Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Poim participa da entrega de computadores para rede municipal de ensino

Vereador Poim participa da entrega de computadores para rede municipal de ensino

por imprensa — publicado 26/07/2018 14h47, última modificação 26/07/2018 14h47
Prefeito Beto Preto entregou 2.610 equipamentos de informática às Escolas Municipais e CMEI’s

Durante o evento de capacitação continuada dos profissionais da rede municipal, que acontece no campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), ao lado do prefeito Beto Preto e da secretária Municipal de Marli Fernandes, o vice-presidente do legislativo, Franciley Preto Godoi, Poim, participou na tarde de ontem (quarta-feira 25/07), da entrega de equipamentos de informática para a rede municipal de ensino. Na mesma solenidade foi assinado o convênio com o campus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que, ao longo do semestre irá ministrar capacitações aos professores da rede municipal.

Segundo o prefeito Beto Preto a Prefeitura de Apucarana, por intermédio da Autarquia Municipal de Educação (AME), está implantando o maior programa de difusão da informática junto a alunos do ensino básico no Paraná. A iniciativa, que visa aliar modernas ferramentas digitais ao aprendizado em sala de aula dos cerca de 8 mil alunos das 37 escolas da rede municipal e atendimento de mais de 2 mil crianças junto aos 23 centros municipais de educação infantil (CMEI’s).

“Este é um momento histórico para a educação municipal de Apucarana. O que presenciamos é uma virada de página sem precedentes na história da cidade, onde no que tange acesso à tecnologia a prefeitura retira a educação municipal de um patamar de início do século XX e a coloca em um processo de desenvolvimento digno do século XXI. Um grande salto para o futuro, investimento que supera até mesmo projetos existentes em nível de colégios da rede privada e que tem como objetivo formar uma geração vitoriosa de apucaranenses”, disse o prefeito Beto Preto.

O ato de lançamento da iniciativa, que inicia a criação de uma cultura digital em todas as unidades educacionais do município de Apucarana, envolveu a assinatura de convênio com o campus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que, ao longo do semestre irá ministrar capacitações aos professores da rede municipal, e entrega de 2.610 equipamentos de informática, sendo 1.770 netbooks para as 37 escolas municipais e 800 tablets aos 23 centros de educação infantil (CMEI’s), além de 40 notebooks que foram adquiridos para os professores. O número de equipamentos e laboratórios será distribuído de acordo com a quantidade de alunos de cada instituição. “Todos os equipamentos estarão conectados à internet, através de um moderno servidor também adquirido pela Autarquia de Educação”, explicou professora Marli Fernandes, diretora-presidente da AME.

Os aparelhos vêm acondicionados em gabinetes, que funcionam como laboratórios itinerantes, facilitando seu transporte, armazenamento e a recarga elétrica. “Importante salientar que as turmas de Educação Especial também vão receber tablets, com diversas atividades e jogos. Os recursos audiovisuais e lúdicos são importantes para a alfabetização e o desenvolvimento das crianças com necessidades diferenciadas”, acentuou Marli.

Além dos equipamentos destinados aos docentes e alunos, a Autarquia Municipal de Educação também repassou recentemente 155 computadores desktop para as salas de direção, coordenação e secretarias escolares. O valor investido nos lotes de aparelhos eletrônicos de informática soma R$ 3.332.625,00, com recursos próprios do município. “Nossas escolas já possuem laboratórios de informática fixos mas, através deste programa que lançamos agora, contarão com laboratórios móveis ou itinerantes (estantes), possibilitando que as novas tecnologias estejam ainda mais acessíveis aos professores e alunos, literalmente dentro das salas de aula, configurando-se em grande diferencial na formação escolar, servindo para aguçar a curiosidade das crianças e incentivar pesquisas sobre os conteúdos lecionados”, pontuou a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes.

Representando a Câmara de Apucarana, Poim parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Apucarana mais uma vez dá um passo à frente na educação. È mais um momento positivo em nossa cidade. Oferecer educação de qualidade é sem dúvida uma das prioridades da gestão do prefeito Beto preto”, destacou Poim.

Professores vão receber capacitação da UFPR

Para auxiliar na incorporação da tecnologia em sala de aula, a Autarquia Municipal de Educação firmou parceria com o campus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que, através do curso de Licenciatura em Computação, vai promover a formação continuada “Hands-on-Tec” com todos os professores da rede municipal. “O curso é voltado aos professores de todas as disciplinas, que vão participar de aulas on-line e presenciais até o final semestre. A primeira turma, entretanto, abrangerá os coordenadores escolares”, explicou professora Marli Fernandes, diretora-presidente da AME, que agradeceu o interesse da universidade em fazer parte do programa.

A formação “Hands-on-Tec” tem como intuito integrar as mídias digitais ao conteúdo curricular, fazendo com que deixem de ser apenas entretenimento e colaborem com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Uma estratégia pedagógica que surge a partir da adaptação da Técnica Hands-on, em conjunto com a Teoria de Resolução de Problemas (RP) e a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). “Esta proposta de Apucarana, que integra a tecnologia com o programa curricular das escolas, é algo inovador. A introdução da informática a partir da educação fundamental é foco das nossas pesquisas. Um grande desafio, mas que acreditamos muito ser o caminho. Não investir neste sentido é manter uma educação distante do tempo das crianças. Apucarana está de parabéns, a Educação agradece por esta iniciativa”, disse professora Doutora em Educação Científica e Tecnológica da UFPR, Selma dos Santos Rosa.

Presenças – Entre as autoridades presentes no lançamento estiveram ainda o vice-prefeito Júnior da Femac e o professor doutor da UTFPR e um dos coordenadores do “Hands-on-Tec, Valdir Rosa.

 Foto: Profeta (PMA)

*Com informações do jornalista Fábio Rena Beraldo (PMA)