Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lar São Vicente de Paulo recebe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias da Câmara de Apucarana

Lar São Vicente de Paulo recebe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias da Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 14/09/2018 14h12, última modificação 14/09/2018 14h12
A honraria foi entregue no dia em que a instituição completa 50 anos de atividades

Na noite desta quinta-feira (13/09), data em que completou 50 anos de atividades, o Lar São Vicente de Paulo recebeu o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias. A honraria proposta pela vereadora Márcia Regina da Silva Sousa, foi aprovada por unanimidade dos vereadores e teve a Lei nº 023/2018, sancionada pelo prefeito Carlos Alberto Gebrim Preto, Dr. Beto Preto, no dia 23 de abril de 2018.

Em Sessão Solene, presidida pelo vereador Mauro Bertoli, o Diploma foi entregue ao presidente do Lar São Vicente de Paulo, Aparecido Adelício de Paula, na presença dos vereadores Luciano Molina, Antônio Sidrin, Edson Freitas, Gentil Pereira e José Airton Deco de Araújo, vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior, Júnior da Femac, da diretoria da instituição, ex-presidentes, colaboradores, servidores do Lar, convidados e autoridades municipais.

Com um poema de Mário Quintana, a vereadora Márcia Sousa, autora do Diploma, iniciou seu discurso falando sobre “O Tempo” e também sobre a história do envelhecimento. Para 2050, detalhou a vereadora, a projeção é de quase dobre o número alcançado em 2030, chegando a 2,1 bilhões o número de pessoas idosas no mundo. “No Brasil, há muitos desafios para as pessoas envelhecerem com qualidade e plena capacidade funcional, autonomia e independência. O poder público e a sociedade devem oferecer condições mais amigáveis, que permitam que as pessoas idosas realizem suas atividades cotidianas, mesmo com o avanço da idade”.

“Em Apucarana”, enfatizou a vereadora, “temos uma instituição valiosa e que desenvolve um trabalho de acolhimento institucional de grande alcance social, que comemora 50 anos e que tem contribuído para garantia de direitos e proteção aos idosos: Lar São Vicente de Paulo”.

Márcia destaca que há 22 anos quando entrou na Autarquia Municipal de Saúde o Lar contava com uma equipe mínima de trabalho. Hoje conta com uma equipe multiprofissional. É uma instituição modelo, de primeiro mundo. “E eles cumprem a missão do Lar que é contribuir para a humanização e socialização da pessoa idosa e, em especial amparar aquela que não tiver quem dela possa cuidar. É uma honra entregar este Diploma nestes 50 anos de atividade”, disse Márcia.

Aparecido Adelício de Paula, presidente do Lar São Vicente de Paulo, ao agradecer o título voltou no tempo e na história do Lar São Vicente de Paulo e da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), que surgiu em 23/04/1833. “Os asilos surgiram da necessidade de se ter um lugar para abrigar pessoas desamparadas e que necessitavam de maiores cuidados, oriundos das famílias assistidas – surgiu então os Asilos de São Vicente de Paulo – hoje chamado de Lar”, explicou. “E nesses 185 anos a SSVP está presente em mais de 150 países, num total de 50.000 conferências e inúmeros lares para atender os necessitados”.

PRESIDENTES

Na oportunidade, Aparecido homenageou os ex-presidentes, alguns que estavam na Sessão e acompanharam a entrega. “Cada um deixou a sua contribuição, um pouco da sua história, o seu trabalho, a sua dedicação e hoje recebem esse merecido Diploma, que é também dos nossos servidores, colaboradores, amigos e principalmente dos nossos idosos”.

Foram ex-presidentes:

SEBASTIÃO NATÁLIO DOS SANTOS

LÁZARO BRAZ DE OLIVEIRA

ANGELO RODRIGUES

MARIA DE LOURDES MANZANO VARGA

SEBASTIÃO FERREIRA MARTINS (TIÃO DA FEMAC)

MARIO ROSS

ADEMAR BRISSE

BENEDITO BENTO

ELVIRA MARLENE TOGNON

JAIME GONÇALVES

SEBASTIÃO STRANIERI

ANISIO TOGNON

CÉZAR FARINÁCIO

DIPLOMA APROVADO POR UNANIMIDADE DA COMUNIDADE APUCARANENSE

Representando o prefeito Beto Preto, o vice-prefeito Junior da Femac, parabenizou a vereadora Márcia Sousa pela iniciativa e os vereadores pela aprovação do Diploma. “Toda comunidade aprovou por unanimidade o Diploma uma vez que cada vereador representa uma parte da cidade”.

Segundo Junior, a Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização de leigos e leigas, pessoas que fazem a diferença. “A fé faz coisas grandiosas. Em Apucarana temos o Lar São Vicente de Paulo que é referência nacional. Cada pessoa que está lá, a equipe que trabalha no Lar, que se dedica e que já passou pela instituição, merece essa homenagem. É um momento de comemoração”, reforçou o vice-prefeito.

HISTÓRICO

O Lar São Vicente de Paulo de Apucarana é referência no atendimento à pessoa idosa. No local, os moradores contam com todos os cuidados diários, assistência médica, psicológica e nutricional, atividades de lazer, oficinas de artesanato, festas e passeios. São atividades e projetos que buscam a valorização, o respeito e a socialização da pessoa idosa.

O Lar está cadastrado no Conselho Nacional de Assistência Social, no Conselho Municipal de assistência Social e no Conselho Municipal do Idoso.

Compõem ainda a atual diretoria: João Nochi, vice-presidente; Alexandre Flores, 1º secretário; Marizza de Fátima Moreira Nocchi, 2ª Secretária; Paulo Sérgio Guelffi, 1º Tesoureiro; Marcos Rogério Purceno, 2º Tesoureiro; Flávio Alexandre, Departamento de Relações Públicas; Marcelo Félix Lourenço, Departamento Jurídico; Anísio Tognon, Marizza de Fátima Moreira Nochi, Elvira Marlene Saragozza Tognon, Roberto Lima dos Santos e Natalin Bertasso, que fazem parte do Conselho Fiscal.

Foram homenageados com o PIN: Emiliana Soares de Oliveira Lisboa – coordenadora do administrativo e atividades afins;

- Maria Antônia Bragante Macedo (Nina) – Assistente Social – representando a área técnica;

- Dr. Mateus Dias Moura – cardiologista – que há anos dispõe de seu tempo para cuidados dos avozinhos e avozinhas;

- Cinara Lemos Freire Vendrametto – representando todos os voluntários que tornam mais alegre, festivo e bonito o Lar São Vicente de Paulo;

- Cézar Antônio dos Santos Farináceo – representando todos os ex-presidentes que doaram boa parte de seu tempo em prol da administração do Lar.