Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Associação de Senhoras de Rotarianos de Apucarana recebe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias

por imprensa — publicado 11/06/2018 14h37, última modificação 11/06/2018 14h37
A honraria foi concedida pelo vereador e presidente do legislativo, Mauro Bertoli e aprovada por unanimidade de todos os vereadores

A Associação de Senhoras de Rotarianos de Apucarana (ASR) recebeu na noite de sexta-feira (08/06), em Sessão Solene realizada na Casa da Amizade, o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias. A honraria concedida pelo presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli, foi aprovada por unanimidade dos vereadores e a Lei nº 16/2018 foi sancionada pelo prefeito Dr. Beto Preto.

Além dos vereadores Antônio Carlos Sidrin, Gentil Pereira, José Airton Deco de Araújo e Marcia Sousa, participaram da solenidade o prefeito Dr. Carlos Alberto Gebrin Preto, Beto Preto, a presidente da ASR, Armelí Dourado, Silza Maria Pasello Valente, Coordenadora Distrital das Entidades de Senhoras de Rotarianos do Distrito 4710, secretários municipais, membros da Associação de Senhoras de Rotarianos de Apucarana, autoridades municipais e convidados.

O Diploma, segundo o presidente do legislativo Mauro Bertoli, atesta o reconhecimento pelos serviços prestados nos 53 anos de existência da Associação de Senhoras de Rotarianos de Apucarana. “Quando colocamos em votação o Diploma sabíamos da importância desse Clube, do trabalho que realizam. Os vereadores aprovaram por unanimidade e o prefeito Beto Preto, de pronto, sancionou a Lei para que hoje fizéssemos a entrega”, declarou o presidente.

Segundo Bertoli, a honraria reconhece publicamente um bem muito precioso que a ASR conquistou desde a sua criação. “Juntas, as associadas já realizaram trabalhos com a Casa da Criança Dona Eliza, Lar Adventista Paul Harris de Apucarana, com o Clube de Mães e Gestantes e, atualmente com o “Projeto de Mulher para Mulher - Confecção e Doação de Próteses Mamárias Externas”. Que Deus continue abençoando o trabalho de todas vocês e que os exemplos possam trazer mais pessoas para essa associação”, disse Mauro Bertoli.

Beto Preto destacou que a homenagem é mais que merecida. “ A Associação de Senhoras de Rotarianos traduz um voluntariado, uma solidariedade humana, introduz a presença do amor cristão no dia a dia daqueles que recebem este braço estendido, esta mão amiga, declarou o prefeito.

Armelí Dourado, presidente da ASR, agradeceu a honraria recebida e relembrou a trajetória da Associação.  “No dia 14 de julho de 1965 foi fundada a ASR de Apucarana e ao completarmos 53 anos recebemos da Câmara, dos dignos representantes do povo, o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias”, destaca. “Somos uma das muitas Associações de Senhoras de Rotarianos formadas e espalhadas por nosso Brasil afora.  Nossa Entidade teve início em 1938 na cidade de Bauru, começou de uma forma simples, mas como uma semente, germinou, multiplicou e se concretizou nesta obra grandiosa que é hoje”, completa.

A presidente explica que a Associação realiza um trabalho consoante com os rotarianos muito embora possua Estatutos e Regimentos próprios, com projetos temporários, ocasionais ou constantes, tendo sempre metas definidas. “Agradecemos a todos que nos ajudam e nos ajudaram a escrever essa história, que contribuíram com nossas ações, e, aos Rotary Clubes de Apucarana dos quais somos uma consequência feliz”, diz.

Armeli afirma que as associadas seguem as palavras da primeira Coordenadora Nacional da Associação, Maria do Carmo Gouveia de Moraes: “As Associações de Senhoras de Rotarianos não são compostas de mulheres que não tem o que fazer, mas de mulheres que sabem o que fazer; não são compostas de mulheres que procuram matar o tempo mas de mulheres que sabem dar vida ao tempo para que o tempo produza; não são compostas de mulheres que procuram distração no trabalho, mas de mulheres que transformam o  trabalho na mais sublime das distrações”.

HISTÓRICO

A ASR de Apucarana na atual gestão é formada por 24 (vinte e quatro) associadas, que frequentam regularmente as reuniões ordinárias que acontecem na Casa da Amizade na primeira segunda feira de cada mês.

Semanalmente atuam no desenvolvimento das ações da meta definida, participam dos eventos programados e são assíduas e atuantes nos Encontros de Setor, nos Encontros Distritais da Amizade e nos Encontros Nacionais da Amizade, promovidos pela Coordenadoria das Entidades de Senhoras de Rotarianos.

No decorrer de seus 53 anos de atividades a ASR têm realizado inúmeros trabalhos na comunidade apucaranense, colaborando com diversos segmentos da comunidade com determinação e garra na conquista de suas metas, visando sempre a melhoria na qualidade de vida das pessoas, minimizando seu sofrimento e melhorando sua autoestima.

- De 1965 a 1975 (10 anos) tiveram como meta definida apoio para a Casa da Criança Dona Eliza;

- De 1975 a 1990 (15 anos) a meta definida era apoio para o Lar Adventista Paul Harris de Apucarana, entidade idealizada e concluída em 1976 pela liderança do Rotary Club de Apucarana com participação da ASR de Apucarana e administrada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia;

- De 1990 a 2014 (24 anos) a meta definida foi o “Clube de Mães Gestantes Carentes” onde as associadas se reuniam todas as tardes das segundas feiras para receber as gestantes carentes com o intuito de confeccionar enxovais para os bebês, dando cursos de tricô, crochê, costura e outros, além de programar palestras, com profissionais da área, sobre os cuidados com a gestação e com o bebê;

- A partir de 2014 iniciaram o “Projeto de Mulher para Mulher - Confecção e Doação de Próteses Mamárias Externas” que conta com a participação efetiva das associadas em todas as etapas da confecção das próteses. As mesmas são doadas a todas que nos procuram, bem como para o Hospital do Câncer de Londrina e para o Hospital do Câncer de Maringá.