Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública sobre canabidiol lota Câmara de Apucarana

Audiência pública sobre canabidiol lota Câmara de Apucarana

por Assessoria de Imprensa publicado 08/12/2023 16h40, última modificação 08/12/2023 18h11
A audiência, proposta pelo vereador Tiago Cordeiro, teve como objetivo esclarecer e debater o uso das substâncias derivadas da cannabis
Audiência pública sobre canabidiol lota Câmara de Apucarana

Vereador Tiago Cordeiro durante audiência sobre uso de medicamentos à base de canabidiol

Um grande número de pessoas marcou presença e participou da audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (7/12), na Câmara Municipal de Apucarana, que debateu a inclusão de medicamentos à base de canabidiol (CBD) na rede de saúde do município através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A audiência, proposta pelo vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), teve como objetivo esclarecer e debater o uso das substâncias derivadas da cannabis - planta da maconha, e usadas no tratamento de diversas doenças e síndromes, como dores crônicas, depressão, ansiedade e distúrbios do sono. 

Estiveram presentes na audiência, o presidente da Câmara, Luciano Molina (PL); o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PSD); o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), e o deputado estadual Goura (PDT), criador da Lei Pétala, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. 

Os vereadores Marcos da Vila Reis (PSD), Rodrigo Recife (União) e Moisés Tavares (Cidadania), de Apucarana; Sidney da Silva, também conhecido Chiquinho, de Mandaguari; e Bruno Cavassani (PSD), de Jandaia do Sul; também marcaram presença na audiência. A neurologista Mariane Carrasco, de Apucarana, e a doutora PHD Micheline Freire Donato, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) utilizaram o espaço para citar inúmeros benefícios do medicamento. 

Para Tiago, a audiência foi um grande passo para desmistificar tabus que englobam o medicamento e trazer o tema à tona. “Foi um momento maravilhoso. Há cerca de cinco anos não teríamos a oportunidade de tratar sobre um tema vital e que traz qualidade de vida e salva vidas. Tivemos relatos emocionantes durante a audiência. Gostaria de agradecer a todos que estiver com a gente nesta noite que marca história. Quem tem dor, tem pressa. Segunda apresento o projeto de lei na Camara”, comentou Tiago. 

Representantes de associações ligadas ao tratamento médico, como Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (Amaa), Cura em Flor, e pacientes e pais de pacientes que utilizam os remédios fizeram relatos emocionantes sobre os benefícios dos medicamentos durante a audiência. 

O público pode ouvir o depoimento da coordenadora comercial Amanda Góis de Oliveira, de 29 anos, que tem epilepsia, contou ao público presente que utiliza a cannabis medicional em seu tratamento. “Fui diagnosticada com crises de epilepsia há quatro anos. Antes de passar pelo tratamento com a cannabis, usei outros diversos medicamentos. Porém, o canabidiol mudou minha vida. Atualmente, minhas crises são controladas. O melhor deste tratamento é ser natural, além de não causar efeitos colaterais e os benefícios serem observados no começo do uso”, relatou. 

A audiência pública completa pode ser vista através deste link. 

Veja fotos da audiência:

Audiência lotou Câmara de Apucarana nesta quinta (7)

Neurologista Mariane Carrasco 

 Ricardo Bastos, pai de Aurora, que faz uso de medicamentos à base de canabidiol 

 O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac

Presidente da Câmara, Luciano Molina 

Deputado estadual Goura

Deputado estadual Goura 

Deputado estadual Arilson Chiorato

Amanda Góis, que faz tratamento com medicamentos à base de canabidiol