Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores votam 05 Projetos de Lei em sessão ordinária

Vereadores votam 05 Projetos de Lei em sessão ordinária

por imprensa — publicado 16/05/2017 11h05, última modificação 16/05/2017 11h01
Além dos Projetos de Lei, em pauta assuntos como Maio Amarelo e o lançamento do edital para compra de equipamentos de informática

Com a presença dos onze vereadores foi realizada na noite de ontem (segunda-feira 15/05), mais uma sessão ordinária, na Câmara Municipal de Apucarana. Presidida pelo vereador Mauro Bertoli a votação ficou em torno de cinco Projetos de Lei em segunda discussão e, dois Requerimentos que, após discussão em plenário, foi retirado de pauta por uma sessão.

“Tivemos uma sessão muito produtiva. Além dos projetos em pauta, discutimos sobre vários assuntos de interesse da comunidade. Os vereadores trazem para o plenário os problemas, soluções para algumas medidas que devem ser tomadas e assim fazemos uma sessão democrática onde Apucarana sai ganhando e a comunidade beneficiando-se com projetos aprovados por essa Casa de Leis”, afirma o presidente Mauro Bertoli.

“Na última semana, por exemplo, tivemos a assinatura da ordem de serviço, pelo prefeito Beto Preto, para que sejam iniciadas as obras de reforma da Escola Municipal Mateus Leme. Uma escola que foi construída há 45 anos e que conta hoje com 328 alunos, 13 professores e 13 funcionários. O investimento é de R$ 376 mil que foram aprovados e liberados através da Câmara de Apucarana. E hoje votamos e aprovamos outro Projeto do Executivo Municipal  que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 707 mil que serão utilizados na compra de uniformes escolares. Esse é fruto do trabalho em parceria entre o Executivo e Legislativo que beneficia nossa cidade e seus moradores”, acrescenta Bertoli.

Também foram aprovados por unanimidade dos presentes mais quatro projetos sendo um de autoria do vereador Luciano Augusto Molina, que institui o programa Cidade Verde no município de Apucarana; Projeto de Lei nº 33/2017, de autoria de todos os vereadores, que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana à Loja Maçônica Trabalho, Ciência e Virtude, pelos 70 anos de relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense, e os Projetos de Decreto Legislativo nº 18/2017 e 19/2017, ambos de autoria da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, sendo o primeiro que referenda o Termo de Convênio que entre si celebram o Serviço Social do Comércio - SESC - Administração Regional no Estado do Paraná e o município de Apucarana para o desenvolvimento de ações conjuntas no projeto Futuro Integral e, o segundo que referenda o Termo de Parceria que entre si celebram o Serviço Social da Indústria - SESI - Departamento Regional do Paraná e a Prefeitura Municipal de Apucarana.

MAIO AMARELO

Durante o primeiro expediente, ao fazer uso da palavra, o vereador Gentil Pereira, falou sobre o movimento Maio Amarelo que é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro. “Em Apucarana estamos com sérios problemas e precisamos de uma solução imediata. De 01/01 a 12/05 tivemos 288 ocorrências, sendo 601 pessoas envolvidas; 572 veículos envolvidos; 15 atropelamentos; 148 feridos, 01 óbito no local e 02 óbitos posteriores. Neste levantamento na entra as vias de competência da Polícia Rodoviária Federal”, relata Gentil. Segundo ele, os maiores números de acidentes foram registrados na Avenida Governador Roberto da Silveira, sendo 23 boletins, seguido por 18  boletins na Rua Nagib Daher, 17 na Avenida Curitiba, 16 na Rua Ponta Grossa e 15 na Rua Professor João Cândido Ferreira.

EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Outro assunto em pauta abordado pelos vereadores foi com relação a compra de equipamentos de informática para a Câmara Municipal de Apucarana. O edital de licitação para aquisição, no valor de até R$ 78 mil reais, foi lançado ontem. “Temos uma licitação necessária e compra de equipamentos necessários para manutenção e reposição dos atuais monitores, CPU, mouses, teclados, de toda a nossa estrutura que com o tempo vão se deteriorando e apresentando problemas. Hoje a informatização é essencial e necessária. Vai economizar papel, ajudar o meio ambiente e auxiliar os vereadores e assessores nos trabalhos”, destaca o vereador Rodolfo Mota. Além dos equipamentos, serão adquiridos 11 notebooks para uso dos vereadores em plenário. A informatização do plenário faz parte da proposta da atual mesa diretiva da Câmara.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Finalizando os trabalhos da sessão ordinária, o presidente Mauro Bertoli convocou os vereadores para a realização de 03 sessões extraordinárias que serão realizadas na quarta, quinta e sexta-feira (17, 18 e 19/05), às 15 horas, na Câmara Municipal. Em pauta estarão 03 Projetos de Lei, de autoria do Executivo Municipal.