Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Banco de Leite do Hospital da Providência recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

Banco de Leite do Hospital da Providência recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 07/12/2022 19h05, última modificação 07/12/2022 19h05
A honraria, de autoria da vereadora Jossuela Pirelli, foi aprovada por unanimidade dos vereadores
Banco de Leite do Hospital da Providência recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

Vereadora Jossuela Pirelli, Irmã Geovana Ramos e Enfermeira Julia Parra

A equipe do Banco de Leite do Hospital da Providência de Apucarana recebeu na tarde desta quarta-feira (07.12), em Ato Solene e Especial, Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Apucarana.

A honraria foi entregue a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Ramos e a coordenadora do Banco de Leite, enfermeira Julia Parra, pela autora da proposição, vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela Pirelli.

Inaugurado em 2011, o Banco de Leite é um setor especializado em promoção e proteção do aleitamento materno, no qual as gestantes e mães são orientadas sobre a amamentação e recebem apoio nos momentos em que apresentam dificuldades com o aleitamento.

O presidente da Câmara, Franciley Preto Godoi, Poim, destacou que é um orgulho para todos apucaranenses homenagear um trabalho como esse e parabenizou a iniciativa da vereadora Jossuela.

“Estendemos a homenagem a todos do Hospital da Providência. A Moção de Aplausos traduz o nosso respeito, a nossa admiração ao trabalho que realizam.  É o reconhecimento pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno que promovem. É a incansável dedicação de todos os envolvidos”, disse Poim.

Ele destacou o trabalho de toda equipe e reforçou que sem uma equipe comprometida e apaixonada pelo seu trabalho, nada disso seria possível. “Sem o comprometimento diário, um serviço não se consolida. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês, dessa forma, é necessário que essa Casa se preocupe com o processo de conscientização tanto da existência do Banco de Leite Humano, quanto do processo de doação”, completou.

A vereadora Jossuela destacou que, apesar de ser um trabalho silencioso, entre quatro paredes, sem público, sem alarde, ele é valioso. “Temos que enaltecer esse trabalho, essa equipe que cuida da captação, pasteurização e distribuição de leite materno. Aí está um sentido da vida, ali não está o desejo de se tornar uma equipe famosa. Existe, sim, um grupo de pessoas que têm em suas mãos a capacidade e o cuidado de atender ao pedido de socorro de mães que necessitam da ajuda para manterem vivas as suas crianças”.

Jossuela reforçou que essa equipe se empenha em campanhas, solicitam e pedem ajuda porque precisam ajudar. “Há muitas crianças que carecem de cuidados maiores e que, graças a essa equipe generosa, dão a partida para seu caminho, o caminho da vida. “Parabéns, a quem, no seu trabalho silencioso do dia a dia prepara o presente para aplacar o choro da fome dos pequeninos. Parabéns a essa equipe, merecedora do mais alto elogio, a mais alta admiração porque, ao atender às mães, deixam vir para si as crianças que têm em vocês o remédio para viver”, pontuou a vereadora.

O prefeito Junior da Femac que estava acompanhado da sua esposa, primeira dama, Carmen Izquierdo Martins e do vice-prefeito Paulo Vital, enalteceu a homenagem da vereadora Jossuela e a aprovação unanime dos vereadores à Moção. “Ao entregar a Moção de Aplausos atestamos o reconhecimento do trabalho do Banco de Leite em Apucarana. O Materno Infantil é referência em nossa cidade e quantas vidas foram salvas através do Banco de Leite?”, questionou o prefeito.

Junior destacou ainda que é uma troca, mães querem doar, enquanto outras precisam receber. “E a nossa comunidade, os apucaranenses, são pessoas do bem, gente que trabalha, que está junto e que não deixa o irmão passar necessidade. Com a Moção de Aplausos, celebramos a vida! O Banco de Leite, o Hospital da Providência e o Materno Infantil recebem o aplauso de todos os apucaranenses”,

BANCO DE LEITE

O serviço de excelência do Banco de Leite Humano possui uma equipe capacitada, tendo como diretor técnico o Dr. Celso Sérgio Maistro, a gerente de enfermagem, a enfermeira Erica Sanches, a coordenadora Julia Parra e sua equipe que, com humanização, atendem as mães que as procuram com dificuldade de amamentação para que consigam oferecer esse alimento tão importante para bebês crescerem fortes e saudáveis.

Dentre os serviços realizados, somente de janeiro a novembro de 2022, foram pasteurizados 1.020 litros de leite materno para alimentar 1.406 bebês com essas gotinhas de amor.

Irmã Geovana Ramos, diretora do Hospital da Providência, falou da alegria em receber a Moção de Aplausos. “A vereadora Jossuela e todos os vereadores reconheceram, através da Moção, um trabalho de tão grande relevância que é feito no Banco de Leite. Completamos 11 anos de atendimento e muitas mães foram atendidas e ajudadas no processo de amamentação. O Banco de Leite quando começou, teve uma ação de campanha muito grande envolvendo o Rotary Club Apucarana Sul, o Lions Vitória Régia, Anjos da Providência e o Monsenhor Roberto Carrara. Lembro ainda do Projeto Bombeiro Amigo que nos ajuda a completar essa rede de amor, solidariedade e caridade. E agradeço também o Dr. Emídio Bachiega e a toda Autarquia de Saúde, que tem feito a ponte entre o Hospital e as mamães”, disse.

A diretora do Hospital fez um agradecimento especial do prefeito Junior da Femac e ao secretário de Estado da Saúde, deputado federal eleito, Beto Preto. “Com eles, Apucarana só tem a ganhar. Eles não medem esforços para nos ajudar e são amigos parceiros de tudo no nosso Hospital. Agradecemos também toda nossa equipe e a alegria que todos têm ao realizar e concretizar o trabalho”, pontua Irmã Geovana Ramos. “É tempo de celebrar a vida e fica aqui o agradecimento especial a todos vereadores, através do vereador Poim de da vereadora Jossuela”.

A enfermeira Julia Parra também fez um agradecimento a Câmara Municipal e a vereadora Jossuela pela homenagem. “É uma honra participar desse momento. E através dele, agradeço aos municípios de toda Regional de Saúde que nos ajudam, que dão a sua colaboração semanalmente trazendo leite, fazem a captação nas casas e trazem com todo carinho para o Banco, conseguindo suprir a UTI Neonatal, a Unidade de Cuidados Intermediários e os bebês que ficam nos quartos internados, com esse rico alimento. Agradecemos ainda a Autarquia de Saúde e o Corpo de Bombeiros que nos ajudam. Agradeço a toda direção do Hospital da Providência, a nossa equipe e principalmente as mães que fazem isso acontecer. Um ato nobre de solidariedade a vida”, disse Julia. Ela lembrou que o atendimento é 100% gratuito e esse ano, 2.611 mães foram atendidas.

COLABORADORES

Esse serviço tão importante para a cidade de Apucarana e região, além desta equipe de já citada, conta com a ajuda de muitas pessoas e instituições como:

O Lions Club Vitória Régia e Rotary Club Apucarana Sul, na doação de equipamentos; com a ajuda do Monsenhor Roberto Carrara ao lado do grupo de voluntárias “Anjos da Providência”, que também contribuíram com o início desse serviço de excelência.

O Banco de Leite também conta a valiosa ajuda do Corpo de Bombeiros de Apucarana e Autarquia Municipal de Saúde, que fazem o serviço de coleta do leite materno nas casas das mamães doadoras, assim como nos municípios de Arapongas, Jandaia do Sul e Califórnia, que fornecem essa ajuda essencial para o funcionamento desse serviço.

 

  Fotos: Profeta