Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública do Plano Diretor

Audiência pública do Plano Diretor

por Administrador publicado 11/06/2008 12h33, última modificação 08/04/2016 16h57
A Câmara Municipal de Apucarana, convida toda a população, para participar da Audiencia Pública que será realizada no dia 13 de junho (setxa-feira) às 19h, no Plenário da Casa, para divulgação do Plano Diretor do Município.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos. Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais. O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.

Quem deve participar?

1 - Setores do governo

• Prefeitura (secretarias e órgão municipais);
  • Poder público estadual (quando setores de serviços e outras questões extrapolam os limites do município);
  • Poder público federal (quando as questões lhes dizem respeito, por exemplo, áreas da marinha e aeroportos).

2 -Segmentos populares

• Associações, sindicatos, conselhos comunitários e outros.

3-Segmentos empresarias

• Sindicatos patronais, comerciantes, incorporadores imobiliários, etc.

4- Segmentos técnicos

• Universidades, conselhos regionais, ONGs, e outros.

Pra que planejar?

• Para superar os problemas existentes, considerando os potenciais sociais, econômicos e ambientais que o município oferece;
  • Para garantir, tanto no presente quanto no futuro, o uso democrático do sustentável dos recursos disponíveis;
  • Para tornar à cidade um benefício coletivo capaz de melhorar a qualidade de vida de moradores e usuários em geral;
  • Para que todos os moradores assumam a tarefa de construir um futuro melhor para a cidade promovendo assim os direitos de cidadania.

O Plano Diretor organiza o crescimento e o funcionamento da cidade.