Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova projeto que proíbe uso de sinalizadores em locais fechados

Câmara aprova projeto que proíbe uso de sinalizadores em locais fechados

por Administrador publicado 19/03/2013 11h04, última modificação 08/04/2016 17h32
Proíbe o uso de fogos de artifício, sinalizadores e show pirotécnico com produtos inflamáveis ou similares em boates, bares, teatros, auditórios, clubes e outros lugares fechados.

Comovido com a tragédia de Santa Maria–RS que resultou na morte 241 pessoas, o vereador apucaranense José Eduardo Antoniassi (PSDB) apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (19) um Projeto de Lei que proíbe o uso de fogos de artifício, sinalizadores e show pirotécnico com produtos inflamáveis ou similares em boates, bares, teatros, auditórios, clubes e outros lugares fechados.

O projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores. Na opinião do vereador Antoniassi, a intenção é prevenir tragédias como a ocorrida em Santa- Maria. “Proibindo o uso desses produtos inflamáveis estamos contribuindo com a segurança de muitas pessoas, além de levar maior tranqüilidade à equipe do Corpo de Bombeiros da nossa cidade”, enfatizou Antoniassi.

Relembre o Caso ocorrido em Santa Maria - RS

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 241 mortos na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas por investigadores:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.

- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.

- A banda comprou um sinalizador proibido.

- O extintor de incêndio não funcionou.

- Havia mais público do que a capacidade.

- A boate tinha apenas um acesso para a rua.

- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.

- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.

- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.

19-03-13