Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova projeto da rua Gastronômica em votação final

Câmara aprova projeto da rua Gastronômica em votação final

por Assessoria de Imprensa publicado 10/04/2023 18h09, última modificação 10/04/2023 18h09
Vereadores também discutem requerimento que cobra informações da empresa concessionária do transporte coletivo
Câmara aprova projeto da rua Gastronômica em votação final

sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (10), com início às 16 horas

A Câmara Municipal de Apucarana aprovou, em discussão final, o projeto de lei que denomina de Rua Gastronômica e classifica como ponto de turismo gastronômico, uma das mais tradicionais ruas da área central da cidade, a Osvaldo Cruz.

O projeto de lei que institui a rua Gastronômica também cria o Conselho da Rua Osvaldo Cruz, que vai funcionar como um fórum permanente para debater e encaminhar as demandas de empresários e moradores da via. O Conselho será constituído em regime de paridade, com representantes de moradores, empresários donos de bares, lanchonetes, e restaurantes localizados naquela via, além de representantes de órgãos públicos e da área de segurança.

Projeto de Lei 26 de 2023, de autoria dos vereadores Tiago Cordeiro (MDB) e Rodrigo Liévore Recife (União) – vice-presidente e primeiro-secretário da Câmara, respectivamente – foi aprovado por unanimidade.

Também aprovado por unanimidade, em segundo turno de votação, o Projeto de Resolução nº 3 de 2023, de autoria do vereador Moisés Tavares (Cidadania), autoriza o Legislativo Municipal a disponibilizar estrutura para os Conselhos Municipais de Apucarana.

Foi aprovado, de forma unânime, o Requerimento nº 39 de 2023, de autoria do vereador Lucas Leugi (PP), em que se pede informações à Viação Apucarana Ltda (VAL), sobre o cronograma de instalação dos pontos de ônibus, conforme contrato com o Município de Apucarana. A empresa é a concessionária do serviço de transporte público na cidade, serviço que vem gerando semanalmente constante debate por parte dos vereadores, que cobram uma série de informações sobre o contrato, como número de usuários transportados e construção de pontos de ônibus, entre outras. Nesta semana, a Câmara recebeu ofício da empresa, em resposta a pedido de informações aprovado em sessões anteriores.

O presidente da Câmara, vereador Luciano Molina (PL), informou que as informações enviadas pela empresa foram submetidas ao setor jurídico da Câmara, para que sejam tomadas providências legais sobre os pedidos de informações eventualmente não atendidos.

TRIBUNA

A tribuna da Câmara, antes do início do expediente de discussões e votações, foi ocupada pela Associação Brasileira das Pessoas com Hemofilia (Abraphem), com a apresentação da vice-presidente da entidade, Indianara Galhardo. Ela falou sobre a hemofilia, uma das coagulopatias que afetam milhares de pessoas em todo o país e sobre a luta diária para assegurar direitos e qualidade de vida para a população com a doença.

O próximo dia 17 é marcado como o Dia Mundial da Hemofilia, que é um distúrbio genético e hereditário, caracterizado pela deficiência da atividade coagulante do sangue. Indianara Galhardo aproveitou a ocasião para falar sobre a entidade nacional, cuja sede fica em Apucarana, e os diversos projetos realizados em âmbito local, estadual e nacional.

O presidente Luciano Molina (PL), ainda antes do expediente de votações, apresentou as contas da Câmara Municipal, relativas ao mês de março.