Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana quer iniciar 2015 com novo Plano Diretor

Apucarana quer iniciar 2015 com novo Plano Diretor

por apu — publicado 01/12/2014 17h12, última modificação 08/04/2016 16h58
Após um ano de trabalho, que envolveu reuniões internas e técnicas setorizadas – com construtoras, engenheiros, arquitetos e imobiliaristas – e audiências públicas, chegaram à Câmara Municipal de Vereadores, as propostas de leis complementares que compõem a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Apucarana.

Os documentos, que somam cerca de 500 páginas, foram entregues nesta sexta-feira (28/11) ao presidente do Legislativo Municipal, vereador José Airton Deco de Araújo (PR), pelo prefeito Beto Preto (PT), que classificou o momento como histórico para a cidade.

“Este novo plano é diferente dos demais, sobretudo pelo fato de ter sido feito integralmente por apucaranenses. Aqui não tem cópia, como identificamos em alguns trechos da lei vigente e feita pelo governo anterior. Todas as ações que compõem esta revisão foram propostas técnicas de profissionais apucaranenses, pensando Apucarana para o futuro. Posso afirmar com convicção de que formatamos um plano diferente, moderno, que vai encaminhar o município para um novo ciclo de desenvolvimento”, pontuou Beto.

Ele solicitou agilidade aos vereadores. “Peço que a partir de agora, analisem, discutam e, se possível, votem ainda este ano, para que possamos iniciar 2015 com este novo plano em vigência”, concluiu o prefeito.

Acompanhado dos vereadores Luiz Magalhães (PT), José Eduardo Antoniassi (PSDB), Mauro Bertoli (PTB), Antônio Ananias (PSDB), Luciano Molina (PMDB), Vladimir José da Silva (PDT) e Gilberto Cordeiro de Lima (PMN), o presidente José Airton Deco de Araújo afirmou que já convocou sua assessoria para agendar a audiência pública final. “Já há um entendimento comum entre todos os vereadores e, em seguida, vamos colocar o novo plano em votação. Este é um projeto que não é do prefeito, não é dos vereadores, é da cidade, por isto no que depender da Câmara vai ser aprovado ainda neste ano”, afirmou Deco.

Para o vice-prefeito Júnior da Femac, “o novo Plano Diretor de Desenvolvimento tem a cara de Apucarana”. “A partir da Conferência Municipal das Cidades - onde tudo começou no ano passado - foram diversos momentos, onde o prefeito cobrou sempre que a revisão fosse construída de forma participativa. Como resultado, temos em mãos propostas de leis complementares bem feitas. Este novo plano tem a cara de Apucarana”, afirmou Júnior, que é engenheiro civil.

A revisão do plano diretor é composta por um compêndio de seis leis municipais, que tratam do Desenvolvimento, Zoneamento e Perímetro Urbano, Uso e Ocupação, e Parcelamento do Solo, Edificações e Sistema Viário. “Com as mudanças introduzidas, sobretudo na Lei de Zoneamento Urbano e no tocante à liberação de novas áreas para verticalização, temos convicção de que o novo Plano Diretor irá viabilizar mais empreendimentos nos segmentos da construção civil e imobiliário”, avalia o prefeito Beto Preto.

CONFIRA AQUI O PLANO DIRETOR