Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Junior da Femac e Bertoli visitam Chácara JL

Junior da Femac e Bertoli visitam Chácara JL

por imprensa — publicado 06/02/2018 15h15, última modificação 06/02/2018 15h26
A propriedade, que é um das 274 que recebem incentivos do Programa Terra Forte

O prefeito em exercício Sebastião Ferreira Martins Júnior, Júnior da Femac, o secretário Municipal da Agricultura, José Luiz Porto e o presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli, visitaram na manhã de hoje (terça-feira 06/02), a Chácara JL, localizada na Rodovia do Milho, na região do Bilotti, em Apucarana.

O local conta com uma área de 2,5 alqueires onde são cultivados 1.400 pés de frutas e um barracão com capacidade para 28 mil frangos. A propriedade, que é um das 274 que recebem incentivos do Programa Terra Forte, pertence ao jovem Jorge Luiz de Godoy, de apenas 24 anos. “Temos aqui um exemplo de como a diversificação está ajudando a manter jovens na agricultura. Eles estão se interessando em cuidar da propriedade. O Programa Terra Forte é uma das iniciativas da Gestão Beto Preto que contribuem na sucessão, ajudando a fixar as famílias no campo”, frisa Junior da Femac.

Ele lembra que o programa nasceu de um pedido de uma criança, feito ao prefeito Beto Preto, para que fossem incluídas frutas no cardápio da merenda escolar. Implantado em maio de 2014, a iniciativa tem sido premiada em âmbito Estadual. “Hoje já chegamos à marca de 85 toneladas de frutas entregues pelos produtores ao Departamento Municipal de Merenda Escolar. A projeção para 2018 são mais 70 toneladas”, afirma Junior da Femac, acrescentando que, além da fruta in natura, o Município pretende incentivar a criação de uma cooperativa para fazer o processamento industrial, agregando valor ao produto.

De acordo com o prefeito em exercício, a fruticultura e a avicultura estão alavancando o Valor Bruto da Produção (VBP). “Somente a avicultura responde por 45% do VBP de Apucarana, que tem atualmente 173 aviários instalados. Nos últimos dois anos, Apucarana aumentou a capacidade instalada em 70%, passando de 2,3 milhões para 4 milhões de frangos”, ressalta Junior da Femac.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, atualmente 274 agricultores estão inscritos no Programa Terra Forte e recebem incentivos como mudas, calcário e fosfato natural. “Os que optaram pela fruticultura são 97 agricultores, para os quais já distribuímos 10 tipos de mudas”, informa Porto.

Mauro Bertoli, presidente do legislativo parabenizou Jorge Luiz pelo trabalho. “Acompanhamos a produção e estamos vendo os bons resultados com a colheita das frutas, com o trabalho voltado a avicultura. E, parabenizo o Jorge Luiz pelo empenho, um jovem dedicado em realizar um bom trabalho. Os frutos são colhidos através do Programa Terra Forte, implantado pelo prefeito Beto Preto e que as crianças recebem as frutas nas escolas. Outro ponto é a agricultura familiar que ganha destaque nessa administração do nosso prefeito, gerando ainda renda e emprego”, diz Bertoli.

O jovem Jorge Luiz de Godoy retirou e plantou 500 mudas de goiaba, 150 de maracujá, 100 de figo, 50 de atemoia e 100 de abacate. “Vendo meu pai e minha mãe trabalhando sempre me interessei em permanecer na atividade. Ouvi falar do programa e fui buscando informações com outros produtores”, conta Godoy, que plantou as mudas há cerca de dois anos e já começa a colher os primeiros frutos. Godoy administra os serviços da chácara e conta com a ajuda de um caseiro.

Foto: Edson Denobi (PMA)