Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana anuncia mais de 2,2 milhões para asfalto

Apucarana anuncia mais de 2,2 milhões para asfalto

por apu — publicado 11/11/2014 10h02, última modificação 08/04/2016 16h56
Os trabalhos de pavimentação vão começar a todo vapor em 2015 em Apucarana. O prefeito Beto Preto (PT) reuniu vereadores nesta segunda-feira (10/11) para anúncios de novos investimentos e garantiu que entre o dia 20 de novembro e 2 de dezembro estarão sendo finalizadas licitações para obras de drenagem e pavimentação nova em diversos bairros.

Com recursos do caixa próprio da prefeitura, os investimentos chegam a R$2.260.000,00. “Vamos iniciar janeiro com as máquinas no canteiro de obras. A pegada é essa, trabalhar para resolver os problemas da malha viária”, ratificou o prefeito. Ele salientou que durante este ano foram realizados muitos investimentos. “Avançamos muito em asfalto novo, recape e aplicação da lama asfáltica. Com planejamento, já estamos com tudo engatilhado para fazer ainda melhor no ano que vem”, relatou Beto. Segundo ele, a expectativa é de que além de obras com recursos próprios, a cidade seja contemplada com recursos de projetos municipais junto às esferas estaduais e federais, e de emendas parlamentares.

Além do vice-prefeito Júnior da Femac, a reunião que marcou o anúncio das novas obras contou com a presença dos vereadores Luiz Magalhães, que no ato representou o presidente José Airton Deco de Araujo, Aurita Bertoli, Alcides Ramos, Gilberto Cordeiro, Vladimir José da Silva, José Eduardo Antoniassi, e secretários municipais. “Hoje em especial estou autorizando a contratação de empreiteira para realizar obras de drenagem e pavimentação de 1,3 mil metros quadrados da segunda pista da Rua Rio das Cinzas, no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, e para a segunda etapa de asfaltamento do Jardim Novo Horizonte, em um total de 6,2 mil metros quadrados”, comunicou o prefeito Beto Preto.

A definição das empresas vencedoras deve acontecer dia 2 de dezembro. O investimento total máximo previsto é de R$605,7 mil, sendo R$102,2 mil da primeira e R$503,5 mil da segunda frente em licitação. Os recursos são do caixa próprio do município. “As obras no Núcleo João Paulo I serão complementadas futuramente com a construção de uma praça junto ao CMEI e a UBS. No tocante ao Novo Horizonte, as benfeitorias são em complementação ao que já realizamos nas vias principais (Alexandre Balan, e Guapuruvu - Jardim Cidade Alta), onde agora vamos pavimentar as ruas Hélio Boneto, Ana Maria Kuke e Benvindo Domingues”, informa Beto.

Ele tranquiliza os moradores das demais ruas. “Ainda vão restar algumas ruas a serem asfaltadas, que vão absorver pelo menos mais R$1,2 milhão. Estamos correndo atrás de recursos e esperamos logo poder licitar estas obras também”, disse o prefeito.

Representante do Legislativo, o vereador Luiz Magalhães disse estar “feliz e orgulhoso” ao receber a notícia da liberação dos investimentos por parte da prefeitura. “Fico contente, notadamente ao ouvir a continuidade das obras no Jardim Novo Horizonte, por onde passamos várias vezes durante a campanha eleitoral e as pessoas diziam não acreditar no que está agora acontecendo”, pontuou Magalhães.

Ainda durante o encontro, o prefeito Beto Preto destacou que neste dia 20 de novembro serão conhecidas as empresas de engenharia que vão ficar responsáveis pela execução de sete lotes de serviços de pavimentação, drenagem e construção de calçadas em diversos trechos. Os investimentos vão somar R$1.374.157,54. Uma vez contratadas, o prazo máximo para a conclusão dos serviços será de 150 dias. “São obras que vão atender ruas no Loteamento Residencial Sanches dos Santos – 3ª etapa; ruas do Residencial Garcia; rua Equador, no Núcleo Vale Verde; rua Senac, no Parque Industrial Zona Oeste; rua Margarida, no Jardim das Fores; trecho da Avenida Aviação, no Loteamento Santos Dumont; e recapeamento do paralelepípedo na rua José Jorge, no Jardim Presidente Kennedy”, relata o prefeito.

Outra licitação que será concluída no dia 20 deste mês é a que prevê a instalação de galerias pluviais no Jardim Figueira. “O Jardim Figueira tem 45 anos e nunca teve um sistema de drenagem adequado. Toda a vez que chove forte a população sofre com danos. Agora é hora de resolver essa questão, o que vai acontecer graças à economia de recursos que estamos fazendo na Prefeitura de Apucarana”, frisa Beto Preto. O investimento será de R$280 mil.

Segundo o engenheiro Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras, serão colocados 950 metros de tubos e 44 bocas de lobo. “Após a realização do serviço, será feita a compactação e a reconstituição do asfalto. É uma região com relevo acidentado e objetivo é acabar com as enxurradas que tanto transtorno causam aos moradores”, conclui o secretário.