Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Abertura de mercados, supermercados e hipermercados aos domingos e feriados foi tema de reunião na Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 24/05/2018 16h45, última modificação 24/05/2018 16h45
Presidente do Legislativo, Mauro Bertoli e presidente do Sindicato, Anivaldo Rodrigues discutiram regulamentação do horário de abertura

O presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli recebeu nesta manhã (quinta-feira 24/05), o diretor presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap), Anivaldo Rodrigues da Silva. Durante o encontro, que foi acompanhado pelo Procurador Jurídico da Câmara Municipal, Dr. Petrônio Cardoso, os presidentes discutiram a regulamentação do horário de abertura dos mercados, supermercados e hipermercados aos domingos e feriados.

“Iniciamos uma conversa para regulamentar a abertura dos mercados, supermercados e hipermercados aos domingos e feriados em nossa cidade. Entendemos que existe um acordo e que a abertura atualmente é legal, mas vamos aprofundar o assunto. Adianto, porém, que a partir do próximo ano os mercados, supermercados e hipermercados não abrirão mais na Sexta-feira Santa. Este será um projeto de minha autoria e responsabilidade. Desde já conto com o apoio e a aprovação dos demais vereadores”, declarou o presidente Mauro Bertoli.

REGULAMENTAÇÃO AOS DOMINGOS

Bertoli destacou ainda que outras datas deverão ser incluídas nesse projeto como os feriados de Corpus Christis, Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais e Nossa Senhora de Lourdes (Padroeira da cidade de Apucarana). “Com o Sindicato iremos, também, regulamentar o horário de funcionamento aos domingos”, acrescenta.

Anivaldo Rodrigues explicou que a conversa com Bertoli foi produtiva e que o próximo passo será uma reunião com os demais membros do Sindicato para apresentar as propostas que foram conversadas durante o encontro. “Assim que tivermos uma posição voltamos a conversar com a Câmara, que irá se posicionar. Até agora não fechamos a nossa Convenção Coletiva. O que esperamos é o melhor para os funcionários do setor”, concluiu o presidente do Sindicato.

Ele lembra que além da polêmica da abertura na Sexta-feira Santa, a mesma questão voltou em pauta no domingo do dia 13 de Maio, quando foi comemorado o Dia das Mães. “Soltamos uma Nota de Repúdio. Fomos contra a abertura dos mercados, supermercados e hipermercados nesta data. Procuramos as redes de supermercados de Apucarana para que não abrissem seus estabelecimentos nesta data especial, mas por força do Decreto 9.127/2017 assinado pelo Presidente da República, Michel Temer, todas as possibilidades de negociação foram tiradas. As redes não acataram o pedido do Sindicato. Aonde foram parar os valores? Isso é desumano, é uma data tão importante, como a Sexta-feira Santa. É inaceitável, é cruel”, diz Anivaldo.