Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aprovação de requerimentos, projetos de lei e moção de aplausos marcam o início da semana na Câmara de Apucarana

Aprovação de requerimentos, projetos de lei e moção de aplausos marcam o início da semana na Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 30/11/2022 10h41, última modificação 30/11/2022 10h41
DeMolays participam da Sessão Ordinária e falam sobre o Capítulo Apucarana
Aprovação de requerimentos, projetos de lei e moção de aplausos marcam o início da semana na Câmara de Apucarana

Sessão Ordinária

Na última sessão ordinária de novembro da Câmara Municipal de Apucarana, os vereadores e vereadora aprovaram dois projetos de lei, seis requerimentos e duas Moções de Aplausos.

Realizada, extraordinariamente, na terça-feira em função do jogo do Brasil na Copa do Mundo, a Sessão reuniu os 11 parlamentares que aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do presidente da Casa de Leis, Franciley Preto, Poim, que concede o Título de Cidadão Benemérito de Apucarana ao juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Apucarana, Dr. Maurício Mazur, pelos relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense.

Em primeira votação foi aprovado o projeto de autoria do Executivo Municipal que autoriza a abertura de Crédito Adicional de Transposição no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária no valor de R$ 150 mil.

REQUERIMENTOS

Em votação única, seis requerimentos foram aprovados:

De autoria do presidente Poim foi aprovado o requerimento pedindo informações ao Comandante da Guarda Municipal de Apucarana, sobre o porquê da retirada da câmera de segurança que havia no cruzamento da Travessa Alves com a Rua Emiliano Perneta, em frente a UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa. “É uma solicitação que recebi dos vereadores do Parlamento Jovem e que repasso ao Comandante da Guarda. No local está havendo muitos problemas. Vamos ajudar a comunidade local a sana-los”, disse Poim.

Também foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Toninho Garcia que pede informações ao diretor da Sanepar sobre o motivo da constante falta de água aos sábados, desde o mês de abril de 2022, das 12h00 até às 23h00 no Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago).

De autoria do vereador Lucas Leugi, dois requerimentos foram aprovados: pedido de informações ao Diretor da VAL – Viação Apucarana Ltda., solicitando informações sobre o cronograma mensal de instalação de pontos de ônibus no Município de Apucarana até o final do prazo contratual e pedido de informações ao Executivo Municipal, sobre a viabilidade de ser firmada uma parceria entre o Município de Apucarana e a empresa RUMO / ALL LOGÍSTICA, visando à implantação do Programa PN Sensoreada.

A vereadora Jossuela Pirelli teve um requerimento aprovado em que pede informações a gerencia da RUMO / ALL LOGÍSTICA, sobre os esclarecimentos e a viabilidade de implementação de sistema de tecnologia em passagens de níveis no Município de Apucarana.

E por fim, foi aprovado o requerimento do vereador Moises Tavares em que pede informações ao prefeito Municipal, bem como, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, sobre o cronograma de roçagem e limpeza no Residencial Solo Sagrado e nos demais bairros do Município de Apucarana.

MOÇÃO DE APLAUSOS

E, finalizando a sessão, duas Moções de Aplausos, de autoria do vereador Lucas Leugi, foram aprovadas: para a equipe da AFFA - Associação de Futsal Feminino de Apucarana, pela conquista do inédito Título do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino Série Prata no ano de 2022 e para a equipe do SICOOB/DANÊS APUCARANA FUTSAL, pelo excelente desempenho no Campeonato Paranaense de Futsal Masculino Série Prata de 2022, terminando a competição em 4º. lugar, e destacando o nome do Município.

ORDEM DEMOLAY CAPÍTULO APUCARANA

Os vereadores e vereadora receberam na Câmara a visita do atual Mestre Conselheiro do Capítulo Apucarana nº 80 da Ordem DeMolay, Uriel Consolaro, que explicou as finalidades gerais da Ordem, para a qual, somente jovens rapazes com idade entre 12 e 21 anos são aptos a ingressar.

“Embora sejamos uma organização discreta com sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, não temos segredos para o mundo no que se refere a nossa causa e objetivos centrais, os quais visam criar bons cidadãos que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens”.

Segundo Uriel, os DeMolays estão ligados por uma melhoria mútua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida limpa, varonil, íntegra e patriótica. “O que será uma honra para nossos pais e amigos, e que merecerá o apreço de todos os homens de bem”, completou.

A mais de trinta e cinco anos o Capitulo Apucarana vem atuando ininterruptamente na Cidade de Apucarana ensinando somente princípios que estão em harmonia com esse elevado propósito, construindo uma juventude com características de liderança, companheirismo, fraternidade e humildade.

“Acreditamos que, ao trabalharmos tais princípios e virtudes, podemos construir um futuro melhor para toda a humanidade. Esta é a razão de ser da Ordem DeMolay, bem como do Capitulo Apucarana, uma instituição voltada a jovens para fins de os imbuir de princípios e virtudes, para que, quando estes se aventurem durante a maioridade, possamos estar confiantes de que eles guiarão nosso planeta para uma exponencial melhoria”, finalizou. Ao final da Sessão, eles foram recebidos pelos vereadores no gabinete da presidência.

DIPLOMA DE MÉRITOS EM TAREFAS COMUNITÁRIAS

Em 2019 foi aprovado, por autoria do ex-vereador Gentil Pereira, o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias para a Ordem DeMolay, em comemoração aos seus 100 anos de existência e pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense.

A proposta legislativa teve a finalidade de parabenizar a Ordem pelos seus 100 anos de fundação. 

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão ordinária será realizada na segunda-feira, dia 05.12, a partir das 16 horas.

Os apucaranenses poderão acompanhar a sessão na Casa de Leis. Ela também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtube.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana