Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Alunos do CEEBJA visitam a Câmara Municipal

Alunos do CEEBJA visitam a Câmara Municipal

por imprensa — publicado 14/03/2017 13h35, última modificação 14/03/2017 13h43
Professores e estudantes foram recebidos pelos vereadores e prefeito Beto Preto

Em noite de sessão ordinária e prestação de contas, recepcionados pelo presidente da Casa de Leis, Mauro Bertoli, prefeito Beto Preto e vereadores, alunos do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) Professora Linda E. A. Miyadi, de Apucarana, conheceram as instalações e todo funcionamento da Câmara Municipal.

A visita agendada e acompanhada pelas professoras Selma Maria Batistão, Maria Cecília Beloti e Valdirene Judai, teve início no gabinete da presidência. “Pudemos conversar com os alunos e professores. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Legislativo, saber sobre a aprovação das leis, a fiscalização dos vereadores quanto às medidas do executivo e as reivindicações da população.  Também nos questionaram sobre indicações, requerimento, quorum e outros assuntos que ao longo do nosso bate papo foram surgindo. Essas visitas são fundamentais, pois aproxima os estudantes dos vereadores e determina o papel da Câmara Municipal”, explica o presidente Mauro Bertoli. “Essas visitas engrandecem o nosso trabalho. Ficamos orgulhosos de fazer parte da história de Apucarana como vereadores e ajudar no desenvolvimento da nossa cidade”, complementa.

Presente ao encontro o prefeito Beto Preto, acompanhado do chefe de gabinete Laércio de Morais, respondeu a questionamento de alunos. “Foi gratificante conversar com alunos das disciplinas de sociologia, história e geografia. Além das explicações do Legislativo, falando sobre como se dá a eleição de um vereador ou vereadora, legendas e partidos, respondi algumas questões ligadas ao Executivo e falamos sobre a crise que esta em todo o Brasil. Acredito na nossa cidade, no trabalho de todos, na geração de emprego e renda que temos e que vamos passar por mais esse problema, trabalhando sempre. Com a ajuda da Câmara fizemos ajustes, estamos avançando em diversas frentes, conseguimos reformar 40 escolas e centros municipais, contratamos professores, não podemos parar”, destaca o prefeito.

A vereadora Márcia de Sousa, explicou aos alunos a participação da mulher na vida política. “Sou a única vereadora na Câmara e temos que aumentar esse número de mulheres na vida política. A participação feminina é fundamental”, reforçou a vereadora. Também acompanharam a visita os vereadores Lucas Leugi, Francisley Preto “Poim”, Marcos da Vila Reis, Professor Edson, Gentil Pereira, José Airton Deco de Araújo, Luciano Molina e Sidrin.

As professoras Selma, Vadirene e Cecília agradeceram aos vereadores e ao prefeito pelo acolhimento e explicaram que o “Projeto Visita à Câmara” tem como base a realização de um estudo teórico e prático das funções do Centro Legislativo da Prefeitura do Município de Apucarana, por meio de visitas dos alunos do Ensino Médio do CEEBJA as Sessões da Câmara Municipal de Apucarana. “Desenvolvemos esse trabalho desde 2014, através da parceria entre o CEEBJA, Prefeitura e Câmara Municipal, oportunizando assim, a efetivação dos conhecimentos aos alunos, sobre o poder Legislativo”, finalizam.

Após a visita os alunos acompanharam a sessão ordinária e a prestação de contas feita pelo presidente Mauro Bertoli, referente ao mês de fevereiro de 2017.

Fotos: Assessoria da vereadora Márcia de Sousa / Débora Ferreira