Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana participa da Campanha Sinal Vermelho

Apucarana participa da Campanha Sinal Vermelho

por Departamento de Imprensa publicado 23/08/2022 17h30, última modificação 30/08/2022 14h29
Representando a Câmara Municipal, os vereadores Poim e Jossuela, participaram do início das atividades
Apucarana participa da Campanha Sinal Vermelho

Apucarana na Campanha Sinal Vermelho

Ao lado do prefeito Junior da Femac e da primeira dama e empresária, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi, Poim e a Procuradora da Mulher, vereadora professora Jossuela Pirelli, participaram na tarde desta terça-feira (23/08), do início da Campanha Sinal Vermelho.

A mobilização, visando à adesão de entidades públicas e privadas à Campanha Sinal Vermelho teve foi feita pela Prefeitura de Apucarana, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), por intermédio do Fórum da Comarca, Câmara Municipal de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher, e Câmara da Mulher Empreendedora de Apucarana.

Criada há dois anos pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa de combate à violência doméstica contra a mulher atualmente já é lei em 18 estados e no DF.

No Paraná, a campanha é amparada pela Lei Estadual nº 20.595/21, de 28 de maio de 2021, que instituiu o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho. O lançamento das estratégias locais, com capacitação de representantes de entidades que já aderiram à campanha aconteceu em ato no salão nobre do paço municipal. Além de distribuição de cartazes para serem afixados em ambientes públicos de grande circulação de pessoas, e folhetos com orientação sobre os objetivos da campanha, o evento contou com uma palestra proferida pelo comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), tenente-coronel Marcos José Facio, que falou sobre as formas corretas de ajudar a vítima e principais canais de denúncias.

O prefeito Júnior da Femac participou do evento acompanhado da primeira-dama e empresária Carmen Lúcia Izquierdo Martins. “Enquanto sociedade já evoluímos muito tanto no aspecto cultural, quanto institucional. Há poucos anos era impensado admitirmos que existia machismo no Brasil. Hoje, ao reconhecermos a existência da violência contra a mulher já demos um grande passo. Mas temos que agir de forma incessante, todos os dias, levar a campanha para a rua, para as redes sociais, para o comércio, indústrias, repartições públicas, escolas e faculdades, em um verdadeiro pacto onde cada um de nós aja no sentido de não permitir que nenhuma mulher sofra mais violência doméstica em Apucarana”, convocou o prefeito, frisando que “ao chegar ao ponto de ter que pedir socorro mediante uma inscrição em sua mão, a mulher certamente já apanhou demais, foi muito humilhada, passou por coisas indescritíveis e teve todos os canais de diálogo com o “mundo exterior” bloqueados”.

“Este ciclo de violência deve ser quebrado, por isso a importância da adesão de toda a cidade. Homem de verdade não bate em mulher, ele protege, não aceita e abomina qualquer atitude agressiva, incluindo piadinhas. Homem de verdade trabalha pela paz”, pontuou o prefeito, assinalando que a campanha atende ao objetivo 16 da ONU, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Paz, Justiça e instituições eficazes, que visa promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas, oferecer acesso à justiça e construir instituições sólidas e responsáveis”, disse.

Segundo frisou a secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, o “X” vermelho é mais uma estratégia de enfrentamento que precisa, acima de tudo, ser conhecida pela população. “A campanha Sinal Vermelho é um instrumento de denúncia contra a violência doméstica. Com um “X” na palma da mão (feito preferencialmente com batom, caneta ou objeto similar na cor vermelha), a mulher pode pedir ajuda para qualquer estabelecimento comercial, onde o atendente irá chamar a polícia”, explica a secretária.

A primeira-dama, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, disse que o combate à violência contra a mulher é responsabilidade de todos. “Essa campanha não é da prefeitura, de uma secretaria ou de uma entidade, ela é de Apucarana. Todos temos que divulgar e estarmos atentos ao sinal (X) para darmos rápida resposta, pois quem está em desespero não pode esperar”, frisou Carmem.

Presente no evento de lançamento, o diretor do Fórum de Apucarana, Oswaldo Soares Neto, também falou sobre a relevância da campanha. “Enquanto juiz de direito que atua na área criminal, digo que me orgulho muito em fazer parte de mais esta iniciativa. A Campanha Sinal Vermelho dá possibilidade de mulheres que perderam o canal de comunicação com o mundo, ter acesso (via terceiros) a um socorro vindo de instituições como a Polícia Militar (190) ou Guarda Civil Municipal (153)”, afirmou o magistrado. “Uma idéia simples, idealizada pela AMB que para sair do plano das idéias e ganhar amplitude nacional recebeu apoio da CNJ, e que hoje chega oficialmente a Apucarana, uma cidade que tem como diferencial a união de todas as esferas – poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade – em prol das políticas públicas de combate à violência doméstica contra a mulher”, afirmou o juiz.

No período de isolamento social do ano passado, os canais Disque 100 e Ligue 180 do Governo Federal registraram 105.821 denúncias de violência contra mulher. O dado corresponde aproximadamente 12 denúncias por hora. Desse total, 72% se referem à violência doméstica e familiar, incluindo ação ou omissão que causem morte, lesão, sofrimento físico, abuso sexual ou psicológico. Cabe acrescentar, que danos morais e patrimoniais também estão na lista.

Presenças – Além de representantes de diversas secretarias e autarquias municipais, núcleo estadual de educação, associações e sindicatos, bem como proprietários e gerentes de empresas locais, o evento de lançamento da Campanha Sinal Vermelho contou ainda com a presença do comandante do 11º Grupamento de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Leandro Zotelli de Matos, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Reinaldo de Andrade, da presidente da Câmara da Mulher Empreendedora Nilsa Christ, da vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção e da diretora da Patrulha Maria da Penha, GCM Kelli Cristina do Prado Andreata (GCM Prado).

 

*Com informações da Prefeitura Municipal de Apucarana

Fotos: Edson Denobi

 

registrado em: