Audiência promove debate sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Audiência reuniu grande público nesta quarta-feira (7)
Na noite desta quarta-feira (7), a Comissão de Saúde da Câmara de Apucarana promoveu uma Audiência Pública para discutir a criação da Política Municipal das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O evento reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde, usuários do SUS e a sociedade civil para debater a implementação dessas práticas no município.
A iniciativa, liderada pelo vereador Moisés Tavares (PP), presidente da comissão, teve como foco terapias como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia e meditação, que buscam promover o bem-estar e a saúde preventiva. Durante o encontro, representantes do Movimento Implanta PICS defenderam a ampliação dessas práticas no município. Eles trouxeram contribuições importantes para o debate sobre a implementação dessas terapias no sistema de saúde local.
A audiência contou também com a participação de profissionais da área, como Stela Maris Santini, superintendente de Saúde da AMS; Eleine Aparecida Penha Martins, líder do grupo de pesquisa em urgência e emergência e paciente crítico (GUEPC) e do Núcleo de Estudos em Espiritualidade, Práticas Integrativas e Cuidado Paliativo (NEEPICS), cadastrados no diretório do CNPQ; Maria Solange de Oliveira Lima, ACS em nosso município e pioneira na aplicação das PICS em Apucarana; e Adriana Prestes do Nascimento Palu, tutora docente no Programa de Residência Multiprofissional em Apucarana e aplicadora das PICS.
Os profissionais da área realizaram uma exposição na entrada do plenário, onde demonstraram algumas das práticas que podem ser incorporadas ao sistema de saúde municipal. As apresentações permitiram ao público uma compreensão mais clara sobre o funcionamento e os benefícios dessas terapias.
Segundo o vereador Moisés Tavares, a ideia é construir uma política que respeite a diversidade de saberes já existentes em Apucarana e que ofereça alternativas terapêuticas integradas para a saúde de todos. “Convidamos a população e as pessoas que atuam nessa área para discutir a possibilidade da implantação de uma política permanente sobre esse tema. Tratar o corpo e a mente, com certeza, é uma contribuição importante para reduzir filas nos postos de saúde e diminuir o consumo de medicamentos. Apucarana conta com uma grande rede de profissionais capacitados", afirmou.
O vereador Tiago Cordeiro (PDT), que cumpre agenda oficial em Curitiba, enviou um vídeo manifestando apoio à criação da Política Municipal das Práticas Integrativas e Complementares. Na gravação, ele destacou a relevância do debate e afirmou que iniciativas como essa são fundamentais para o fortalecimento da saúde pública. “As PICS não substituem a medicina tradicional, mas atuam como importantes aliadas nos cuidados com a saúde, promovendo bem-estar e prevenção”, explicou.
O vereador Adan Lenharo (DC) também marcou presença na audiência, demonstrando apoio ao debate e ao desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem-estar da população apucaranense.
Representantes do Movimento Implanta PICS
Vereador Moisés Tavares, presidente da Comissão de Saúde, liderou a audiência