Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana emite nota de pesar pelo falecimento do Dr. Yamamoto

Câmara de Apucarana emite nota de pesar pelo falecimento do Dr. Yamamoto

por imprensa — publicado 24/06/2018 13h07, última modificação 24/06/2018 13h07
Dr. Yamamoto faleceu aos 82 anos na cidade de Londrina. O velório será na Loja Maçônica Moreira Sampaio

A Câmara Municipal de Apucarana, através do seu presidente Mauro Bertoli, lamenta, com profundo pesar, a morte do médico pediatra Dr. Kazuhiko Yamamoto, ocorrida neste domingo (24/06), na cidade de Londrina.

De família pioneira, Dr. Yamamoto fez história na cidade de Apucarana ao longo de seus 82 anos. Em sua trajetória profissional destacou como um dos mais renomados pediatras da cidade e região. E, ainda continuava atendendo pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde de Apucarana. Dr. Yamamoto também foi chefe da 16ª Regional de Saúde nos governos de Roberto Requião e Jaime Lerner.

“Em nossas lembranças ficarão gestos, o trabalho voltado às crianças, o atendimento dispensado como médico ao longo desses anos e frente a Regional de Saúde, a atenção e a cordialidade do Dr. Yamamoto. A morte enluta a todos nós. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos, rogando a Deus o conforto necessário para superar esta perda”, lamentou o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Mauro Bertoli.

Na política, Dr. Yamamoto foi suplente de vereador e assumiu uma cadeira no legislativo pelo PDT, por 30 dias. Atualmente estava filiado no MDB – Movimento Democrático Brasileiro, seu partido do “coração”. Petrônio Cardoso, Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Apucarana e presidente do MDB, lamentou a morte do pediatra e correligionário. “Muitos apucaranenses nasceram pelas mãos do pediatra Dr. Yamamoto, que até os últimos dias trabalhava nos postos de saúde de Apucarana. Uma vida dedicada à saúde pública. Deixa um legado de exemplo as novas gerações”, diz Petrônio.

Colônia Japonesa

Dr. Yamamoto, na década de 90, foi presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA). Também foi diretor da Associação Brasileira de Canto Japonês. A agremiação, que congrega a colônia japonesa do município, está realizando neste fim de semana a sua tradicional Festa da Cerejeira, e suas lideranças ficaram consternadas com a perda de seu ex-presidente.

Kazuhiko Yamamoto deixa esposa Satimi Yamamoto e as filhas Cynthia, Irina, Tais Lika e Silvia Yumi, além de genros e netos.

Velório

O velório será realizado na Loja Maçônica Moreira Sampaio – Rua Osório Ribas de Paula, nº 38 / Centro. O horário do sepultamento deverá ser definido pelos familiares.