Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na 1ª Sessão Ordinária de outubro Rumo e Outubro Rosa são temas de discussão entre os vereadores

por imprensa — publicado 03/10/2017 11h15, última modificação 04/10/2017 09h24
Também foram votados e aprovados 02 Projetos de Lei e 04 Requerimentos do vereador Lucas Leugi

Na primeira sessão ordinária realizada no mês de outubro, presidida pelo vereador Mauro Bertoli, os vereadores da Câmara Municipal de Apucarana votaram e aprovaram 02 Projetos de Lei e 04 Requerimentos.

Em pauta, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 97/2017 que institui o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, de autoria do vereador Gentil Pereira, que foi aprovado por unanimidade dos presentes. Também por unanimidade foi aprovado o Projeto de Lei nº 36/2017 que autoriza o Executivo Municipal a proceder a alienação do imóvel que especifica sobre a concessão de incentivos previstos na Lei Municipal nº 009/2002, de 25/03/2002, para a empresa Nathan Recicladora Eireli ME.

O vereador Lucas Ortiz Leugi apresentou quatro requerimentos que foram discutidos e aprovados: o nº 61/2017 que pede informações ao diretor da Copel /Telecom sobre a implantação da rede de fibra óptica de internet de alta velocidade na região da Vila Regina; nº 62/2017 que pede informações ao diretor da Sanepar sobre o cronograma da implantação da rede de esgotos no Jardim Por do Sol; nº 63/2017 que pede informações ao Prefeito municipal sobre a previsão para a realização da licitação visando a contratação da empresa que prestará serviços de transporte público coletivo de passageiros no município de Apucarana e o nº 67/2017 que pede informações ao diretor da RUMO/ALL Logística, sobre a manutenção geral da linha férrea no município de Apucarana.

RUMO / ALL

Ainda na discussão do Requerimento e durante o primeiro expediente, Lucas Leugi cobrou explicações da empresa Rumo, após mais um acidente ocorrido na manhã de ontem em Apucarana. “Dois vagões descarrilaram nas imediações da Vila Apucaraninha e quase atingiram algumas casas. O que vemos é: nenhuma manutenção, falta de respeito e falhas. Vemos a Rumo visando apenas lucro e poder, e desvalorização da vida dos apucaranenses. Não é de hoje que peço providências na manutenção, limpeza. Quantas pernas, quantos braços, quantos dedos terão que ser decepados por causa da negligência dessa empresa?”, questiona.

No final da sessão os vereadores cogitaram a possibilidade de acionar a empresa na justiça. Também poderão pedir a presença na Câmara do representante do Ministério Público Federal para debater a questão e buscar uma solução para o problema. Leugi foi além e acenou com a possibilidade de apresentar mais uma Moção de Repúdio a RUMO/ALL, conforme já foi aprovado anteriormente.

OUTUBRO ROSA

A vereadora Márcia Regina Sousa, falou sobre o Outubro Rosa, que será lançado hoje (terça-feira 03/10), em Apucarana. “O lançamento da programação, realizada pela Prefeitura Municipal, será na Praça CEU, às 14 horas. Teremos várias atividades e queremos contar com a participação de todas as mulheres apucaranenses. É muito importante a participação e envolvimento de todas”, conclama a vereadora.

Segundo ela, a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “O tema da campanha para 2017 é “Unidas pela luta contra o câncer de mama”. Na Escola da Gestante, além de palestras e orientações com enfoque na prevenção do câncer de mama e de colo de útero ao longo do mês, teremos a coleta de preventivo até o dia 31 de outubro”, destaca.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão realizados atendimentos em horário noturno e nos sábados. “Serão realizados exames preventivos, orientações de auto-exame do câncer de mama, encaminhamentos para mamografia, bem como ofertas de testes rápidos, entre outros atendimentos”, detalha Márcia.

As mulheres devem entrar em contato com a UBS do seu bairro para se informar dos horários dos atendimentos e dos serviços oferecidos dentro da programação do Outubro Rosa.