Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Bonés de Apucarana serão divulgados na nova novela da Rede Globo

Bonés de Apucarana serão divulgados na nova novela da Rede Globo

por Administrador publicado 11/06/2010 09h43, última modificação 08/04/2016 17h21
Dentro de um mês e meio os bonés fabricados em Apucarana vão estar em evidência em nível nacional, fazendo parte da trama da nova novela das “7” da Rede Globo de Televisão: “Ti Ti Ti”, prevista para estrear no dia 26 de julho.
O anúncio oficial da concretização da parceria, que vai dar maior visibilidade aos produtos apucaranenses e é fruto de uma união entre prefeitura, associações, sindicatos e iniciativa privada, foi feito nesta quarta-feira (09/06) no gabinete do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).

O “acessório” vai ser usado notoriamente por dois personagens da trama, que deve ficar “no ar” por pelo menos oito meses. O investimento financeiro será partilhado entre o grupo e foi negociado junto à Moda no Figurino Agência de Publicidade e Propaganda Ltda, agência ligada à rede televisiva. “Sou um defensor de que o poder público tem que buscar parcerias para projetar positivamente a cidade. A participação da prefeitura neste projeto acima de tudo está dentro de uma política pública maior, de apoio ao processo produtivo e de desenvolvimento de Apucarana. Acreditamos no setor, no potencial de geração de emprego e renda”, assinalou o prefeito João Carlos. Ele classificou a iniciativa como arrojada. “Importante em função do alcance que tem as novelas transmitidas por esta emissora. Não tenho dúvidas de que abrirá portas para que o mercado em que Apucarana é líder possa ser ainda mais aquecido”, disse o prefeito.

Focada no mundo da moda, a nova novela das “7” é um “remake” de dois grandes sucessos: Plumas e Paetês, e a própria Ti Ti Ti. A história se passa em São Paulo. “Em nome do setor de bonés agradeço o apoio da prefeitura e de todas as entidades parceiras neste projeto grandioso, que teve início há 3 anos, mas que efetivamente tomou forma de oito meses pra cá, através de discussões junto ao comitê da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, onde debatemos idéias, buscamos recursos para que o setor cresça com segurança”, contou Valdenílson “Vado” da Costa, presidente da Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares (ANIBB).

De acordo com ele, graças ao envolvimento de todos os parceiros que foi possível “vender” a proposta à Rede Globo. “Vamos estar inseridos em rede nacional, mostrando que temos produtos bonitos, de qualidade, e como retorno certamente virá o aumento da produtividade e da imagem de nossa produção”, assinalou Vado. De acordo com ele, os modelos a serem exibidos na novela serão escolhidos pela figurinista da atração dentre um lote de vários exemplares enviados por todas as empresas de Apucarana participantes do projeto. “Enviamos cerca de 500 unidades de vários modelos”, conta.

A novela

Com uma audiência domiciliar nacional média de 32 pontos, a novela “Ti Ti Ti” será acompanhada por cerca de 26 milhões de telespectadores. Pesquisas apontam que na hora em que a novela das “7” é exibida, 53% dos domícilios com televisão ligadas estão sintonizadas na Rede Globo. A maioria dos telespectadores da novela das “7” é formada por mulheres, mas os homens representam mais de um quarto do público do programa. As classes ABC somam 77% e 48% dos telespectadores estão na faixa dos 18 aos 49 anos.

Ao lado da Prefeitura de Apucarana, fazem parte da união que viabilizou a parceria com a Rede Globo de Televisão, o Arranjo Produtivo do Boné (APL Bonés), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares (ANIBB), Associação Brasileira dos Fabricantes de Bonés de Qualidade (Abrafab’q), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (SIVALE), Associação das Indústrias de Bonés e Brindes de Apucarana (Assibbra) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Apucarana e Região (Stivar).

A cidade

Capital Nacional do Boné, Apucarana é responsável por 80% da produção brasileira do acessório, sendo reconhecida pela vanguarda na confecção desde o início da década de 70, bem como pelas ações contínuas para o melhoramento e aperfeiçoamento do produto, sobretudo a partir criação do Arranjo Produtivo de Bonés (APL) em 2004. São 200 fábricas de pequeno, médio e grande portes associadas ao APL, cuja produção mensal é de seis milhões de bonés e dois milhões de camisetas. Cerca de 48% da mão-de-obra economicamente ativa de Apucarana é empregada no setor de confecções em geral e do boné.

Outras informações sobre o setor boneleiro podem ser obtidas no site Portal do Boné.

Presenças

Dentre as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito Waldemar Garcia (PSDB), presidente da Câmara Muncipal, vereador Mauro Bertoli (PTB), além de representantes das entidades envolvidas, vereadores, secretários municipais e convidados.