Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana comemora Dia do Exército

Apucarana comemora Dia do Exército

por Departamento de Imprensa publicado 19/04/2021 14h24, última modificação 19/04/2021 14h24
Poim e Junior da Femac participam da solenidade que marca 373 anos da instituição
Apucarana comemora Dia do Exército

Acompanhado do prefeito Junior da Femac e do diretor administrativo da Câmara Municipal, Cecílio Luz, o presidente do Legislativo, Franciley Preto Godoi, Poim, participou na manhã de hoje (segunda-feira 12/04), na sede do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (B I Mec), de formatura alusiva ao Dia do Exército. A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30º B I Mec.

O ato, que marcou os 373 anos da instituição cuja origem remete à Batalha de Guararapes (PE), ocorrida em abril de 1648, em função da pandemia e mantendo todas as medidas restritivas importas pelas autoridades em saúde, foi restrito a parte do efetivo e contou com a presença de alguns convidados: Major Marcos José Facio, comandante do 10o Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, e o colaborador emérito do Exército, Oezir Marcelo Kantor

O presidente da Câmara, Poim, agradeceu o convite e destacou a importância da data onde comemoram os 373 anos da Batalha dos Guararapes. “O Exército é uma instituição que orgulha a todos nós, cidadãos brasileiros, por tudo o que fez, por tudo o que faz e pela soberania que ajuda a garantir o Brasil.  Agradecemos a parceria que o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado tem com a nossa cidade. Isso nos fortalece dia a dia”, disse Poim.

O prefeito Junior da Femac lembrou que há 373 anos, um grupo de brasileiros de diferentes etnias – brancos, negros e indígenas – se reuniu em Guararapes para defender o território nacional e combater a dominação holandesa. “Foi o início do Exército Brasileiro e para nós é um orgulho ter aqui em Apucarana uma unidade desta valorosa instituição. O 30o BIMec é uma referência de trabalho e de serviço prestado, que sempre mantém vivo esse sentimento de amor à pátria”, destacou o prefeito Junior da Femac.

O tenente-coronel Flábio fez um rápido histórico da trajetória do Exército Brasileiro, desde a Batalha de Guararapes, passando pela luta pela independência e do processo de pacificação interna em diversos momentos (revoluções Farroupilha, Sabinada e Balaiada, revoltas liberais, no Conestado, em Canudos). Também lembrou da atuação no segundo império, quando combateu na Tríplice Aliança, e nas duas guerras mundiais. “Mais recentemente, ajudou a cultivar a paz em diversos países sob a égide da ONU e com ajudas humanitárias externas e internas e, atualmente, vem contribuindo no combate da Covid-19”, cita o comandante do 30o BIMec.

O ato que marcou o Dia do Exército contou ainda com a entrega de medalhas a membros da corporação, por tempo de serviço e bons serviços prestados, sendo encerrado com o desfile da tropa. Ao final, o comandante se dirigiu à Banda do 30o BIMec, formada por militares da ativa, civis e ex-militares, e fez um agradecimento especial.

Fotos: PMA