Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CIEE/PR recebe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias da Câmara de Apucarana

CIEE/PR recebe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias da Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 06/10/2017 14h10, última modificação 11/10/2017 14h52
A honraria foi proposta pelos onze vereadores que compõe a atual legislatura

Durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (05/10), o presidente do legislativo apucaranense, Mauro Bertoli, acompanhado dos vereadores Antônio Sidrin, Gentil Pereira, Franciley Preto Godoi, o “Poim”, José Airton Deco de Araújo, Rodolfo Mota, vereadora Márcia Sousa e do gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Lievore, entregou ao presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias, em comemoração aos 50 anos da instituição. A honraria foi proposta e aprovada por todos os vereadores. A Lei nº 32/2017 foi sancionada pelo prefeito Beto Preto.

Em nome da Câmara Municipal de Vereadores, o presidente Mauro Bertoli, frisou que o legislativo jamais deixaria passar em branco este acontecimento de comemoração do cinqüentenário do CIEE PR. “Nestes 50 anos de existência registramos um acúmulo de atividades sociais e educacionais de apoio à capacitação profissional de jovens para o mundo de trabalho. A criação desta entidade abriu caminho para maior aproximação entre escolas e empresas, com o objetivo de dar aos estudantes oportunidades de complementarem, pós estudos teóricos, com a prática no ambiente de trabalho”, enfatiza Bertoli.

Através do CIEE, Bertoli destaca, “os jovens têm a oportunidade de ingressar em uma carreira profissional, capacitando-os ou colocando-os no mercado de trabalho. Por esses motivos todos os vereadores apresentaram, através do Diploma, o reconhecimento para o CIEE/PR, visto seu trabalho digno aos jovens e aos empresários do nosso município”, completa.

Representando o prefeito Beto Preto, o gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Lievore, o Recife, destacou a importância do CIEE/PR e o significado que o mesmo teve em sua vida e em sua carreira. “O CIEE faz parte da minha história. Enquanto estudante universitário em Ponta Grossa, onde cursei Direito, tive três oportunidades dentro do CIEE e tenho certeza que essas oportunidades delinearam a minha profissão e a minha carreira, mas principalmente ajudaram a formar o meu caráter. Vejam a importância desta instituição, desta entidade”, destaca Lievore.

Ele reforça que assim como ele, milhares de jovens são e serão beneficiados pelo CIEE. “Vocês fazem uma verdadeira ponte entre a Escola e a Empresa. Uma carreira promissora começa com um bom estágio. Luiz Sérgio Hilário, Fernando Lopes, Arwed, e todos que formam o CIEE, em nome do prefeito Beto Preto agradeço o trabalho que vocês fazem pelos jovens da nossa cidade e a parceria que tem conosco e com as empresas apucaranenses”, completa Rodrigo.

Finalizando a sessão, o presidente do CIEE Arwed Kirchgässner, mencionou o orgulho de receber o Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias ofertado ao CIEE/PR. “É gratificante recebermos, nos 50 anos, essa homenagem da Câmara Municipal de Apucarana. O CIEE PR é uma organização reconhecida de utilidade pública tornando referência o programa de estágio através de 32 unidades regionais e 12 postos de atendimentos. Em Apucarana tivemos início das atividades há alguns anos atrás, fundado por um grupo de empresários e professores locais, e em virtude de algumas dificuldades, no ano de 2004, passou a integrar o Sistema CIEE/PR. Nestes 50 anos o Programa beneficiou mais de um milhão de estudantes”, relata o presidente do CIEE.

HISTÓRICO

O CIEE / PR foi fundado em 14 de agosto de 1967 por iniciativa de um grupo de professores e empresários, então preocupados com distanciamento entre a formação teórica do estudante na escola e a capacitação prática para acesso ao mercado de trabalho.

O CIEE/PR é uma associação civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Além do Programa de Estágio (para estudantes acima de 16 anos de idade), o agente de integração disponibiliza também o Programa Aprendiz (para jovens entre 14 e 24 anos de idade) e dezenas de cursos livre de capacitação para o trabalho, previsto na Lei nº 10.097/2000.

Desde a fundação, cerca de um milhão de estudantes foram encaminhados pelo CIEE/PR para estágio nas empresas parceiras. Muitos tornaram-se profissionais bem sucedidos que hoje ocupam posições de destaques em organizações corporativas, na Magistratura, nos Poderes Legislativo e Executivo.

O CIEE do Paraná está presente em todo o Estado do Paraná, com uma rede de 32 unidades regionais. Administra convênios que mantém uma média mensal de trinta mil estagiários. Possui cerca de 30 títulos municipais de Utilidade Pública, além de idêntico reconhecimento pelos Governos Federal e Estadual. Tem ainda registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de mais de 70 municípios.

CONTRATAÇÕES

O estágio é o primeiro passo para o estudante adquirir experiências que o ajudarão a ter acesso ao futuro emprego.

Além da comemoração dos 50 anos, outra comemoração em 2017 é a expansão das contratações e estagiários pelas empresas parceiras do CIEE.

Nas últimas cinco décadas o CIEE cresceu e consolidou-se como referência em programas de estágios, aprendizes e cursos livres de capacitação para o trabalho.

Nesses 50 anos de existência do CIEE/PR, o programa de estágio beneficiou mais de um milhão de estudantes, transformando suas vidas e sonhos em carreiras vitoriosas.

No primeiro ano de funcionamento do CIEE/PR, em 1967, foram contratados apenas 43 estagiários. Por década foram contratados em: 1977 - 7.821 estagiários;  de 1977 a 1987: 27.982; de 1987 a 1997: 130.379; de 1997 a 2007: 384.241 e de 2007 a  2017 já somam 451.053 estagiários contratados e atuando.

CIEE NO BRASIL

O CIEE no Brasil começou suas atividades em 1964, na cidade de São Paulo. Hoje tem 08 unidades autônomas e administra 250 mil estudantes em estágio em todo o Brasil e mantém mais de 400 unidades de atendimento em todo o território nacional.

 

FOTO: PROFETA