Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em recesso, Câmara de Apucarana realiza 1ª Sessão Extraordinária de 2019

Em recesso, Câmara de Apucarana realiza 1ª Sessão Extraordinária de 2019

por imprensa — publicado 03/01/2019 15h52, última modificação 03/01/2019 15h52
Presidente Luciano Molina inicia a Sessão pontualmente às 09 horas e comunica que os horários serão obedecidos conforme convocação feita aos vereadores
Em recesso, Câmara de Apucarana realiza 1ª Sessão Extraordinária de 2019

Sessão Extraordinária teve início, pontualmente, às 09 horas

Pontualmente às 09 horas e com a presença de sete dos onze vereadores que compõem a atual legislatura, foi realizada na manhã desta quinta-feira (03/01), na Câmara Municipal de Apucarana, a 1ª Sessão Extraordinária de 2019. Em recesso desde o dia 22 de dezembro de 2018, a Câmara não realiza neste período, Sessões Ordinárias. Porém, Sessões Extraordinárias podem ser convocadas a qualquer momento pelo presidente Luciano Molina. “Essa é a primeira de três sessões que convocamos para votação de sete projetos que vieram do Executivo Municipal. Neste tempo, em que o recesso está sendo realizado, não só em Câmara Municipais, como em Assembleias Legislativas e nas Câmaras Federais, não realizaremos as sessões ordinárias, entretanto, os gabinetes de todos os vereadores estão abertos e o atendimento à população funciona normalmente”, anuncia o presidente Molina. Segundo ele, a Câmara está aberta diariamente, de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas.

O recesso Legislativo é um período definido pelo art. 57 da Constituição Federal em que ficam suspensas as atividades parlamentares, entre elas, sessões ordinárias e solenes, podendo haver apenas sessões extraordinárias em atendimento a Projetos de interesse social.

HORÁRIO REGIMENTAL PARA INÍCIO DAS SESSÕES

Na realização da sessão extraordinária de hoje Molina adiantou que todas as sessões ordinárias, quanto extraordinárias e solenes serão realizadas, ao longo de seu mandato frente ao legislativo, no horário regimental. “Não iremos atrasar as sessões. Começaremos pontualmente às segundas-feiras, às 16 horas e as extraordinárias e solenes nos horários agendados. Se o presidente não estiver presente no horário determinado, o vice-presidente dará início a sessão, ou o primeiro secretário e o segundo secretário. O que não deixaremos é que haja atraso no horário. Vamos seguir a escala hierárquica da Mesa e iniciar a sessão dentro do horário em respeito ao público presente, aos apucaranenses, a imprensa, entre outros. E, caso não houver quórum dentro do prazo regimental, não iniciaremos a sessão”, adiantou Molina.

Na sessão de hoje, os vereadores apucaranenses – Molina, Sidrin, Marcos da Vila Reis, Deco, Poim, Mauro Bertoli e Lucas Leugi - apreciaram, votaram e aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, sete projetos de lei. “Entre os projetos aprovamos o nº 195/2018 que altera a Lei Municipal 118, de 08 de novembro de 2013, que reestruturou a Autarquia Municipal de Educação – AME. Merecendo destaque a redução significativa do quantitativo de cargos de livre nomeação e, com isso, a redução de gastos com pessoal, sem prejuízo aos serviços educacionais, adequando-se a realidade financeira do Município e de acordo com justificativa do prefeito Beto Preto, já tão sofrida em razão do grande volume de dívidas herdadas de gestões anteriores”, detalhou o presidente.

Extinguem-se os cargos de Ouvidor Geral da AME; Coordenador Jurídico; Superintendente Pedagógico; Coordenador Pedagógico; Assessor Pedagógico; Assessor Executivo; Diretor de Departamento de Tecnologia da Informação; Supervisão de Articulação com Produtores Rurais; Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, além da extinção de unidades administrativas correspondentes.

Também foi aprovado o projeto de lei nº 204/2018, que reestruturou a Autarquia Municipal de Saúde, alterando a Lei Municipal nº 280 de 23/12/2011, alterada pela Lei Municipal nº 111, de 08/11/2018, visando proporcionar uma estrutura mais fluída e internamente coesa, permitindo a dinamização das atividades e de atendimentos nos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda foram aprovados outros projetos que dispõe sobre a Organização Administrativa do IDEPPLAN, denominação de Avenida e Ruas do Loteamento Residencial Jardim Madri e Ruas no Loteamento Residencial Fariz Gebrim. Para este loteamento 24 ruas receberam denominações. E finalizando a pauta foi aprovado o projeto de lei nº 215/2018 que denomina de professora Laura Mareze Martinelli, o CMEI que será implantado no Jardim Madri.

SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

As próximas sessões serão realizadas nesta sexta-feira e sábado (04 e 05/01), às 09 horas, no Plenário Valmor Santos Giavarina, da Câmara Municipal de Apucarana.