Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Bertoli quer câmaras protestando contra o corte de Dilma na saúde

Bertoli quer câmaras protestando contra o corte de Dilma na saúde

por Administrador publicado 01/03/2012 14h45, última modificação 08/04/2016 17h21
O vereador Mauro Bertoli (PTB) defendeu, durante a sessão ordinária da Câmara de Apucarana, nesta segunda-feira (27), que as câmaras municipais do Paraná façam um levante contra o corte de R$ 5,4 bilhões que a presidente Dilma Roussef anunciou para o orçamento da saúde neste ano.

O corte está dentro do contingenciamento de verbas orçamentárias da ordem de R$ 55 bilhões nas despesas públicas de 2012. “O governo tem é que aumentar mais R$ 5 bilhões na área da saúde e não anunciar esse corte, que é absurdo e inaceitável. Que faça cortes em todos os setores, mas não na saúde”, anunciou o vereador.

Bertoli afirmou que há pessoas sofrendo com câncer e que estão sendo obrigadas a aguardar na fila por 60 dias para fazer quimioterapia. Além disso, segundo ele, há vários outros procedimentos que estão sendo realizados com atraso por falta de profissionais e de investimento em estrutura na área de saúde. Para alguns críticos, o objetivo do corte é alcançar a meta de R$ 140 bilhões de superávit primário, que é a reserva de recursos para o pagamento da dívida pública, cuja maior parte é diretamente com os bancos.

Bertoli, que é um dos coordenadores da Associação das Câmaras do Vale do Ivaí (Acavi), disse que na próxima semana vai entrar com requerimento para que sejam oficiados os 30 deputados federais do Paraná e três senadores no sentido de que se coloquem claramente contra o corte de recursos na área da saúde. “Vai ser uma oportunidade para que cada deputado e cada senador demonstrem publicamente o seu compromisso com a saúde pública no Brasil. Nós entendemos que todas as câmaras municipais do Paraná deveriam fazer alguma coisa e que a Câmara de Apucarana deveria dar o exemplo, iniciando o protesto”, finaliza Bertoli.

29-02-12

registrado em: