Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Diretoria da Sanepar reúne-se com vereadores de Apucarana

Diretoria da Sanepar reúne-se com vereadores de Apucarana

por imprensa — publicado 08/08/2017 15h10, última modificação 08/08/2017 15h56
Bahls e Jacovassi responderam a questionamentos feitos através de Requerimentos

O presidente do legislativo, Mauro Bertoli, e os vereadores Lucas Leugi, Rodolfo Mota, Antônio Carlos Sidrin, Edson da Costa Freitas, Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis e Gentil Pereira, receberam na tarde de ontem (segunda-feira 07/08), no gabinete da presidência, o gerente geral da Sanepar – região Nordeste do Paraná, Sérgio Bahls, o gerente regional de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi e equipe.

A reunião atende a Requerimentos, de autoria dos vereadores Lucas Leugi, Francisley Preto Godoy, Poim e Gentil Pereira, onde foram solicitadas informações visando apurar os motivos para a cobrança abusiva pela Sanepar, da tarifa de consumo mínimo de água, além de esclarecimentos para falta de água em diversos bairros da cidade. Na ocasião os vereadores conversaram ainda sobre os investimentos que a empresa está realizando em Apucarana e Tarifa Social.

“Tivemos uma reunião proveitosa, onde todas as dúvidas que havia com relação ao aumento das tarifas foram esclarecidas. Tenho certeza que agora todos nós poderemos explicar melhor para a nossa comunidade o que estão nos cobrando. Segundo detalharam, foram feitas mudanças na forma de cobrança sobre a quantidade da taxa social”, explica Bertoli. “Também pedimos para que sejam feitas mudanças na conta, que sejam detalhados o que esta sendo cobrado. Acredito que teremos alteração. O que fizemos através da Câmara é trazer a diretoria da Sanepar nesta Casa de Leis, conversar sobre os problemas que temos, buscar soluções e explicações para melhor atendermos a nossa população.”, enfatiza o presidente.

Sérgio Bahls explica que a equipe veio atender a uma reivindicação dos vereadores apucaranenses. “Explicamos aos vereadores sobre a nova implementação tarifária da Sanepar em todo o Estado do Paraná. Informo que esta é a 1ª revisão e regulação feita na história da empresa desde que foi criada há 54 anos. Somos referência nacional. O Saneamento no Paraná vai muito bem e Apucarana é um exemplo. Também explicamos o novo modelo tarifário, que é a tarifa econômica, o atendimento com a Tarifa Social e o reajuste. Estamos nos adequando a um marco regulatório de saneamento que a Lei 1145, que estabelece como vamos universalizar o saneamento e estabelece também como tem que ser desenhado um modelo tarifário. Atendemos hoje os critérios da Agepar. Ela que faz a gestão da tarifa e a Sanepar faz o modelo da empresa”, explica.

Segundo ele, o atendimento de esgoto em Apucarana é praticamente universalizado. “Investimos mais de R$ 300 milhões só no Governo Beto Richa. Para esse ano investimos R$ 12 milhões só de água. O prefeito Beto Preto tem cobrado insistentemente a Sanepar para avançarmos mais no saneamento, para que sejam feitas melhorias no sistema de Apucarana. O prefeito nos cobra duramente sobre buracos nas calçadas, nas ruas. Nos cobra muito trabalho”.

TARIFA SOCIAL

Com relação à Tarifa Social, questionada pelo vereador Lucas Leugi que explica que muitas pessoas que tem direito e não estão conseguindo credenciamento, Bahls detalha que foi mantida nesse novo modelo tarifário. “Existem, porém, alguns critérios para ser atendido na Tarifa Social”, adianta. A Tarifa Social é uma tarifa residencial diferenciada para a população de baixa renda. Uma reunião comunitária será realizada em Apucarana com o gerente local Jacovassi para que as pessoas possam se habilitar a Tarifa Social. Mais informações http://site.sanepar.com.br/clientes/tarifa-social-da-sanepar

Bahls parabenizou os vereadores por procurarem ajudar a atender a comunidade apucaranense. “Sabemos que os vereadores são referência e tem que ajudar os moradores da sua cidade. Estamos sempre prontos para atendê-los e prestar os esclarecimentos necessários”.

AUDIENCIA PÚBLICA EM LONDRINA

Lucas Leugi, autor do requerimento, adianta que no final do encontro com Bahls, protocolou um ofício solicitando informações de qual o valor arrecadado antes e depois do aumento tarifário. “Eles irão nos dar um retorno. Outra questão levantada foi a questão do abastecimento de água em algumas ruas do Núcleo Habitacional João Paulo que nos finais de semana ficam sem água, principalmente as primeiras ruas, que são em locais mais alto. Eles nos garantiram que a estação de captação do Lago Jaboti suprirá essa demanda e nos garantiram também que em setembro estará em funcionamento”. Leugi classifica o encontro como positivo. “Acredito que teremos avanços nos próximos meses, principalmente no item Tarifa Social”.

Na sexta-feira (11/08), será realizada na Câmara Municipal de Londrina, às 16 horas, Audiência Pública para discussão da recente revisão tarifária da Sanepar que alterou as faixas de consumo e valores das tarifas de saneamento básico em todo o Estado. “Esse é um evento feito pelas Câmaras Municipais de Londrina e Apucarana. Teremos a participação de representantes do Procon, OAB, Ministério Público, Sanepar e de vereadores de diversas cidades do norte do Paraná. Vamos levantar a questão do aumento tarifário”, finaliza Leugi.