Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem realiza Sessão Solene de Posse e elege Mesa Executiva

Parlamento Jovem realiza Sessão Solene de Posse e elege Mesa Executiva

por imprensa — publicado 02/08/2018 17h45, última modificação 02/08/2018 17h54
A sessão foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Apucarana com a presença dos vereadores

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (02/08), na Câmara Municipal de Apucarana, a Sessão Solene de Posse do Parlamento Jovem – edição 2018. Presidida pela vereadora Milene Bueno da Cunha, a sessão contou com a presença de dez dos onze vereadores eleitos e diplomados no dia 29 de junho, no Fórum Desembargador Clotário Portugal. Durante a sessão foram empossados os novos vereadores e eleita a Mesa Executiva que coordenará os trabalhos parlamentares até o final deste ano.

Participaram da sessão os vereadores que compõem a 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Apucarana, Mauro Bertoli, Marcia Sousa, Luciano Molina, Antônio Marques, o Marcos da Vila Reis, Lucas Leugi, Antônio Carlos Sidrin, Edson Freitas e Rodolfo Mota, além do juiz e presidente do Fórum Desembargador Clotário Portugal, Dr. Osvaldo Soares Neto, a presidente do Conselho Municipal de Juventude Denise Carletto, o comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, major Roberto Geraldo Coelho, professoras e demais autoridades municipais.

O presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli, destacou, ao saudar os novos componentes do Parlamento Jovem, que neste momento, mais um marco de progresso fica registrado em Apucarana. “O futuro está dentro deste plenário. O compromisso que esses jovens assumem hoje é de grande responsabilidade e que terá um reflexo daqui alguns anos. Ao se candidatarem, ao fazerem parte do Parlamento Jovem, estão buscando promover o bem geral do município”, diz Bertoli.

Ele lembra que nenhuma pessoa faz nada sozinha. “Companheirismo é sem sombra de dúvida, o principal compromisso que vocês deverão ter nessa caminhada, para fazer com que a nossa cidade, através de projetos que vocês criarão, continue sendo a melhor cidade para todos nós. Sejam bem-vindos a caminhada política que se inicia neste momento e contem sempre comigo para colaborar com os projetos”, concluiu Bertoli.

A autora do projeto, vereadora Márcia Sousa, destacou que a posse dos parlamentares jovens eleitos é um evento legitimamente organizado, com regimento próprio. “Parabenizamos os vereadores e vereadoras e damos boas-vindas a todos. O Parlamento Jovem possibilitará discussões da política com os nossos jovens, trará motivação para que todos conheçam um pouco mais do nosso dia a dia, para que desenvolvam um Projeto de Lei, um Requerimento, uma Indicação. É um projeto que veio somar para os nossos jovens”, relatou a vereadora.

Segundo ela, até outubro serão realizadas duas reuniões com a supervisão do advogado do legislativo, Dr. Wilson Penharbel, coordenador do projeto na Câmara de Apucarana, para que os vereadores e vereadoras eleitos e empossados sejam orientados para desenvolverem um Requerimento, um Projeto de Lei e uma Indicação que serão apresentados, discutidos e votados em uma única sessão, no dia 08 de outubro.

O juiz e diretor do Fórum Desembargador Clotário Portugal, Dr. Osvaldo Soares Neto, parabenizou os vereadores e vereadoras empossados. “Como juiz e diretor do Fórum é um motivo de alegria estar aqui e ver a representatividade da juventude na política da nossa cidade. Vamos acompanhar o trabalho, ver o desenvolvimento das ideias dos jovens que amanhã ocuparão esses lugares. Este momento coroa a eleição, os votos que os vereadores receberam da comunidade estudantil. Que eles vejam este momento com responsabilidade, alegria e prazer de representar quem confiou o voto”, disse o juiz que se colocou à disposição para auxiliá-los no que for necessário.

MESA EXECUTIVA

Concorreram à Mesa Executiva duas chapas. Chapa 01: Maria Eduarda S. Siqueira (PVS) – presidente; Milene Bueno da Cunha (PEC) – vice-presidente; Beatriz dos Santos Miranda (PSPCV) – 1ª secretária e Lívia Vitória Severo Ferreira (PELICE) – 2ª secretária. Chapa 02: Maria Júlia Roberta de Souza (PELICE) – presidente; Daniel Vitor de Jesus (PEC) – vice-presidente; Antony Felipe Martins da Silva (PLRD) – 1º secretário e Talita Natiele dos Santos (PSPCV) – 2ª secretária. Por seis votos foi eleita a chapa 01. A Chapa 2 obteve 4 votos.

Os vereadores fazem parte de partidos registrados no TRE e voltados ao Projeto Parlamento Jovem: Partido Vida e Saúde (PVS - 50); Partido Liberdade e Respeito (PLR - 51); Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar (PELICE - 52); Partido Segurança Pública e Combate a Violência (PSPCV - 53) e Partido Educação e Cultura (PEC - 54).

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 08 de outubro, às 09 horas, na Câmara Municipal de Apucarana.

Foto: Câmara Municipal de Apucarana (Débora Ferreira / Assessoria Vereadora Márcia)