Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Sessão Solene, Sebastião Luiz Fante recebe o Título de Cidadão Honorário de Apucarana

Em Sessão Solene, Sebastião Luiz Fante recebe o Título de Cidadão Honorário de Apucarana

por imprensa — publicado 17/10/2018 13h25, última modificação 17/10/2018 13h52
A honraria proposta pelo vereador Lucas Ortiz Leugi, foi aprovada por unanimidade dos vereadores

A Câmara Municipal realizou Sessão Solene na noite desta terça-feira (16/10), na Casa da Amizade (Rotary Club), para outorga do Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao empresário Sebastião Luiz Fante. A honraria proposta pelo vereador Lucas Ortiz Leugi, foi aprovada por unanimidade dos vereadores e a Lei nº 018/2018 foi sancionada pelo prefeito Carlos Alberto Gebrim Preto, Beto Preto.

Conduzida pelo presidente do legislativo, Mauro Bertoli, a sessão contou com a presença dos vereadores Antônio Carlos Sidrin, Edson Freitas, Gentil Pereira, José Airton Deco de Araújo e a vereadora Marcia de Sousa.

Também estiveram presentes na sessão o prefeito Beto Preto, Moacir José Tonin, Governador do Rotary, Luiz Claudio Zanella, presidente do Rotary Clube Apucarana, Jaime Leonel, presidente da ACIA, Ainda Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista – SIVANA, Reinaldo de Paula Martins, governador do Rotary Apucarana 2003/2004, Nilcéia Rossi Flores, Diretora da Câmara da Mulher Apucarana, Armeli Dourado, vice-presidente do Rotary Apucarana Sul, e os secretários Municipais da Indústria e Comércio, Edson Estrope e da Fazenda, Marcello Augusto Machado,  Amália Christina Carletto esposa do Fante e seus filhos Marcos Vinícius, Isabella e Ana Carolina, além de familiares e amigos do homenageado.

Ao entregar o Título, Lucas Leugi reforçou que Apucarana ganha um novo filho. “O Fante é um cidadão que vive e investe em nossa cidade, uma pessoa que ajudou e ajuda muitas pessoas. Um empresário bem-sucedido do setor de aviamentos, um amigo e um exemplo a ser seguido. Tive a oportunidade de conviver com o Fante e sua família, desde menino. Cresci admirando o caráter deste homem, que além de acreditar e investir em Apucarana, sempre esteve envolvido com as causas sociais, não medindo esforços para ajudar o próximo”, revelou o vereador.

Leugi falou da satisfação, da emoção e da gratidão de poder fazer parte desta homenagem ao empresário. “Entregamos não só ao Fante, mas a toda sua família, este Título. Uma família honrada, determinada, de coração aberto para toda nossa cidade. É um orgulho para o mundo empresarial o Título ao Fante. Sabemos do seu empenho e dedicação com Apucarana, gerando empregos, ajudando através dos Clubes de Serviços, um exemplo a ser seguido”.

Encerrando seu pronunciamento o vereador citou Bertold Brech, “Há homens que lutam um dia, e são bons. Há outros que lutam um ano, e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons. Porém há os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis”. “Sebastião Luiz Fante é uma dessas pessoas citadas por Brech. Ele é imprescindível.

Emocionado, Fante agradeceu o Título a todos vereadores, familiares e amigos. “É uma data especial. Uma honra receber este Título. Ser adotado por Apucarana, como um filho, me deixa muito feliz e espero ter forças para servir a sociedade apucaranense e estarei pronto para continuar construindo a cidade todos os dias”.

Fante revelou que existem muitas razões para amar Apucarana. “Conquistei grandes amigos e encontrei a minha esposa e verdadeira companheira, Amália, que me fez um homem completo. Construímos uma linda família com meus filhos, Marcos, Isabella e Ana Carolina, e é dessa forma que vivo minha vida, calcada em muita honestidade, respeito e retidão e, acima de tudo, perseverança. O Título que recebi me honrou, mas acima de tudo me comoveu”.

O prefeito Beto Preto enalteceu o trabalho que o empresário fez em Apucarana. “Temos na cidade um novo apucaranense. Como todos nós, o Fante construiu, lutou e ama Apucarana. Ao conceder esse Título de Cidadania Honorária, nós comemoramos a história de vida do Fante, que transformou, empreendeu, que gerou renda e emprego para muitos apucaranenses”.

Em nome do Rotary Clube, Moacir José Tonin, Governador do Rotary, parabenizou Sebastião Fante e falou do orgulho para os rotarianos em participarem da homenagem ao “agora apucaranense”.

HOMENAGENS

Além de ser homenageado, Fante homenageou seus familiares com a entrega do PIN com o Brasão do Município de Apucarana. Receberam Altimar José Carleto, Adilor Domingos Carleto, Domingos Carleto, José Riveline Lopes, Marcos Vinícius, Ana Carolina e Isabella Fante e Amália Carleto Fante.

HISTÓRICO

Sebastião Luiz Fante nasceu em Novo Itacolomi, em 11 de janeiro de 1957. Filho de Betelli Sofhia e Luiz Fante é o mais novo de seis irmãos. Começou sua vida profissional na mesma cidade, em uma selaria, onde seu irmão era dono. Por volta dos 18 anos veio morar em Apucarana para servir o quartel. Após esse período, trabalhou na Tapeçaria Biazzi, Prefeitura Municipal e depois no Banco do Brasil, por 18 anos. Nesse período fez parte da diretoria do Sindicato dos Bancários. Casou-se aos 29 anos com Amália Christina Carleto Fante, com quem teve três filhos: Marcos Vinícius, Isabella e Ana Carolina.

Em seus últimos tempos de banco, abriu uma confeitaria com seu cunhado, chamada Florença. Após três anos, venderam o empreendimento e Fante passou a trabalhar em uma imobiliária. Nessa época, a cidade estava crescendo muito no ramo de bonés e com a expansão do mercado, Fante e o cunhado abriram uma empresa de aviamentos. Nascia assim, em 1993, a Dicatex.

A empresa completa 25 anos e hoje é administrada por Fante, sua esposa Amália e seus filhos, Marcos e Isabella. Ana Carolina, sua filha mais nova, é recém aprovada em Medicina pela FACERES, Faculdade de São José do Rio Preto. Atualmente, a Dicatex é uma empresa consolidada em Apucarana, pois vende seu próprio produto. Além de revendas têm parcerias com fornecedores da China e importa sua própria marca.

Hoje, Fante, continua, além da Dicatex, que sua empresa, com sociedade nas empresas Tecitex, Espaço da Casa e TNT Paraná. Juntas, geram mais de 100 empregos na cidade. Além disso, ele tem um papel ativo e importante em Apucarana, participando de vários órgãos de destaque, como ACIA e Rotary Clube Cidade Alta.