Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Bertoli e Poim participam de comemoração de 55 anos da Sanepar

Bertoli e Poim participam de comemoração de 55 anos da Sanepar

por imprensa — publicado 24/01/2018 13h55, última modificação 24/01/2018 14h01

O presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli e o vice-presidente Francisley Preto Godoi, o Poim, participaram na manhã de ontem (terça-feira 23/01), da comemoração dos 55 anos da Sanepar. Em Curitiba o evento contou com a presença do governador Beto Richa e demais secretários de Estado e teve transmissão simultânea para todas as regionais do Estado.

Em Apucarana, a solenidade foi comandada pelo gerente regional, Luiz Carlos Jacovassi e contou com a presença da secretária de Esportes, Jossuela Pinheiro, que representou o prefeito Beto Preto, chefe do Núcleo Regional de Educação, Mario Onide Balan Sardinha, prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreola, o chefe do Detran, Fernando Garcia Algarte, autoridades civis e militares, além de servidores da Sanepar.

A Sanepar é uma das únicas empresas do País que trata 100% do esgoto coletado. A média nacional de tratamento é de 42%. Em água potável, o atendimento é de 100% nos municípios em que a Sanepar atua. São 10 milhões de pessoas beneficiadas. Em sete anos, foram mais 744.962 novas ligações para água tratada, chegando atualmente a 3.848.447 ligações.

Mauro Bertoli parabenizou a empresa pelos 55 anos. “Através da Sanepar recebemos água potável, melhorando a qualidade de vida da nossa comunidade, não só em Apucarana, mas em diversas cidades do Estado. Fui um dos grandes responsáveis pela renovação do contrato entre a nossa cidade e a Sanepar. Defendi a renovação por acreditar na empresa baseado nos investimentos previstos no contrato e nas melhorias para a cidade. Na época tínhamos 20% de saneamento básico e hoje chegamos a 85%”, explica Bertoli. Na época, segundo ele, o contrato era considerado “impopular”, “mas hoje a sociedade apucaranense reconhece os investimento e colhe os bons frutos. O Governo do Estado fez o maior investimento da história em saneamento básico em Apucarana. Água é uma necessidade na vida da população”.

HISTÓRIA

A Sanepar surgiu em 1963, como Agepar – Companhia de Águas e Esgotos do Paraná. A troca do nome para Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ocorreu em 19 de junho de 1964, através da Lei 4.878.

À época, a situação do saneamento básico do Paraná era bastante tímida: a água tratada chegava a 8,3% da população e a rede de coleta de esgoto atendia só 4,1% da população. O Paraná tinha 221 e somente 13 possuíam os serviços de água e esgotos e 37 delas, apenas o de água.

Atualmente, a Sanepar atende 345 municípios no Paraná e um em Santa Catarina, além de outras 291 localidades de menor porte, com mais de 3 milhões de ligações de água, 52.353 km de redes distribuidoras e 170 estações de tratamento. Em relação ao esgoto, são mais de 2 milhões ligações, 34.082 km de redes coletoras e 242 estações de tratamento.

Foto: Divulgação / Sanepar