Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana inaugura oficialmente Aviário Rossa & Borges no Distrito de Caixa de São Pedro

Apucarana inaugura oficialmente Aviário Rossa & Borges no Distrito de Caixa de São Pedro

por Departamento de Imprensa publicado 04/06/2022 20h05, última modificação 04/07/2022 14h14
Presidente Poim prestigiou o evento e parabenizou os proprietários pelo investimento, geração de emprego e renda em Apucarana
Apucarana inaugura oficialmente Aviário Rossa & Borges no Distrito de Caixa de São Pedro

Inauguração do Aviário no Distrito de Caixa de São Pedro

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto, Poim, participou na noite desta sexta-feira (03.06), no Distrito da Caixa de São Pedro, da inauguração do Aviário Rossa & Borges. O empreendimento do grupo catarinense investiu no município R$ 75 milhões, incluindo a compra de ampla área rural, equipamentos tecnológicos e instalação de 24 aviários.

Além dos proprietários Alcides Borges e Fernando Rossa, participaram do evento vários executivos da JBS, entre eles Ricardo Dias, diretor de negócio de aves no Paraná; Ivan Zechin, diretor regional Agro-PR; e Ricardo Pereira, gerente Agro-Rolândia; Ricardo Trinkel, diretor industrial-PR; e Gilson Matiello, gerente industrial-Rolândia.

“Agradeço o convite para participar deste importante evento para a nossa cidade e principalmente para os nossos Distritos de Caixa de São Pedro e Pirapó. O Alcides e o Fernando estão fazendo um excelente trabalho na nossa cidade e região. É um orgulho para a nossa cidade uma empresa como essa de credibilidade e acima de tudo, que vai gerar emprego e renda”, adiantou Poim.

Ele reforçou dizendo que os moradores de Caixa de São Pedro, do Pirapó e de Apucarana recebem a empresa e toda sua diretoria de braços abertos. “Estamos aqui para somar com todos vocês. O apoio do prefeito Junior da Femac e toda sua equipe foi muito importante. Agradecemos a empresa Rossa & Borges por acreditar e investir em Apucarana. Sejam bem vindos, oficialmente a  Apucarana”, disse Poim.

A estrutura implantada, com capacidade de produção de 680 mil frangos a cada 42 dias, irá saltar até o final deste ano para 1,1 milhão de aves no mesmo período, garantindo ao complexo de Apucarana o status de maior granja fornecedora da JBS no Brasil.

Toda estrutura funciona com base tecnológica. Os galpões são do sistema dark house, com fechamento eletrônico das telas e escurecimento do viveiro. A distribuição de ração e de água é automatizada. E também o controle da temperatura com a refrigeração, ou aquecimento interno controlados por computadores.

O prefeito Junior da Femac foi representado pelo secretário de indústria e comércio, Edison Peres Estrope. O vice-prefeito Paulo Vital também não participou, por estar em isolamento, depois de positivado para Covid. O prefeito não pôde estar presente devido a outro compromisso já agendado fora da cidade. Também prestigiaram os secretários Sueli Pereira (Fazenda), Gerson  (Agricultura), Ivan da Silva (Assuntos Estratégicos) e Mauricio Borges (comunicação).

ORGULHO PARA APUCARANA – Em vídeo gravado, o prefeito Junior da Femac falou da grandiosidade do empreendimento e fez uma saudação especial aos investidores Alcides Borges e Fernando Rossa. “Trata-se do maior aviário de frango de corte do Brasil, entre os fornecedores da JBS. Apucarana tem muito orgulho de receber o Grupo Rossa & Borges e sua parceria com o Grupo multinacional JBS, um dos maiores produtores de proteína do planeta”, comentou o prefeito, frisando ainda que Apucarana luta no dia a dia para gerar mais emprego e renda. “O investimento foi de R$75 milhões no município, com a compra da terra, de equipamentos e instalações prediais e deve gerar um significativo retorno social e em tributos”, concluiu.

GRATIDÃO PELO APOIO – Com matriz na cidade de Capinzal (SC) e com aviários também no município da Lapa (PR), o Grupo R&B agora expande seus investimentos para Apucarana.  O sócio proprietário, Alcides Borges, discursou e fez um relato de gratidão à receptividade que teve em Apucarana. “Procuramos outros locais, mas o apoio da Prefeitura de Apucarana foi fundamental para a instalação do empreendimento aqui. Desde o primeiro momento fomos muito bem acolhidos pelo prefeito Junior, pelo o secretário Estrope e toda sua equipe, que tem dado todo o suporte necessário”, relatou o empresário.

Com 16 aviários em produção e outros 8 em fase final de implantação está esgotada a capacidade da propriedade rural de 32 alqueires no distrito de Caixa de São Pedro. “Já estamos estudando a compra de uma nova área, em um futuro próximo, para realizar mais investimentos em Apucarana, seja para produção de matrizes ou para ampliar a produção de frangos de corte”, anunciou Alcides Borges.

MAIS EMPREGO E RENDA – “Trata-se de um empreendimento fantástico, que emprega alta tecnologia e que coloca Apucarana no mapa da avicultura brasileira. Além de gerar mais receitas ao município, com esta expansão a empresa irá também empregar mais trabalhadores, gerando renda e mais qualidade de vida para muitas famílias”, disse o secretário de indústria e comércio, Edison Peres Estrope.

Ele lembrou que 10% da produção da JBS em Rolândia é oriunda de Apucarana, onde estão em atividade 64 aviários em parceria com o frigorífico. “Deste total, 30% da produção apucaranense de frango de corte vem do Aviário Rossa & Borges”, destacou Estrope.

Ricardo Dias, Diretor de Aves da JBS no Paraná, elogiou o dinamismo dos empresários Alcides Borges e Fernando Rossa. “Estamos conhecendo o primeiro aviário deste porte em todo o Brasil, em Apucarana. É maravilhoso, é de brilhar os olhos e ficamos muito felizes pela parceria com a JBS”, destacou o executivo da JBS.

Ivan Zechin, diretor regional Agro-PR da JBS, parabenizou o grupo R&B pelo grandioso empreendimento. “Essa é a maior granja de frangos de corte da Seara/JBS no Brasil e, nesse momento, temos que cumprimentar os investidores e a sua parceria com a JBS”, assinalou Zechin.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da PMA

**Fotos: Profeta (PMA)

registrado em: