Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de solenidade no Corpo de Bombeiros

Vereadores participam de solenidade no Corpo de Bombeiros

por imprensa — publicado 24/07/2017 15h12, última modificação 24/07/2017 15h12
Foram entregues as obras de ampliação da sede na área central, 04 veículos e equipamentos

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Mauro Bertoli, acompanhado do vereador Francisley Preto Godoi, “Poim” e da vereadora Márcia de Sousa, participou na manhã de hoje (segunda-feira 24/07), da solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), de Apucarana. O convite aos vereadores foi feito pelo prefeito Beto Preto e pelo comandante do 4º SGBI, Major Hemerson Saqueta.

No total foram investidos R$ 650 mil, valor relativo à construção da garagem, quatro novos veículos e diversos equipamentos operacionais. A garagem coberta, construída ao valor de R$ 128.890 e os equipamentos operacionais, que custaram R$ R$ 63,5 mil, foram viabilizados com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Já os quatro novos veículos (dois Renaut Duster e dois caminhonetes Nissan Fronteira) foram repassados pelo governo do Estado, somando investimentos de R$ 457.687,48.

O prefeito de Apucarana e presidente do Funrebom, Beto Preto, afirma que o trabalho de reestruturação do Corpo de Bombeiros é contínuo desde 2013. “Encontramos o Funrebom, que é um fundo oriundo do pagamento da taxa de combate a incêndios e administrado pela Prefeitura, com R$ 400 mil negativo. Esses recursos foram usados por gestões anteriores para outras finalidades e, quando assumimos, recolocamos esse valor e demos início ao processo de fortalecimento do Corpo de Bombeiros em Apucarana”, lembra Beto Preto.

Nos últimos anos, conforme Beto Preto, o Município investiu mais de R$ 1 milhão no reequipamento da corporação. “Fizemos a ampliação em 139 metros quadrados do posto 1, localizado na Vila São Carlos, a ampliação em 394 metros quadrados do quartel central e agora a construção da garagem coberta, com área de quatrocentos metros quadrados, além da entrega de diversos equipamentos”, enumera Beto Preto. O prefeito agradeceu também o Governo do Estado pelos equipamentos e veículos que disponibilizaram para o Subgrupamento.

O major Saqueta lembrou que está de saída de Apucarana, após cerca de 10 anos de serviços prestados na corporação. Nos próximos dias, haverá a passagem de comando, quando assumirá o capitão Roberto Coelho. “O evento de hoje mostra a evolução, a estruturação e o fortalecimento do Corpo de Bombeiros em Apucarana. Quero agradecer especialmente ao prefeito Beto Preto, que abriu as portas e deu todas as condições para desenvolvermos as melhorias. Deus me cercou de pessoas boas em casa e no trabalho. Obrigado pela parceria e pela confiança na instituição”, ressaltou o major Saqueta, que está se transferindo para a cidade de Ponta Grossa.

Mauro Bertoli, presidente do Legislativo, destacou a importância do evento. “Este é um momento muito especial não só para esses profissionais, mas para toda a comunidade apucaranense. A nova sede, assim como o reforço na frota, contribui para termos bombeiros mais motivados e com mais condições de prestar um excelente atendimento, como já é feito em nossa cidade. Quem trabalha precisa de estrutura e é isso que esta sendo feito aqui em Apucarana. Destaco a importância da corporação, uma das instituições mais respeitadas pela sociedade e aproveito para parabenizá-los, muitas vidas já foram salvas, graças ao empenho e trabalho de todos vocês”.

Durante o evento, também foram homenageados dois membros da corporação, que prestaram serviço por mais de 30 anos e que ingressaram recentemente na reserva remunerada. O Corpo de Bombeiros de Apucarana foi transformado em Subgrupamento em 2010 e o governo do Estado já autorizou a elevação para grupamento. Atualmente, a corporação abrange 19 municípios. Além do quartel da Rua Ponta Grossa e o da Vila São Carlos, o Subgrupamento possui ainda unidades nos municípios de Faxinal, Jandaia do Sul e Mandaguari.

Presenças

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, que recebeu um novo veículo para seu município, além do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac). Também estiveram presentes o tenente coronel José Luiz Barbosa Deina, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, major Marcos José Faccio, subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana, o juiz criminal Osvaldo Soares Neto e o Capitão Roberto Geraldo Coelho que irá comandar o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), de Apucarana, a partir do dia 05 de Agosto.

Foto: EDSON DENOBI / PREFEITURA DE APUCARANA