Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara concede título a Odival Franciscon

Câmara concede título a Odival Franciscon

por Administrador publicado 16/09/2011 17h02, última modificação 08/04/2016 17h32
Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (15), a Câmara de Apucarana entregou o título de “Cidadão Honorário” ao engenheiro agrônomo Odival Franciscon. Nascido em 1932, na Fazenda do Engenho, propriedade dos avós maternos localizada em Sales de Oliveira, Estado de São Paulo, ele se formou em 1957 na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba.

Casou-se em 1958 com a professora Lídia Sartori e, logo depois, mudou-se para Apucarana. “Só pelo seu trabalho pioneiro na nossa região como engenheiro agrônomo e pelo cooperativismo, ele já merecia esta homenagem. Mas nós também o homenageamos como pai e avô, como esposo e pelo grande trabalho comunitário exercido em nossa cidade”, afirmou o vereador Júnior da Femac (PDT), autor do projeto.

Em Apucarana, Franciscon residiu por sete anos na Fazenda Aparecida, na Água do Xaxim. Foi avaliador do Banco do Brasil de 62 a 64 e diretor da Cooperativa dos Cafeicultores de Apucarana de 62 a 69. Em 1965, passou a residir na zona urbana. Ele e Lídia tiveram oito filhos. Em 1970, fundou a Cooperativa Agropecuária Centro do Paraná (Canorpa), onde foi diretor por 12 anos. Fundou também a Credinorpa, hoje Sicredi. Participou de várias pastorais, entre elas a Pastoral Missionária, através do Movimento de Cursilho, onde foi coordenador regional por 19 anos. Entre várias outras ações, atuou na criação da Casa de Apoio Divina Providência, com a finalidade de receber pacientes da 17ª. Regional de Saúde.

O prefeito João Carlos de Oliveira e monsenhor Roberto Carrara também destacaram o trabalho comunitário do homenageado. O filho Pedro Franciscon Neto falou em nome da família. “Algumas pessoas são como cometas: passam em nossas vidas e se vão. Outras, como você, são estrelas, ficam brilhando para sempre”, afirmou. Odival lembrou sua trajetória em Apucarana e se emocionou ao falar dos pais. “Vi Apucarana crescer e cresci com ela. Dedico esse título aos meus filhos e a toda a minha família”, finalizou.

franc

franc1