Vereador apresenta projeto para organizar e remover fios soltos em Apucarana
Projeto de Lei nº 28/2026 foi apresentado pelo vereador Guilherme Livoti
O vereador Guilherme Livoti (União) apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (19), o Projeto de Lei nº 28/2026, que estabelece normas para organizar, identificar e remover fios e equipamentos aéreos instalados nos postes de Apucarana, com o objetivo de garantir mais segurança, reduzir acidentes e melhorar a aparência da cidade.
O vereador explicou que a proposta foi inspirada em cidades como São Paulo e Ribeirão Preto construída em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Iddeplan), presidido pelo engenheiro eletricista Newton Forneciari.
“Este projeto cria uma plataforma para que a Copel receba as reclamações, estabelece prazos concretos e define responsabilidades. Quando se trata de situações que colocam em risco a vida das pessoas, como já ocorreu em acidentes aqui na cidade, a solução precisa acontecer em até 24 horas”, destacou o vereador.
Para reforçar a urgência da medida, o vereador citou o acidente envolvendo o jornalista Cezar Neves, ocorrido em Apucarana, como exemplo dos riscos que fios soltos podem gerar à população.
O projeto prevê que será possível identificar rapidamente as empresas responsáveis pelos fios, registrar e acompanhar problemas por meio de QR Codes instalados nos postes e acompanhar as soluções online. Para situações que representem risco de acidente, a solução deverá ocorrer em até 24 horas. Já para questões apenas estéticas, o prazo para remoção dos fios será de até 30 dias, com aplicação de multas em caso de descumprimento.
“É importante também que nossa cidade fique bonita para que possam trazer investimento”, explicou Guilherme Livoti.