Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mais de 200 mulheres recebem certificado de cursos concluídos no Centro de Oficinas

por imprensa — publicado 03/08/2017 09h30, última modificação 03/08/2017 16h11
Para o segundo semestre novos cursos foram inseridos na programação

A convite da Secretária da Mulher e Assunto da Família, Denise Canesin Moisés Machado, o presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli, participou na terça-feira (01/08) da solenidade de entrega de diplomas para 227 mulheres que concluíram cursos de capacitação realizados no primeiro semestre deste ano através do Centro de Oficinas da Mulher.

O evento, realizado no Cine Teatro Fênix, contemplou as habilidades de cabeleireiro, depilação, design de sobrancelha, manicure/pedicure, costura moda, costura industrial, fabricação de tapetes, bolsas e bonecas, além do curso de Oratória. Além do aprendizado técnico de uma profissão, os cursos proporcionam o empoderamento e o protagonismo feminino.

“A capacitação profissional e a geração de renda são pilares do funcionamento do Centro de Oficinas da Mulher, mas nossos cursos têm as mais variadas vertentes, sendo voltados tanto para a pessoa que quer se inserir no mercado de trabalho, quanto para aquela que quer ficar na sua casa, junto com seus filhos, contudo também produzindo, gerando renda, contribuindo com o orçamento familiar”, explicou Denise Canesin Moisés Machado. Ela destaca ainda que ao longo do semestre, a escola itinerante de corte e costura, que funciona adaptada em um ônibus, ficou ancorada na APAE onde desenvolveu – em parceria com a APAE e a UTFPR – projeto com as mães dos alunos, ensinando a produção de roupas destinadas a crianças com necessidades especiais – Moda Inclusiva.

Os números do primeiro semestre confirmam o histórico positivo de formação do Centro de Oficinas da Mulher que, entre 2013 e 2016, se firmou como marco na oferta de cursos profissionalizantes na cidade. Ao longo do período foram qualificadas aproximadamente duas mil mulheres, todas certificadas em variadas profissões nas áreas de beleza, costura e informática, abrindo oportunidade para todos e zelando com o nosso compromisso de gestão. “Desde o início, em 2013, o prefeito nos apoiou muito e solicitou que levássemos o trabalho do centro de oficinas para os bairros e distritos. Hoje grande parte das mulheres capacitadas está inserida no mercado de trabalho ou montaram seus próprios empreendimentos”, relata a secretária Municipal.

O vereador Mauro Bertoli, em nome da Câmara Municipal de Apucarana parabenizou as formandas. “Agradeço o convite feito pela secretária Denise e a oportunidade de participar desta importante solenidade, onde mais de 200 mulheres receberam o certificado de conclusão de cursos oferecidos pela Secretaria através do Centro de Oficinas da Mulher. Acredito que o principal objetivo foi atingido tanto por quem oferece o curso como para as pessoas que participaram. Formamos, com esta oportunidade que tem o total apoio do prefeito Beto Preto, mulheres empreendedoras, incentivando sua inserção no mercado de trabalho, conseguindo com isso, independência financeira e maior qualidade de vida”, destacou Bertoli.

SEGUNDO SEMESTRE INICIA COM NOVOS CURSOS

Os cursos do segundo semestre já tiveram início nesta semana. “Além das mesmas oportunidades oferecidas na primeira metade do ano, inserimos no planejamento do novo semestre dois novos projetos. Em parceria com a Agência do Trabalhador serão realizadas capacitações para inserção no mercado de trabalho, como aulas de confecção de currículo, dicas para a entrevista de emprego, e também vamos oferecer formações que fomentem o empreendedorismo. Este trabalho será feito de forma individual, identificando em cada uma das alunas a sua vocação”, explicou Carolina Scarpelini, diretora do Centro de Oficinas da Mulher. Ela frisa que as atividades oferecidas no local visam atenção completa à mulher. “O empoderamento e o protagonismo feminino são construídos todos os dias. E é isso que temos procurado fazer, sempre com total apoio por parte do prefeito Beto Preto”, concluiu.

FOTO: PROFETA / PMA