Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em dois anos, Câmara de Apucarana devolve mais de R$ 5,3 milhões ao Executivo Municipal

por imprensa — publicado 20/12/2018 18h55, última modificação 20/12/2018 18h55
Somente no final de 2018 o Legislativo está repassando R$ 2.819.260,35 entre I.R.R.F., rendimento e aplicações financeiras

Legislativo devolve R$ 2,8 milhões ao Executivo Municipal

Logo após o término da terceira Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (20/12), na Câmara Municipal de Apucarana, o presidente do Legislativo, Mauro Bertoli, fez a devolução, em dinheiro, de R$ 1.944.518,84, para o Poder Executivo. O repasse é referente às sobras registradas no decorrer do exercício de 2018 provenientes do duodécimo repassado do Executivo ao Legislativo.

A devolução simbólica foi feita ao vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior, Júnior da Femac, que esteve acompanhado do secretário de Governo, Laércio de Morais, Secretário Municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernescu e do Procurador Jurídico do Município, Paulo Vital. Também acompanharam a devolução, os vereadores que compõem a atual legislatura, imprensa, convidados e servidores da Casa de Leis.

Bertoli, ao repassar o valor ao vice-prefeito, explicou que o montante chega a R$ 2.819.260,35. “Desse valor devemos levar em conta o duodécimo recebido de janeiro a dezembro de 2018 no valor de R$ 10.597.876,32; rendas sobre aplicações R$ 17.734,05; Imposto de Renda IRRF - R$ 857.007,46, e a devolução em espécie ao Executivo é R$ 1.944.518,44”, detalha.

O presidente revelou que as contas estão fechadas e hoje o dinheiro já está na conta do Executivo Municipal. “No total de dois anos devolvemos o valor de R$ 5.348.693,15, sendo R$ 2.529.432,80 referentes a 2017. Fizemos toda reforma da Câmara que há 55 anos não tinha sido reformada, passou apenas por melhorias; estamos com todas as contas pagas; os servidores, que tinham direitos, receberam seus avanços, estão com os salários em dia; nossos fornecedores estão pagos e o próximo presidente, o vereador Molina, está pegando uma Câmara sem problemas, sem dívidas, em dia”, adianta Bertoli. “Tivemos alguns presidentes no passado, que nem o IRFF, que é obrigatório, devolveram ao Executivo”, comentou.

Bertoli fez questão de frisar que os compromissos assumidos foram cumpridos e agradeceu a todos pela colaboração ao longo dos dois anos que esteve à frente da presidência da Câmara de Apucarana. “Agradeço aos vereadores pela parceria, pela ajuda nos projetos aprovados, no apoio que me deram, por estarem presente nas ações e agradeço em especial a minha equipe, aos servidores da Câmara que estiveram o tempo todo ao meu lado, me ajudando, me dando suporte no dia a dia. Termino o mandato com o dever cumprido”.

Junior da Femac ressaltou a importância do ato. “Estamos aqui, em vários secretários da gestão do prefeito Beto Preto para atestar a importância deste ato. Conferimos a economia, a eficiência, a transparência da gestão do Mauro Bertoli. Fazer mais com menos. É isso que a população quer e é isso que o prefeito Beto Preto também está fazendo. O dinheiro do povo é sagrado”.

Junior adiantou aos vereadores que o dinheiro devolvido ao município irá ajudar a administração. “Esse dinheiro será gerido com transparência e vai virar obra, programas sociais, será empregado na saúde e educação, onde for preciso e necessário”, finalizou.

RECESSO PARLAMENTAR

A Câmara Municipal de Apucarana entra em recesso paramentar a partir do dia 22 de dezembro e retorna com as sessões ordinárias no dia 01 de fevereiro de 2019. Durante todo o recesso a Câmara estará aberta e todos os setores estarão atendendo.