câmara Municipal de Apucarana, a 18ª Sessão Ordinária de 2018. Com a presença dos 11 vereadores, a sessão presidida pelo vereador Mauro Bertoli, aprovou 04 Projetos de Lei.

Em última votação foram aprovados três projetos, sendo um de autoria da vereadora Márcia Sousa que altera a Lei nº 152/2005, a súmula, Art. 1º e parágrafo único; e dois de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi que concede o Título de Cidadão Honorário ao Dr. Mateus Dia de Moura, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense; também foi aprovado o projeto que institui no município de Apucarana a divulgação do serviço “Disque Denúncia” de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o vereador, o projeto assegura a publicidade e número do telefone de denúncia contra a pedofilia, placas informativas nas empresas de comércio varejistas, casa de jogos eletrônicos, estabelecimentos educacionais, transportes escolares públicos e privados, assim como também parques de diversões. Assim que o projeto for sancionado, Leugi pediu aos vereadores que o acompanhe na divulgação do telefone, em blitz educativa que realizarão no centro da cidade, em colégios e em outros locais que forem necessários.

De autoria do vereador Franciley Preto Godoi, Poim, o Projeto de Lei nº 61/2018, que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Sr. Vagner Lazarini, foi aprovado por unanimidade dos vereadores. O Projeto de Lei nº 55/2018 foi retirado de pauta a pedido da vereadora Márcia Sousa e o requerimento nº 47/2018 foi pedido vistas pelo vereador Lucas Leugi.

Nomeações para chefias em cargos estaduais preocupa vereadores

Durante o pequeno expediente a vereadora Márcia Sousa expressou sua indignação com relação a nomeação da ex-secretária de Saúde de Arapongas, Márcia Krempel, para a chefia da 16ª Regional de Saúde. Ela ocupa o cargo deixado por Clara Ilza Lemes Oliveira, funcionária de carreira do Estado, desde 2014. “Temos funcionários com mais de 30 anos que entendem de saúde pública em Apucarana. Por que é que a governadora Cida Borghetti não indicou alguém da nossa cidade para ocupar a chefia da Regional de Saúde? Por que é que novamente vem alguém de Arapongas? ”, questionou a vereadora.

Segundo ela, não é a capacidade técnica da gestora que está sendo avaliada. “Ela pode ter capacidade técnica, conhecimento na área de enfermagem. Nós também temos profissionais capacitados, melhores e mais experientes. Por que é que, novamente, Arapongas vai indicar alguém para comandar nossa Regional? ”. Márcia lembrou ainda que a Regional compreende os 16 municípios, mas lembrou também que a coordenação anterior já foi de Arapongas. “E Apucarana é sede da Regional de Saúde. E volto a dizer, não questiono a capacidade técnica da nova Chefe, mas eu questiono sim a indicação novamente de Arapongas. Nós temos profissionais habilitados, capacitados, capazes de assumir essa Regional. Eu não concordo com essa interferência em nossa cidade”, completou a vereadora Márcia Sousa. O vereador José Airton Deco de Araújo e Franciley Preto Godoi, Poim, também discordaram da nomeação feita pela governadora Cida Borghetti para a 16ª Regional de Saúde e defenderam que profissionais de Apucarana deveriam ocupar o cargo.

UTI PARA O HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA

O vereador Gentil Pereira conclamou os demais vereadores para que se unam e lutem pela instalação de mais uma Unidade de Terapia Intensiva no Hospital da Providência. “Só quem precisa de uma UTI sabe a falta que faz. Temos atualmente uma média de 40 internamentos diários somente de Apucarana. Precisamos de mais um leito de UTI”, ressaltou.

Outro assunto de destaque entre os vereadores foi a licitação do Transporte Coletivo. O vereador Luciano Augusto Molina adiantou que em conversa com Carlos Mendes, superintendente de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o edital do Transporte Coletivo Urbano deverá ser publicado já na próxima semana.

SESSÃO ORDINÁRIA

O presidente Mauro Bertoli encerrou os trabalhos convocando os vereadores para a próxima Sessão Ordinária que será realizada na segunda-feira (11/06).