Bonés de Apucarana serão divulgados na nova novela da Rede Globo
O “acessório” vai ser usado notoriamente por dois personagens da trama,
que deve ficar “no ar” por pelo menos oito meses. O investimento
financeiro será partilhado entre o grupo e foi negociado junto à Moda
no Figurino Agência de Publicidade e Propaganda Ltda, agência ligada à
rede televisiva. “Sou um defensor de que o poder público tem que buscar
parcerias para projetar positivamente a cidade. A participação da
prefeitura neste projeto acima de tudo está dentro de uma política
pública maior, de apoio ao processo produtivo e de desenvolvimento de
Apucarana. Acreditamos no setor, no potencial de geração de emprego e
renda”, assinalou o prefeito João Carlos. Ele classificou a iniciativa
como arrojada. “Importante em função do alcance que tem as novelas
transmitidas por esta emissora. Não tenho dúvidas de que abrirá portas
para que o mercado em que Apucarana é líder possa ser ainda mais
aquecido”, disse o prefeito.
Focada no mundo da moda, a nova novela das “7” é um “remake” de dois
grandes sucessos: Plumas e Paetês, e a própria Ti Ti Ti. A história se
passa em São Paulo. “Em nome do setor de bonés agradeço o apoio da
prefeitura e de todas as entidades parceiras neste projeto grandioso,
que teve início há 3 anos, mas que efetivamente tomou forma de oito
meses pra cá, através de discussões junto ao comitê da ABIT -
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, onde
debatemos idéias, buscamos recursos para que o setor cresça com
segurança”, contou Valdenílson “Vado” da Costa, presidente da
Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e
Similares (ANIBB).
De acordo com ele, graças ao envolvimento de todos os parceiros que foi
possível “vender” a proposta à Rede Globo. “Vamos estar inseridos em
rede nacional, mostrando que temos produtos bonitos, de qualidade, e
como retorno certamente virá o aumento da produtividade e da imagem de
nossa produção”, assinalou Vado. De acordo com ele, os modelos a serem
exibidos na novela serão escolhidos pela figurinista da atração dentre
um lote de vários exemplares enviados por todas as empresas de
Apucarana participantes do projeto. “Enviamos cerca de 500 unidades de
vários modelos”, conta.
A novela
Com
uma audiência domiciliar nacional média de 32 pontos, a novela “Ti Ti
Ti” será acompanhada por cerca de 26 milhões de telespectadores.
Pesquisas apontam que na hora em que a novela das “7” é exibida, 53%
dos domícilios com televisão ligadas estão sintonizadas na Rede Globo.
A maioria dos telespectadores da novela das “7” é formada por mulheres,
mas os homens representam mais de um quarto do público do programa. As
classes ABC somam 77% e 48% dos telespectadores estão na faixa dos 18
aos 49 anos.
Ao lado da Prefeitura de Apucarana, fazem
parte da união que viabilizou a parceria com a Rede Globo de Televisão,
o Arranjo Produtivo do Boné (APL Bonés), Associação Comercial,
Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Associação Nacional das
Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares (ANIBB), Associação
Brasileira dos Fabricantes de Bonés de Qualidade (Abrafab’q), Sindicato
das Indústrias do Vestuário de Apucarana (SIVALE), Associação das
Indústrias de Bonés e Brindes de Apucarana (Assibbra) e Sindicato dos
Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Apucarana e Região
(Stivar).
A cidade
Capital
Nacional do Boné, Apucarana é responsável por 80% da produção
brasileira do acessório, sendo reconhecida pela vanguarda na confecção
desde o início da década de 70, bem como pelas ações contínuas para o
melhoramento e aperfeiçoamento do produto, sobretudo a partir criação
do Arranjo Produtivo de Bonés (APL) em 2004. São 200 fábricas de
pequeno, médio e grande portes associadas ao APL, cuja produção mensal
é de seis milhões de bonés e dois milhões de camisetas. Cerca de 48% da
mão-de-obra economicamente ativa de Apucarana é empregada no setor de
confecções em geral e do boné.
Outras informações sobre o setor boneleiro podem ser obtidas no site Portal do Boné.
Presenças
Dentre
as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito Waldemar Garcia
(PSDB), presidente da Câmara Muncipal, vereador Mauro Bertoli (PTB),
além de representantes das entidades envolvidas, vereadores,
secretários municipais e convidados.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana