Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Agosto Lilás: Legislativo e Executivo apresentam ações e programas desenvolvidos em Apucarana à rede Muffato

por Departamento de Imprensa publicado 18/08/2021 10h45, última modificação 19/08/2021 14h26
Procuradora e vereadora Jossuela e Secretária da Mulher, Denise Canesin estiveram na nova loja

Jossuela, Denise e equipe ao lado do gerente Sérgio da Silva debatem ações

No mês da campanha Agosto Lilás a vereadora e Procuradora da Procuradoria da Mulher, professora Jossuela e a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, estão desenvolvendo um amplo trabalho de conscientização da população pelo fim da violência contra a mulher e fortalecimento a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.

Na tarde de ontem (terça-feira 17/08), elas estiveram com o gerente do Super Muffato Oswaldo Cruz, Sérgio da Silva. Também participaram do encontro as procuradoras adjuntas Telma Elizabeth Reis e Denise Carletto e a diretora da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, a Assistente Social e Advogada, Patrícia Vecchi.

O principal objetivo do encontro foi apresentar a rede de proteção desenvolvida em Apucarana. “Estivemos no Super Muffato, um novo empreendimento na cidade e, que tem em seu quadro de servidores 55% de mulheres. Apresentamos nossas ações, nosso trabalho, nos colocamos à disposição e, principalmente no mês de enfrentamento a violência contra a mulher, iniciar, se possível, um trabalho em parceria com a rede Muffato. Queremos divulgar ainda mais nossos serviços de atendimento e acolhimento as mulheres, realizar formações para o enfrentamento à violência contra as mulheres”, destacou a Procuradora e vereadora Jossuela.

Denise Canesin explicou ao gerente Sérgio da Silva, que Apucarana já conta com a Patrulha Maria da Penha e Botão do Pânico. “Também desenvolvemos ações, temos um trabalho com psicólogas, atendimentos diversos, fazemos encaminhamentos. No nosso dia a dia, na nossa rotina, procuramos orientar, acolher e defender as mulheres. Trabalho esse que fazemos juntos com a Procuradoria da Mulher, na Câmara de Apucarana. Estamos aqui para que elas saibam que não estão sozinhas”, afirmou Denise.

O gerente Sérgio da Silva se mostrou solidário a causa e as ações realizadas entre a parceria Executivo e Legislativo. “Muito importante o trabalho que está sendo realizado na cidade e o Muffato apoia causas como essas principalmente por ter em seu quadro um grande número de servidoras. Todas as mulheres merecem respeito e tem que conhecer os serviços ofertados pelo município”, finalizou.

DADOS

Segundo o Tribunal de Justiça do Paraná, 18 mil mulheres sofreram algum tipo de violência dentro de casa em 2021, mas o número pode ser maior, já que muitas vítimas não denunciam o autor de violência doméstica. Neste ano, 29 mulheres foram assassinadas por questão de gênero no Estado. Em 2020, 43 mil ocorrências de violência doméstica foram registradas, 211 das quais culminaram em feminicídios. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em assassinato de mulheres em razão de gênero.