Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores do Parlamento Jovem participam de aula preparatória para as atividades parlamentares de 2018

por imprensa — publicado 12/09/2018 17h28, última modificação 12/09/2018 17h28
A convite da vereadora Márcia de Sousa, o ex-prefeito Luiz Antônio Biacchi, falou sobre a sua experiência frente ao Executivo Municipal

Os vereadores eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem – edição 2018 participaram na tarde desta terça-feira (12/09), na sala der reuniões da Câmara Municipal de Apucarana, de aula preparatória para atividades parlamentares de 2018.

Na aula, ministrada pelo coordenador do curso Dr. Wilson Penharbel, estão sendo abordados cinco temas: Poder Legislativo, Atribuições do Vereador, Sessões da Câmara, Proposições e Projetos de Lei. Os temas serão divididos em duas aulas. A segunda está agendada para o dia 26 de setembro, em horário a ser definido.

As aulas têm como objetivo apresentar o funcionamento do Legislativo e ao mesmo tempo preparar os vereadores para que possam apresentar, em outubro, na 1ª Sessão Ordinária, seus Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações.

Segundo a vereadora Márcia Sousa, autora do projeto, existe um roteiro que deve ser seguido dentro das atividades do Parlamento Jovem. “Nossos vereadores participaram de todo o processo eleitoral, da sessão de posse, da eleição da mesa e agora passaram por essa capacitação. A aula detalha o funcionamento da Câmara, as atividades do Legislativo”, explicou a vereadora. Ela completou dizendo que os vereadores eleitos receberam orientações de todo o processo e principalmente do Regimento Interno. “O Dr. Wilson Penharbel é o coordenador do projeto e orienta toda as questões jurídicas de como elaborar um Requerimento, como fazer uma Indicação, que tipo de Projeto de Lei pode ou não pode ser elaborado pelo Parlamento Jovem”.

História de Apucarana

A convite da vereadora, esteve presente, antecedendo a aula, o ex-prefeito Luiz Antônio Biacchi que falou sobre a sua experiência frente ao Executivo Municipal. “O convite ao Biacchi surgiu de um encontro em um Pronto Socorro da cidade. Conversamos sobre o Parlamento, fizemos o convite e prontamente fomos atendidos. O ex-prefeito veio trazer um pouco da sua história. Repito sempre, que antes de tudo, para legislar temos que ter conhecimento da história. Não sabemos tudo, mas temos que buscar conhecimento para poder entender e o nosso ex-prefeito conhece o início da história de Apucarana. Hoje ele veio como colaborador para contar aos nossos vereadores um pouco do que viveu: uma época difícil, com poucos recursos, onde a maioria das pessoas que o apoiavam não recebiam salário para poder auxiliar no processo da administração, mas mesmo assim fizeram e fizeram o trabalho com maestria. Hoje temos recursos, temos outras possibilidades e isso é importante. Ele trouxe a história da integridade das pessoas, da honestidade, e queremos que o Parlamentar Jovem entenda isso, aprenda esse valor”, relata.

Biacchi fez um relato do tempo que ficou frente a prefeitura de Apucarana. “Quem não tem história não tem passado”, com essa frase iniciou sua conversa com os vereadores. “Estou em Apucarana há 68 anos. Trabalhei muito nessa cidade. Meu mandato como prefeito foi de 1973 a 1976 e nesse período construí e entreguei 13 Escolas Municipais, 22 Escolas Rurais, além de reformas em outras escolas e, poucos sabem, mas, com recursos próprios do município construí e entreguei no dia 13 de novembro de 1976, o Complexo Esportivo José Antônio Basso o “Lagoão”, anunciou o ex-prefeito.

Ele ainda contou aos vereadores que através do Projeto CURA fez asfalto em vários bairros da cidade. “Também tive na CODAP o meu amigo Penharbel que me ajudou, foi o diretor da CODAP, trabalhou muito, deu sua contribuição sem receber salário”. Biacchi lembra que neste mesmo período trouxe para a cidade o Senac, o SESC, “fizemos o Núcleo Parigot de Souza, terminamos o Contorno Sul que o Paulo Pimentel começou. Fizemos muito com pouca verba. Tivemos que trabalhar muito”, relatou.

Finalizando o ex-prefeito parabenizou a vereadora Márcia pelo projeto e agradeceu a oportunidade de estar aqui participando deste trabalho. “Pude contar um pouco da minha experiência de trabalho e minha história em Apucarana. O Projeto Parlamento Jovem é um grande trabalho e meu conselho aos jovens vereadores é que sejam persistentes, honestos e sigam o caminho do bem sempre”, finalizou Biacchi.