Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto Parlamento Jovem: Candidatos e mesários visitam Fórum Eleitoral

Projeto Parlamento Jovem: Candidatos e mesários visitam Fórum Eleitoral

por imprensa — publicado 06/06/2018 17h45, última modificação 06/06/2018 18h40
A eleição para eleger os 11 vereadores que seria realizada no dia 15 de Junho foi transferida para o dia 26 de Junho

Acompanhados da vereadora Márcia Sousa e professores, os alunos dos Colégios Estadual Osmar Guaracy Freire, Padre José de Anchieta e Polivalente visitaram na tarde desta quarta-feira (06/06), o Fórum Eleitoral de Apucarana. Recepcionados pela Dra. Carolline de Castro Carrijo, juíza da Vara de Família, Infância e Juventude e Andréa Milanin, Analista Judiciária, os candidatos e mesários que participam do Projeto Parlamento Jovem, edição 2018, conheceram as instalações do Fórum e ao mesmo tempo participaram do treinamento para as eleições que devem ser realizadas no próximo dia 26 na cidade de Apucarana.

A visita cumpre mais uma etapa do cronograma proposto pelo TRE para o desenvolvimento do projeto. “Nossos candidatos já visitaram a Câmara onde conheceram as nossas instalações e um pouco do trabalho desenvolvido no legislativo e agora cumpriram essa etapa no Fórum Eleitoral. O Parlamento Jovem, repito, é um projeto promissor que coloca os jovens na política, com novas ideias, novas propostas e, é isso que queremos ver no final deste ano. Queremos os vereadores eleitos com projetos que engrandeçam e contribuam para o desenvolvimento da nossa comunidade”, destaca a vereadora.

Ela lembra que a campanha teve início no dia 16 de abril e que a eleição será no dia 26 de Junho. “A princípio seria no dia 15 de Junho, mas foi transferida. Eles terão uns dias a mais para fazerem suas campanhas”, revela. Após a eleição será realizada a diplomação, posse e uma primeira sessão na Câmara. Durante a visita guiada no Fórum Eleitoral os alunos que irão trabalhar como mesários, receberam treinamento para as funções que irão desempenhar.

ELEIÇÕES 2018

Concorrem a vaga no legislativo 22 alunos do Colégio Polivalente, 15 do Osmar Guaracy Freire e 05 Padre José de Anchieta, todos do 2º ano. No total são cinco partidos. Quem poderá votar nas eleições são os alunos do 9º ao 3º ano do ensino médio, isso dentro das escolas escolhidas.  O TRE enviará os títulos eleitorais, exclusivo para a eleição. A votação será em urnas eletrônicas, como acontece em uma eleição normal.

O cronograma, segundo a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, vai até o final do ano. Na primeira sessão será realizada a posse e diplomação dos vereadores eleitos. Também será feita a eleição da Mesa Executiva. Em um segundo momento, próximo ao final do ano, será feita uma Indicação, um Requerimento e um Projeto de Lei. Esse Projeto de Lei, se tiver relevância para o município será sancionado pelo prefeito.

Em Apucarana o Projeto Parlamento Jovem, edição 2018, tem a parceria do Conselho Municipal da Juventude.

Foto: Assessoria Vereadora Márcia Sousa - Débora / Câmara Municipal de Apucarana