Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projetos de Lei e Requerimentos são discutidos e aprovados em sessão ordinária na Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 10/10/2017 14h09, última modificação 10/10/2017 14h09
Parlamento Jovem foi discutido entre os vereadores

Por unanimidade dos vereadores foi aprovado em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (09/10), o Projeto de Resolução nº 2/2017, de autoria da vereadora Márcia Regina da Silva Sousa, que dispõe sobre a criação do Parlamento Jovem Municipal, no âmbito da Câmara Municipal de Vereadores. “Com esse projeto queremos, por meio da simulação do exercício do mandato parlamentar, levar a discussão sobre as funções e a importância do Poder Legislativo para dentro das escolas, ampliando-se a informação e o conhecimento dos jovens sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Câmara de Vereadores e no Município de Apucarana”, detalha a vereadora.

Segundo ela, tudo acontecerá dentro da Câmara. “Realizaremos o trabalho no Plenário, onde nós – vereadores – realizamos as sessões. Os jovens desenvolverão as atividades parlamentares assistidos por seus professores e seus trabalhos serão publicados em Edital afixados na Câmara”.

CÂMARA DO ESTUDANTE

O projeto da vereadora foi elogiado por todos os edis e aprovado por unanimidade. Em seu pronunciamento o vereador Luciano Molina lembrou que em 2003 foi aprovado um projeto do ex-vereador Petrônio Cardoso, Câmara do Estudante, com a mesma finalidade, e que não foi colocado em prática pelas legislaturas seguintes. Já o vereador Lucas Leugi reforçou que se a Lei de autoria do ex-vereador Petrônio não foi revogada, “ela continua valendo e deverá ser colocada em prática”.

Na mesma sessão, presidida pelo vereador Mauro Bertoli, foram aprovados ainda 03 Projetos de Lei: nº 97/2017, do vereador Gentil Pereira, que institui o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, em última discussão; nº 36/2017 que autoriza o Executivo Municipal a proceder alienação do imóvel que especifica sobre a concessão de incentivos previstos na Lei Municipal nº 009/02, de 25/03/2002, para a empresa Nathan Recicladora Eireli ME em segunda discussão, e em primeira discussão o Projeto de Lei nº 90/2017, do vereador Edson Freitas, que obriga dos supermercados do município de Apucarana a fornecer cadeiras de rodas para pessoas idosas, portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida. “As pessoas que serão beneficiadas pelo Projeto têm o mesmo direito de todas as demais e poderão ir aos mercados fazer suas compras. Direito garantido”, justifica Edson.

Também foram aprovados dois Requerimentos de autoria do vereador Francisley Preto Godoi, o Poim: nº 65/2017 que pede informações ao prefeito municipal sobre a viabilidade de serem disponibilizados agentes de Guarda Municipal para comparecerem na Câmara Municipal durante a realização de todas as sessões ordinárias e extraordinárias o e nº 66/2017 que pede informações ao prefeito municipal sobre a viabilidade da colocação de aparelhos contendo álcool gel nas dependências das capelas mortuárias municipais.

ALUNOS DA FACHISA E SESC ACOMPANHAM A SESSÃO

Durante a sessão ordinária de ontem 30 alunos da “Fachisa Jovem Aprendiz – Apoio e Qualificação Profissional” acompanharam a sessão com a diretora Eliane Boschini e a pedagoga Fátima Sobh. O programa conta hoje com 140 alunos da rede pública do ensino médio e fundamental que estão inseridos no mercado de trabalho, no setor administrativo, vestuário e supermercados. O curso tem duração de 1 ano e 4 meses.

Também estiveram presentes na sessão os alunos do Projeto Futuro Integral do SESC, acompanhados do professor Emerson, sob a coordenação da gerente executivo do SESC Apucarana, Andréia Patrícia Rinaldo. Este projeto atende 400 jovens da rede pública de ensino no município com o intuito de levar o letramento e o raciocínio lógico para ampliar o repertório cultural. A iniciativa de visita ao Legislativo visa despertar no cidadão jovem o interesse pela participação social no município, no estado e no país em que residem.