Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova por unanimidade projeto que reserva às pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, 5% das vagas em concursos públicos de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 18/04/2022 18h07, última modificação 18/04/2022 18h07
Também foi aprovado o projeto Estudante Exemplar, da vereadora Jossuela

Sessão Ordinária

Foi aprovado por unanimidade dos vereadores e vereadora, o projeto de lei de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima que reserva às pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, 5% das vagas oferecidas nos concursos públicos no município de Apucarana, desde que cumpram com o critério de baixa renda (pessoas inscritas no programa Cadastro Único do Governo Federal. Inicialmente o projeto previa a cota de 5% para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos, no entanto foi modificado após aprovação de Emenda Modificativa e Aditiva do próprio autor do projeto.

O vereador, na sessão desta segunda-feira pediu aos demais parlamentares que deixasse o projeto tramitar na Casa. “Quem quiser votar contrário, que vote, mas vamos deixar a proposta tramitar. Os vereadores já estão dizendo que eu posso pedir música no Fantástico”, brincou, fazendo referência ao quadro do programa dominical da Globo, no qual o autor de três gols na rodada pode pedir música.

O projeto deverá passar por mais uma votação, na próxima segunda-feira (25.04), e seguir para sanção do projeto Junior da Femac. Em seguida entrará em vigor na data da sua publicação.

Na pauta, foram aprovados ainda mais 3 Decretos Legislativos e 3 projetos de Lei, sendo uma de autoria da vereadora Jossuela Pirelli que institui a figura do "Estudante Exemplar" nas instituições de ensino da cidade de Apucarana.

A proposta prevê homenagear 20 alunos do ensino infantil e 20 do ensino médio de Apucarana que apresentem bom desempenho escolar.

Segundo a vereadora Jossuela, será ofertado aos alunos do Ensino Fundamental 20 Certificados com o Título de Estudante Exemplar do Ensino Fundamental de Apucarana e 20 Certificados com o Título de Estudante Exemplar do Ensino Médio de Apucarana.

“Também iremos entregar um Certificado ao Colégio Destaque, Instituição de Ensino que tiver entre os 20 finalistas um ou mais alunos. Sabemos de todo o empenho prestado à Educação Municipal e seus investimentos, portanto solicitei aos meus pares o apoio necessário para identificar e premiar os alunos que se destacam em nosso Município além de incentivá-los a melhorar cada vez mais nos seus estudos”. A exemplo do projeto do vereador Tiago, o projeto ainda irá passar por mais uma votação e segue para sanção do prefeito Junior da Femac. Além dos projetos, os parlamentares aprovaram Requerimentos.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

A sessão será realizada amanhã (terça-feira 19.04), a partir das 16 horas). Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana