Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Amanhã entra em vigor o “Passe Livre” para gestantes em Apucarana

Amanhã entra em vigor o “Passe Livre” para gestantes em Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 01/09/2021 09h55, última modificação 14/09/2021 12h15
O benefício garante o deslocamento das gestantes na realização de consultas, acompanhamento médico, exames e pós-parto

A partir de amanhã (quinta-feira 02/09), as gestantes de Apucarana atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Casa da Gestante, e pela rede particular terão acesso à gratuidade no transporte coletivo de passageiros.

O benefício, assegurado pela Lei Municipal nº 039/2021, de autoria dos vereadores professora Jossuela e Luciano Facchiano, tem como objetivo garantir o deslocamento das gestantes na realização de consultas, acompanhamento médico, exames pré-natais e também no pós-parto.

As mulheres beneficiadas terão direito a 100 passes que podem ser utilizados durante 11 meses, a contar do início da gestação. O benefício será custeado pela prefeitura, com recursos próprios do município em um investimento mensal estimado em R$ 300 mil/ano.

Na tarde de terça-feira o prefeito Junior da Femac definiu, em reunião que contou com a participação da representante da empresa VAL, Marli Rodrigues, os passos para obtenção do cartão eletrônico de passe livre.

“É um programa inédito em Apucarana, que visa estimular as mães a fazerem o pré-natal para o seu bebê nascer mais saudável. Agradeço a inspiração e sensibilidade dos vereadores Jossuela e Facchiano. Obrigada por propor uma ideia que nos permite, como gestor municipal, beneficiar crianças e as mamães”, afirmou o prefeito.

Jossuela também se manifestou em forma de agradecimento. “Obrigada prefeito por abraçar nossa proposta. Temos um gestor que tem um olhar muito cuidadoso com as mulheres de Apucarana”, disse a vereadora.
O vereador Facchiano definiu o passe livre das gestantes como uma grande conquista na área da saúde no município. “É resultado de uma união de esforços e todos os envolvidos merecem louvor”, declarou Facchiano, lembrando a parceria da VAL neste projeto.

A coordenadora da Casa da Gestante, enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves (Cidinha), estima que torno de 700 das 1,5 mil mulheres que realizam o pré-natal na rede pública municipal irão se beneficiar do passe livre das gestantes. “Vocês não têm a dimensão do ganho que isso representa para nossas gestantes. Convivo diariamente com a dificuldades financeiras que muitas delas enfrentam para se deslocar até as consultas do pré-natal”, relatou Cidinha.

Também participaram da reunião no gabinete municipal o diretor–presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, assistentes sociais do município e representantes da VAL.

PASSOS PARA A GESTANTE OBTER O “PASSE LIVRE”

1 - Ter o registro atualizado junto ao Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Para isso é só se dirigir, após agendamento, a um dos 4 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município ou ir direto na Casa da Gestante.

2- Ter em mãos a declaração de gestante fornecida pela Casa da Gestante.

3- De posse da declaração de gestante, comparecer ao escritório da VAL, localizado na Rua Rio Branco, 652, próximo ao terminal urbano. Neste local será gerado o cartão eletrônico de passe livre.

ENDEREÇOS E TELEFONES DOS CRAS DE APUCARANA
CRAS 1