Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana e Distrito de Caixa de São Pedro serão contemplados com novas unidades habitacionais

por Departamento de Imprensa publicado 24/08/2021 11h07, última modificação 24/08/2021 11h07
Ratinho Junior colocou a Cohapar a disposição para acompanhar todo o trabalho no Distrito

Apucarana e Distrito de Caixa de São Pedro terão novas unidades habitacionais

Em solenidade realizada na segunda-feira (23/08), em Curitiba, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi, Poim, participou a convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário de estado da Saúde, Beto Preto e do diretor presidente da Cohapar, Jorge Lange, da homologação dos primeiros projetos da nova modalidade do Casa Fácil Paraná, programa que concede subsídios a famílias que adquirirem imóveis financiados pelo Governo Federal. Também estiveram presentes o prefeito Junior da Femac e o vice-prefeito, Paulo Vital.

Apucarana está entre as doze cidades contempladas pela primeira leva de empreendimentos homologados e irá receber 106 unidades habitacionais. No mesmo evento também foi feita a liberação de R$ 500 mil para o término da construção do residencial Fariz Gebrim e, ainda a construção de mais de 102 casas no residencial Viverti. No Viverti já são 400 casas em construção.

Esse é um dos momentos mais importantes do legado do mandato em que Beto Preto esteve à frente da prefeitura de Apucarana. “O programa de habitação popular da nossa gestão foi muito forte e agora o prefeito Junior da Femac está dando o segmento, dando o andamento. Essas 520 casas do Residencial Fariz Gebrin, mais a Escola Municipal, mais o CMEI, fazem junto com a obra da Unidade Básica de Saúde que já está pronta um bairro completo com asfalto, com a possibilidade da tubulação de esgoto, iluminação de qualidade. Quem for morar nas 520 casas do Fariz Gebrin, tenho certeza que vai encontrar um ambiente fantástico para fazer ali o seu lar, a sua casa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Nosso Programa Habitacional de Apucarana, desde 2013, é o maior do município. Entre casas construídas no conjuntos habitacionais, nos empreendimentos individuais, do atual projeto do governo federal, Apucarana vai bater na casa de 6.500 unidades habitacionais, cerca de 20 mil pessoas que ao longo do tempo conseguiu sua casa. E na segunda-feira o governador assinou, através do Casa Fácil, liberando mais 400 casas para a nossa cidade e o recurso para finalização do Residencial Fariz Gebrin”.

DISTRITO DE CAIXA DE SÃO PEDRO

Poim, que acompanhou a solenidade, agradeceu o convite para participar do evento e anunciou que em breve a licitação para a construção das casas para o Distrito de Caixa de São Pedro será realizada. “Agradeço mais uma vez a oportunidade de participar de um evento importante como este. Como presidente da Câmara, fui muito bem recepcionado pelo governador Ratinho Junior que mais uma vez colocou a Cohapar a disposição para a construção das 42 casas no Distrito da Caixa de São Pedro”, explicou o presidente Poim.

Segundo ele, com o terreno já adquirido, em 2014, na gestão do ex-prefeito de Apucarana e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, após uma discussão judicial por tratar-se de área de herdeiros, o prefeito Junior da Femac, está dando continuidade ao trabalho e irá colocar todo o loteamento pronto e a disposição da Cohapar até o final deste ano. “Agradeço o empenho do Beto Preto que não desistiu dessa nossa luta, nos ajudou e continua nos ajudando para que as casas sejam construídas e entregues a comunidade. Obtivemos a posse definitiva do terreno em novembro de 2015 após ganho de causa em relação a desapropriação de uma área de terras. O terreno tem 24 mil metros (um alqueire) e havia sido declarado de utilidade pública para fins de desapropriação, sendo 8 mil metros destinados a barracões industriais e o restante para construção de casas populares em convênio com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Para que tudo saia o mais breve possível e dentro da legalidade temos com o apoio do prefeito Junior da Femac que irá finalizar todos os trâmites legais para que a licitação seja realizada e a construção tenha início. Parcerias como as nossas entre o Executivo, Legislativo e o Estado estão dando certo e o trabalho acontece. Todos são beneficiados. E essas casas é um pedido que será atendido, o Distrito merece, nossa comunidade merece”, declarou Poim.

O prefeito Junior da Femac destacou que o Beto Preto olha com carinho para a cidade de Apucarana. “Firmamos um convênio muito importante entre a prefeitura, Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, garantindo mais moradias por meio do Casa Fácil, que vão se juntar as outras 406 casas já em construção no Viverti. Agradecemos ao governador Ratinho, ao Jorge Lange. Os investimentos em habitação para a cidade são muitos. Agradeço também a Câmara de vereadores que nos apoia”, finalizou Junior da Femac.