Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza 1ª sessão ordinária de 2018 com eleição das Comissões Permanentes e Especiais

por imprensa — publicado 06/02/2018 09h34, última modificação 06/02/2018 09h34
Foram eleitas 07 Comissões Permanentes e 02 Especiais

Com a presença dos 11 vereadores, foi realizada na Câmara Municipal de Apucarana, a primeira sessão ordinária e específica de 2018. Na oportunidade foram eleitas as Comissões Permanentes e Especiais de Avaliação e de Loteamento para o exercício de 2018. As comissões foram dissolvidas no final de 2017.

Presidida pelo vereador Mauro Bertoli, a primeira sessão foi voltada exclusivamente para a eleição das novas comissões permanentes que são responsáveis pela elaboração dos pareceres em relação aos Projetos de Lei que tramitam no Legislativo. “As comissões têm um papel fundamental dentro do Legislativo. Antes de chegarem ao Plenário, os projetos devem passar pelas comissões. Os vereadores eleitos irão desenvolver um trabalho que vai garantir a transparência na análise dos projetos, antes da votação final”, explicou Bertoli.

Segundo ele a composição de cada comissão foi discutida previamente pelos vereadores que tinham interesse em participar de alguma delas. A maioria dos vereadores fazem parte das comissões. Primeiramente foram votados os nomes dos vereadores para cada comissão. “Em seguida, após eleita as comissões com os vereadores que tiveram mais votos dos demais colegas, fizemos uma pausa na sessão e cada comissão discutiu os cargos”, completou o presidente.

Pelo Regimento Interno, nenhum vereador pode participar de mais do que cinco comissões. As composições são feitas obedecendo-se à representatividade dos partidos políticos. A vereadora Márcia Regina da Silva Sousa participa de quatro comissões permanentes e uma comissão especial, já o vereador Lucas Ortiz Leugi participa de 03 comissões permanentes e 02 especiais, ambos da base do prefeito Beto Preto.

As Comissões Permanentes da Câmara de Apucarana são: Justiça, Legislação e Redação; Finanças, Economia e Orçamento; Obras e Serviços Públicos, Transporte, Urbanismo e Habitação; Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social; Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente, Fauna e Flora; Agricultura, Industria, Comércio e Turismo; Segurança Pública, Direitos Humanos e Ordem Pública e as Comissões Especiais de Avaliação (Lei 17/91) e de Loteamento (Lei 49/99).

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Ao final da sessão, o presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli, convocou os vereadores para as sessões extraordinárias que serão realizadas a partir desta quarta-feira (07/02), às 15 horas. Estão previstas três sessões com votação de 10 projetos do Executivo Municipal e também do legislativo.

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES:

Secretário: ANTONIO MARQUES DA SILVA – MARQUINHOS DA VILA REIS

Relator: JOSÉ AIRTON DECO DE ARAUJO

- COMISSÃO DE ESPECIAL DE AVALIAÇÃO

(Lei nº 17/91 – Indicação 1/3 dos vereadores)

LUCAS ORTIZ LEUGI

JOSÉ AIRTON DECO DE ARAÚJO

MÁRCIA REGINA DA SILVA SOUSA

ANTONIO MARQUES DA SILVA – MARQUINHOS DA VILA REIS

GENTIL PEREIRA DE SOUSA FILHO

- COMISSÃO ESPECIAL DE LOTEAMENTO

(Lei nº 49/99 – Indicação 1/3 dos vereadores)